O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Interacções e Forças.
Advertisements

Tecnologia em Educação
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
Professora Paula Melo Silva
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)
Movimentos e Forças (continuação)
Definição de Grandeza física
Dinâmica Força e Movimento
Gravitação Universal PROF. A D E M I R A M A R A L professor- ademir4.webnode.com.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 13. Gravitação Universal.
As Marés Roberto Bockzo – IAG/USP Roberto Ortiz - EACH/USP.
LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina GRAVITAÇÃO -A lei da Gravitação de Newton -Energia Potencial Gravitacional -As Leis de Kepler.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME - Um ponto material estará em MCU quando sua trajetória for uma circunferência e sua velocidade constante com o decorrer do.
MECÂNICA TÉCNICA Técnico em Automação Industrial Profº Marcos Nascimento Leis de Newton.
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
Forças Tipos de grandezas Dennis Cox/ Shutterstock.
Ciências da Natureza e suas
Fundamentos de Mecânica
Estudando Para o ENEM de forma invertida
Isaac Newton Sir Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo.
Mecânica IV Estática Jandaia do Sul 2017
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Revisão: Momento Angular e Dinâmica de Rotações
VETOR VELOCIDADE E VETOR ACELERAÇÃO
Circuitos elétricos a (aula 2) INTRODUÇÃO AS GRANDEZAS ELÉTRICAS
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
Forças Forças gravíticas Massa e Peso
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Leis de Newton Leis de Newton 1º Lei de Newton Lei da Inércia
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
FM CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
Movimento Circular.
1.2. Sistema Solar: a sua origem e os seus astros.
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton?
Gravitação universal.
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Professora Paula Melo Silva
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Dinâmica e Estática da Partícula
MECÂNICA E SEUS CONCEITOS
Física Gravitação.
Modelagem Matemática na Física
1.1.1 Energia e tipos fundamentais de energia. Energia interna.
MECÂNICA E SEUS CONCEITOS
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
Eletromagnetismo – Aula 2
LEIS DE KEPLER.
Gravitação.
Eletromagnetismo Campo elétrico e campo magnético
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEIS DE KEPLER.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
VETORES PROFESSOR : MARCELO ALANO
CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
05 Forças Movimentos e forças| Forças e movimentos.
Forças e Movimentos Unidade 2 Força de colisão. Devido à grande quantidade de automóveis que circulam nas estradas, todos os dias ocorrem acidentes. Devido.
Física Gravitação.
Profª Jusciane da Costa e Silva
Ciências (Ensino Fundamental, 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia O que é o movimento?
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
Transcrição da apresentação:

O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva

Forças No jogo de bowling, depois de lançada a bola, a sua trajetória é uma linha reta. Uma forma de modificar a trajetória retilínea da bola seria interagir com ela de forma que mudasse a sua trajetória. Todos os corpos ou estão parados ou movem-se em linha reta, com rapidez constante, a não ser que sobre eles seja exercida uma força.

Força É uma interação entre dois corpos. As interações podem ser à distância ou por contato. As forças produzem efeitos: modificam a trajetória do corpo, a sua velocidade ou até deformam o corpo.

Força São grandezas vetoriais: são definidas por direção, sentido, ponto de aplicação e intensidade. A sua unidade do Sistema Internacional é o Newton (N) O aparelho que mede a sua intensidade é o dinamómetro.

Força de atração gravitacional O único modo de explicar a forma elíptica da trajetória dos planetas é considerar que, sobre cada um deles, atua uma força que os faz curvar e ter essa trajetória. Esta força, que explica a forma elíptica da trajetória dos planetas, designa-se por força de atração gravitacional.

Força de atração gravitacional A força de atração gravitacional foi matematicamente estabelecida no fim do século XVII pelo cientista inglês Isaac Newton (1643-1727) segundo uma lei designada por Lei de Gravitação Universal. De acordo com esta lei, dois corpos atraem-se exercendo, um sobre o outro, uma força gravitacional cujo valor depende das massas dos corpos e da distância que os separa.

Força de atração gravitacional A Lei de Gravitação Universal aplica-se não só aos objetos celestes como também a todos e quaisquer corpos que possuam massa. Quaisquer dois corpos, pelo fato de terem massa, são capazes de exercer um sobre o outro forças de atração gravitacional.

A força gravítica exerce-se à distância e é sempre atrativa A força gravítica exerce-se à distância e é sempre atrativa. Representamos a força gravítica por um vetor.

Força de atração gravitacional Quanto maior for a massa dos corpos, que se encontram a uma dada distância, maior será a atração gravitacional entre eles.

Quanto maior for a distância entre corpos, menor será a atração gravitacional entre eles.

Marés Um outro fenómeno que e explicado pela força de atração gravitacional é o efeito de maré. As marés são movimentos periódicos das massas de água dos mares e oceanos devidos à atração gravitacional que a Lua e o Sol exercem sobre a água. Quando o nível da água sobe e atinge o nível mais alto, ocorre uma maré cheia ou maré alta (preia-mar). Quando o nível da água desce e atinge o nível mais baixo, ocorre uma maré vaza ou maré baixa (baixa-mar).

Marés Observam-se, alternadamente, duas marés altas e duas marés baixas por dia. Na tabela podes ver as variações do nível das águas do mar durante o mês de dezembro de 2011, no porto de Lisboa.

Ao longo do ano, podemos observar, por vezes, as chamadas marés vivas. Estas ocorrem quando a Lua se encontra na fase de lua nova ou na fase de lua cheia. Nessas alturas, a atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra reforça-se e a variação do nível da água é maior.

Movimento e força Força gravítica Manual - Síntese de conteúdos Todos os corpos ou estão parados ou movem-se em linha reta, com rapidez constante, a não ser que sobre eles seja exercida uma força. Movimento e força As forças gravitacionais que dois corpos exercem entre si dependem das massas dos corpos e da distância que os separa. Força gravítica

Manual - Síntese de conteúdos Quanto maior for a massa dos corpos, maior será a atração gravitacional entre eles. Quanto maior for a distância entre os corpos, menor será a atração gravitacional entre eles. As marés são movimentos periódicos das massas de água dos mares e oceanos devidos à atração gravitacional que a Lua e o Sol exercem sobre a água.

Existem, em geral, duas marés altas e duas marés baixas por dia. Manual - Síntese de conteúdos Existem, em geral, duas marés altas e duas marés baixas por dia. As chamadas marés vivas ocorrem quando a Lua se encontra na fase de lua nova ou na fase de lua cheia.