Novo processo de Matrícula

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Transcrição da apresentação:

Novo processo de Matrícula Pró-Reitoria de Graduação Novo processo de Matrícula

Novo processo de Matrícula Objetivo Tornar o processo de matrícula mais interativo para o aluno e minimizar a necessidade de retificação e requerimentos após o período de matrícula. Processo Intercalar períodos de matrícula ´on-line´ com a consolidação das inscrições já efetuadas, onde, a partir de prioridades e critérios previamente definidos, haverá a reserva ou não da vaga para o aluno.

HISTÓRICO DO PROJETO O critério e o processo foram propostos por um grupo de alunos, docentes e funcionários da Escola Politécnica, visando substituir a matrícula via Intranet, que não satisfazia e não correspondia ao Júpiterweb. Além disto, havia retrabalho dos funcionários, que deviam cadastrar turmas em ambos. O sistema foi desenvolvido pelo Depto. de Informática, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação. Etapas do projeto piloto: 1º semestre de 2006: primeira matrícula da EP 1º de 2007: entrada da ESALQ 2º de 2007: adesão do IAG, IRI e IQSC 2º de 2008: entrada de mais 12 Unidades A partir do 1º de 2009, para toda a USP, aprovado pelo Conselho de Graduação em 18/set/2008.

Novo processo de Matrícula Pontos determinantes Cálculo do PM (Período ideal de matrícula); Mérito Acadêmico.

Desafio Processar a Matrícula “on-line” nas disciplinas de Graduação nas diversas Unidades da USP, de forma geral, mais justa, coerente e eficiente.

Grandes números Conforme o número de vagas oferecidas no curso, diversas unidades oferecem várias turmas para uma mesma disciplina, no mesmo período acadêmico. Para um melhor aproveitamento de recursos (disponibilidade docente, salas de aulas, laboratórios, equipamentos, ...) as diversas turmas de uma mesma disciplinas, eventualmente, são oferecidas em horários diferentes.

Grades individuais A matrícula interativa “on-line” pode (ou não) permitir que cada aluno tenha a liberdade (regimental) de escolha das turmas que tornem sua grade horária mais conveniente. Particularmente no caso de alunos que pretendam cursar disciplinas nas quais tenham sido reprovados, essa escolha é imprescindível.

Turmas Prediletas Dependendo da forma como o a grade horária de um determinado período acadêmico de um curso for elaborada, naturalmente alguma(s) turma(s) poderão vir a ter mais preferência dos alunos. Quando a procura por uma turma exceder o número de vagas oferecidas, surge a inevitável necessidade de um critério para a definição de quais alunos serão admitidos nas vagas.

Optativas A grande procura pela matrícula em disciplinas optativas eletivas ou livres, inclusive interunidades, também impõe a necessidade do estabelecimento de um critério geral. Especialmente neste caso, um critério coerente e consistente é fundamental para se desestimular o “overbooking” e o conseqüente abandono ou trancamento posterior.

Ordem de chegada ? Nenhum critério é totalmente justo, mas talvez o mais injusto seja o de ordem de chegada para uma fila. Pior ainda se a fila for para o acesso “on-line”. Quem tiver melhor capacidade computacional será favorecido. Um bom critério deve ter um caráter educativo e/ou de reforço pedagógico.

Critério Proposto Após anos de convivência com enormes problemas de filas de matrícula e após intensos debates com o pessoal envolvido (docentes, funcionários e alunos), foi proposto (pelos alunos) um princípio geral que tem sido largamente aceito em consenso: “O aluno que estiver no seu ‘período ideal’ deve ter prioridade na matrícula.”

Período Ideal A definição de período ideal não é única; pode ser calculado com base no ano de ingresso, no número de períodos completados, entre muitas outras. Mas estas podem ser muito irrealistas. Propomos que o período ideal de um aluno no seu curso seja calculado de forma a indicar quanto o aluno efetivamente já avançou no seu curso. Este cálculo não é uma tarefa simples

Período de Matrícula (PM) Como é calculado o PM O "semestre ideal“, é calculado com base nas informações registradas no Júpiter: Créditos Cumulativos do curso por período ideal (NC) : é o crédito cumulativo das disciplinas obrigatórias e eletivas de acordo com o período ideal da grade curricular. Créditos acumulados do aluno (CA): é a soma dos créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas aprovadas, dispensadas, aproveitamento de estudo, acrescido do número de créditos admitidos para débitos (F). Período ideal de matrícula (PM) : É a posição correspondente do aluno no vetor de créditos cumulativos do curso (NC), de acordo com seu crédito acumulado.

