Javier Verdecia Alvarez

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Advertisements

Josueida de Carvalho Sousa Orientador: Gustavo G. Nascimento
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Orientador: Pablo Viana Stolz
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTANCIA TURMA 9. Melhoria da atenção ao.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Javier Verdecia Alvarez UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério na UBS/ESF São Vicente, Boa Vista/RR Javier Verdecia Alvarez Pelotas, 2015

Caracterização do Município Roraima Capital Boa Vista Clima equatorial Temp. med 24,7° Economia Agric.(mandioca, laranja, milho, banana) Pecuaria Extrativismo(miner, veget)

Hemo,Maternid.Hosp.da Criança Centro de Ref da Mulher Município Boa Vista 314.000 hab. 55 UBS 32 tradicionais 23 PSF Matriciadas pelo NASF CEO 17 Consult. odontolog UBS HGR Hosp. Emerg. Hemo,Maternid.Hosp.da Criança Centro de Ref da Mulher Clínica Cardiológ., Nefrológ. Laborat. privados Farm. Popular UBS São Vicente Urbana APS/ESF SUS 4.200 hab

Ação programática antes da intervenção Cobertura baixa Início pré-natal 2 e 3 trim. Atendimento clínico sem qualidade Exames lab. sem solicitar Mal atendimento odontológico Faltosas sem busca ativa Registros desatualizados Poucas atividades educativas Primeira consulta puerperal depois de 30 dias pós-parto

Importância da Ação Programática Melhorar Saúde materna e neonatal Humanização e qualificação da atenção ao pré-natal e puerpério Diminuir morte materna e neonatal

Melhorar a atenção às usuárias do programa de pré-natal e puerpério da Unidade Básica de Saúde/Estratégia Saúde da Família São Vicente, Boa Vista, Roraima. Objetivo geral

Objetivos Específicos Ampliar Cobertura Melhorar Qualidade Melhorar Adesão Realizar Avaliação d Risco Promover Saúde

Metodologia Estabelecemos foco da intervenção Definimos ações: - Monitoramento e avaliação - Organização da gestão e do serv. - Engajamento público - Qualificação da prática clínica Adequamos objetivos e metas a realidade da equipe e necessidades da população

Capacitação semanal Manual Tecn. Logística Capacitação semanal Manual Tecn. Médico e Enferm. Monitoramento mensal da cobertura Médico e Enferm Acolhimento diário de gestantes e puérperas Téc. Enferm Agendamento diário por intercorrências Técn. Enfer. Consultas 4 vezes por sem Atividade quinzenal Grupo de gest e Comunidade Materiais: ficha espelho, mesa ginecol, sonar, projetor de slide, computador pessoal

Resultados Pré-natal

Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal

Proporção de gestantes com ingresso no primeiro trimestre de gestação

Proporção de gestantes com vacina antitetânica em dia

Proporção de gestantes com vacina contra hepatite B em dia

Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática

As demais metas atingiram 100%

Todas as metas propostas foram atingidas Resultados Puerpério Todas as metas propostas foram atingidas

Indicadores Pré-natal e Puerpério Antes Intervenção Meta Proporção de gestantes cadastradas no programa 54% 100% Proporção de gestantes com ingresso no 1° trimestre 24% 81,5% Proporção de gestantes com vacina antitetânica em dia 47% Proporção de gestantes com vacina contra hepatite B em dia 29% 96,3% Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática ---- Proporção de puérperas com primeira consulta até 42 dias após parto 32%

Importância da intervenção para a equipe A intervenção exigiu que a equipe se capacitasse para seguir as recomendações do Ministério da Saúde. Promoveu o trabalho organizado e integrado do médico, da enfermeira, da auxiliar de enfermagem, das ACS e da recepção. Importância da intervenção para o serviço Outras atividades da unidade receberam o impacto positivo da Intervenção, tais como a vacinação, a consulta de odontologia, a consulta de nutrição e o laboratório. Importância da intervenção para a comunidade O vínculo e o acolhimento construídos estão refletidos nos resultados da intervenção, nos objetivos alcançados.

Nível de incorporação da intervenção à rotina do serviço A intervenção foi incorporada à rotina do serviço. Ampliamos o trabalho de conscientização da comunidade. Continuamos utilizando a ficha espelho/complementar. Vamos trabalhar com o grupo de mulheres em idade fértil. Pretendemos implementar ações de melhoria no programa de saúde da criança e do adolescente.

Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem Expectativas superadas de forma favorável; Facilitou ferramentas e espaços de discussão e troca de ideias, experiências e conhecimento; Me permitiu atualizar temas vinculados com APS; Conhecer o estado de saúde da população; Conhecer o nível de organização, planejamento e gestão que faz o Ministério da Saúde no Brasil; Permitiu desenvolver habilidades na educação a distância e da língua portuguesa.

MUITO OBRIGADO EBT 2.2 UBS SÃO VICENTE