Tecnologias Educacionais no Ensino Superior Profª. Drª. Adriana M. Tonini Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais Panorama de Políticas Públicas de Tecnologia Educacional – II SITED Araranguá/SC, Abril de 2018
Principais atores
CNPq – Missão e Visão Missão: Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas contribuindo para: o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional. Visão Ser uma instituição de reconhecida excelência na promoção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação como elementos centrais do pleno desenvolvimento da nação brasileira.
Parceiros Públicos e Privados CNPq – Funcionamento Parceiros Públicos e Privados FNDCT Tesouro / MCTIC Chamadas Públicas Projetos Especiais Calendário
CNPq – Dados Orçamentários Pagamento de passivos
O CNPq – Dados Orçamentários
CNPq – Ações Recorrentes Edital Universal Editoração Apoio à Realização de Eventos Científicos - ARC Bolsas no País (PQ, DT, PDJ, PDS, PDI, SWP, SWI, PV) Bolsas no Exterior (PDE, SWE, GDE, ESN) Olimpíadas, Feiras, Semana Nacional C, T & Inovação...
Tecnologias Educacionais Realidade atual Rápidos avanços tecnológicos Desigualdade de infra-estrutura disponível Subutilização dos recursos disponíveis Professores em descompasso com os avanços Ensino seguindo padrões antigos Grande potencial pedagógico desperdiçado Alunos buscando conteúdos na rede Escolas e universidades não se apropriam da posição de espaço de convergência das transformações
Fonte: https://silabe. com
Principais gargalos precária formação dos professores, em especial da rede pública; dificuldades econômicas, institucionais e geográficas - docentes enfrentam para investir na sua formação continuada; o desconhecimento das possibilidades da EaD como potencializadora do processo de capacitação e socialização do conhecimento;
Principais gargalos falta de visão da tecnologia como contribuinte fundamental no ensino a deficientes (tecnologias assistivas); falta de intimidade com as mídias e novas tecnologias como recurso pedagógico no ambiente virtual; resistência à utilização das mídias para o desenvolvimento de projetos e para a solução de problemas comuns;
Como resolver? Investir em programas para formação continuada dos professores: Uso de tecnologias (midia impressa...) Desenvolvimento de tecnologias; Leitura crítica da aplicação delas no ambiente de ensino; Produção e articulação conteúdos coerentes, criativos, aplicados e dinâmicos, mesmo que simples;
Como resolver? Autonomia do professor e do aluno A formação deve estar acompanhada de políticas que invistam tanto na infra-estrutura quanto em: projetos pedagógicos atualizados e sempre em revisão; Conectar o processo de ensino-aprendizagem aos desafios nas diferentes linhas de pesquisa e na sociedade; Multidisciplinaridade das abordagens.
Políticas Públicas em Tecnologias Educacionais – Participação CNPq fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias educacionais ocorre, especialmente, por meio: Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e extensão Inovadora – DT. Objetivo: apoiar pesquisadores que se destaquem por sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação.
Políticas Públicas em Tecnologias Educacionais – Participação CNPq 728 bolsas DT vigentes, distribuídas em 17 Programas Programa Total % Desenvolvimento Tecnológico e Industrial 141 19% Tecnologia e Inovação para Agropecuária 88 12% Tecnologias Médicas e da Saúde 77 10% Tecnologia da Informação e Comunicação 72 Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável 55 8% Tecnologias Educacionais e Sociais 50 7% Biotecnologia (Tecnologias) 47 6% Energia Nanotecnologia e Novos Materiais 45 Tecnologias Ambientais 29 4% Áreas Tecnológicas de Química e Geociências 22 3% Tecnologias nas áreas Aeronáutica e Aeroespacial 20 Biodiversidade e Recursos Naturais 17 2% Complexo da Defesa 6 1% Áreas Tecnológicas de Física e Matemática Mudanças Climáticas 3 0% Tecnologias Naval e Marítima 728 100%
Principais temáticas de concentração das bolsas DT no Programa de Tecnologias Educacionais e Sociais % Tecnologia Social 22% Ambientes Virtuais de Aprendizagem 16% Mediação pedagógica utilizando tecnologias de comunicação digital Tecnologia Assistiva para Educação 12% Aprendizagem Móvel 8% Desenvolvimento de conteúdos digitais na educação 6% Mídias sociais e ambientes colaborativos digitais Tecnologia no ensino de ciências Capacitação docente e formação continuada em novas tecnologias 2% Educação a distância Laboratórios virtuais e remotos Modelos de integração de tecnologia na educação
Políticas Públicas em Tecnologias Educacionais – Participação CNPq Há outros bolsistas DT que também desenvolvem projetos com interface com o tema (caso da Profa. Liane Tarouco - bolsista DT do Programa de Tecnologia da Informação e Comunicação). Bolsistas de Produtividade em Pesquisa – PQ, há 10 (dez) pesquisadores do Programa Básico de Educação cuja subárea é a Tecnologia Educacional (caso do Prof. José Armando Valente – palestrante do evento).
Políticas Públicas em Tecnologias Educacionais – Participação CNPq Na Chamada de Tecnologia Assistiva 2016, cerca de 1/3 dos projetos aprovados tem interface com tecnologias educacionais para pessoas com deficiência. Em outras ações tradicionais do Conselho, também houve aprovação projetos nessa temática (editais de apoio a Eventos/ARC, Chamadas de Ciências Humanas, Bolsas Especiais no País e no Exterior, entre outras).
“Analfabetos no século XXI não serão (só) os que não sabem ler e escrever, mas os que não sabem aprender, desaprender e reaprender.” Alvin Toffler
Adriana Tonini adriana.tonini@cnpq.br Obrigada Adriana Tonini adriana.tonini@cnpq.br