HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I RENASCIMENTO Nova concepção do homem e do mundo Personalidade humana livre e realidade presente HUMANISMO História da Educação I
Renascimento Artes Ciências História da Educação I Filosofia
Humanismo Século XV-XVI; Liberdade individual; Crença no poder da razão; Desenvolvimento do capitalismo comercial e progressiva ascensão social da burguesia. História da Educação I
Alguns Humanistas Vitorino da Feltre; Erasmo de Roterdã; Michel de Montaigne. Defendiam um ensino mais motivador e que estimulasse a inteligência do aluno História da Educação I
Movimento do século XVI de contestação à Igreja Católica que provocou a ruptura efetiva da unidade do Pensamento Cristão Ocidental. A Reforma Protestante Papa Leão X Martinho Lutero História da Educação I
A Reforma Protestante Causas Religiosas Críticas ao comportamento do clero; Corrupção; Novas interpretações de aspectos da Bíblia. . História da Educação I
Causas Sócio-Econômicas A Reforma Protestante Causas Sócio-Econômicas Ética religiosa mais adequada ao espírito do capitalismo comercial; Formação das Monarquias Nacionais. História da Educação I
Martinho Lutero e sua Doutrina Monge agostiniano; Precursor da Reforma Protestante. 1483-1546 História da Educação I
Educação Luterana O fiel deveria saber ler a Bíblia; Impulsionou a educação pública destinada à alfabetização popular; O fiel deveria saber ler a Bíblia; Três níveis da educação: Primário; Secundário; Superior. História da Educação I
A Contra-Reforma Católica Movimento de reação da Igreja ao avanço do Protestantismo. História da Educação I
Contra-Reforma: principais medidas Reafirmação da Doutrina Católica Restabelecimento da Inquisição Convocação do Concílio de Trento Elaboração de uma lista de livros proibidos aos católicos Aprovação da Ordem dos Jesuítas História da Educação I
Papel Educacional dos Jesuítas O método de ensino foi estabelecido no Ratio studiorum, composto de cinco partes: Preleção; Debates; Memorização; Expressão; Imitação. História da Educação I
Críticas à Educação Jesuítica Incentivo à delação; Menosprezo pela iniciativa individual; Embotamento da originalidade. História da Educação I
Educação Moderna no Século XVII OS GRANDES MARCOS DA TRANSIÇÃO DA ÉPOCA MODERNA ECONOMIA Declínio do feudalismo e ascensão do capitalismo comercial. História da Educação I
Educação Moderna no século XVII OS GRANDES MARCOS DA TRANSIÇÃO DA ÉPOCA MODERNA História da Educação I SOCIEDADE Ascensão social da burguesia e desmoronamento das relações servis: aparecimento do trabalho assalariado. História da Educação I
Educação Moderna no século XVII OS GRANDES MARCOS DA TRANSIÇÃO DA ÉPOCA MODERNA CULTURA Movimento Renascentista História da Educação I
Educação Moderna no século XVII OS GRANDES MARCOS DA TRANSIÇÃO DA ÉPOCA MODERNA RELIGIÃO Reforma Protestante Quebra da unidade cristã História da Educação I
Educação Moderna no século XVII OS GRANDES MARCOS DA TRANSIÇÃO DA ÉPOCA MODERNA POLÍTICA Formação do Estado Moderno; Absolutismo Monárquico. História da Educação I Maquiavel por Santo di Tito
O desenvolvimento da ciência moderna Nova mentalidade científica Racionalismo Ênfase na observação experimental História da Educação I
O desenvolvimento da ciência moderna Teoria heliocêntrica Copérnico (1473-1543) Galileu Galilei (1564-1642) História da Educação I
O desenvolvimento da ciência moderna Método indutivo Saber é poder Francis Bacon René Descartes Método da dúvida metódica Regras para a busca da verdade: Evidência; análise; síntese; comprovação
Comênius e o Método Educacional Moderno Como Descartes defendia um método pedagógico para guiar as atividades de ensino-aprendizagem; Tendo por base suas observações da natureza propôs nove princípios que deveriam nortear o método educacional. 1592-1670
John Locke Homem ao nascer é uma tábula rasa; Preocupou-se com a educação do gentleman, o cavalheiro aristocrático; A educação envolvia três aspectos básicos: Físico; Intelectual; Moral. 1632-1704