Exemplo do cálculo de PM o período de matrícula (PM) para aluno com as seguintes habilitações: Curso crédito Créditos cumulativos Período ideal 3011 / 0 – Ciclo básico 27 28 55 1 2 3031 / 0 – Grande área Engenharia Elétrica 83 111 3 4 3031 / 190 – Opção Energia e Automação 26 22 15 139 167 195 221 243 258 5 6 7 8 9 10 . Digamos que esse aluno tem acumulado 164 créditos e que o F estabelecido seja 12  CA = 164 + 12 = 176 . Para esse aluno, o crédito acumulado o classifica entre o 6º (167) e o 7º períodos (195), e consequentemente o período (PM) será 7, para matrícula do 1º semestre e 8 para 2º semestre.

Prioridade 1 “O aluno que estiver no seu ‘período ideal’ tem prioridade na matrícula.” Prioritariamente alunos do primeiro ano matriculam-se nas disciplinas do primeiro ano. Simultaneamente os do segundo nas do segundo, os do terceiro nas do terceiro, idem para os do quarto e quinto anos.

Período da Disciplina (PD) Período da disciplina (PD) é o “semestre ideal’ da disciplina na grade curricular. Cada aluno matricula-se prioritariamente nas disciplinas cujos PDs (período da disciplina na “grade” curricular) sejam correspondentes ao seu PM (período de matrícula do aluno) .

Experiências bem sucedidas É de se esperar que todos os alunos que estejam cumprindo idealmente sua grade curricular, possam matricular-se com prioridade 1, de acordo com o critério proposto. De fato, quando as grades horárias apresentadas são equivalentes e/ou convenientemente sugeridas, isto tem ocorrido.

Desempates Eventualmente há a necessidade de um critério adicional para “desempate”. Implantou-se: Média ponderada suja : todas as disciplinas cursadas pelo aluno ( aprovadas ou não ), com quatro casas decimais. Persistindo o empate, o que é raro, preferência ao que tem mais créditos.

Prioridade 2 Como prioridade 2, os alunos do segundo ano matriculam-se nas disciplinas do primeiro ano que estejam devendo. Simultaneamente os do terceiro nas do segundo, os do quarto nas do terceiro e assim sucessivamente . O aluno pode inscrever-se em todas, desde a 1ª interação.

Algoritmo de Prioridades A prioridade da matrícula será estabelecida a partir do semestre ideal do aluno e a da disciplina, tendo como desempate a classificação por média ponderada suja e créditos acumulados. prioridade 1 - alunos com PD = PM prioridade 2 – alunos com PD = PM – 2 prioridade 3 – alunos com PD = PM – 4 prioridade 4 – alunos com PD = PM – 6 prioridade 5 – alunos com PD = PM – 8 prioridade 6 – alunos com PD = PM + 2 prioridade 7 – alunos com PD = PM + 4 prioridade 8 – alunos com PD = PM + 6 prioridade 9 – alunos com PD = PM + 8

Novo processo de Matrícula Passos - DI efetua o cálculo do PM (Período ideal de matrícula); - UNIDADE confere o PM e altera, se for preciso; - O aluno repetente pode negociar o PM com o Serviço de Graduação. - ALUNO inscreve-se em disciplinas/turmas (matrícula) nas interações previstas, enquanto necessitar. CONSOLIDAÇÃO - Cálculo da prioridade da disciplina em relação à grade e PM; - Classifica por prioridade, média suja e créditos acumulados; - Até o limite da vagas, é reservada; - Possibilidade de disciplinas/turmas não serem consolidadas.. - Após cada consolidação, a Unidade deve fazer ajustes em vagas e /ou vinculação

Novo processo de Matrícula Ao aluno são sempre sugeridas todas as disciplinas, independentemente de sua classificação As etapas são definidas previamente de modo a escalonar a consolidação. Assim, na primeira etapa serão processados somente disciplinas correspondentes ao semestre ideal do aluno, na segunda etapa o processamento estende-se a 2 semestres anteriores ao ideal e assim sucessivamente. Ao final de cada etapa, a tela de matrícula é fechada e as novas inscrições em disciplinas / turmas são consolidadas, respeitando as prioridades de matrícula entre os alunos O resultado da consolidação, será apresentado para o aluno como: - Reservada – disciplina / turma com vaga reservada para o aluno - Turma lotada - disciplina/turma sem vaga disponível - Preterida - disciplina/turma que ultrapassarem o limite de disciplinas estabelecidos pelos alunos. ( Eletivas ) - Lista de espera - ainda não processada, aguardando etapa de prioridade. Os alunos também conseguirão observar a sua classificação estimada nas turmas em que se matricularam (disciplina, turma, total:vagas e inscritos e classificação estimada).

Benefícios: listas definitivas realistas em tempo hábil distribuição de alunos equilibrada entre turmas processo transparente expõe as falhas atuação em tempo real é possível alta interação aluno ↔ WEB pouca interação aluno ↔ Serviço de Graduação mínima interação aluno ↔ docentes “overbooking” zero Condições: correto cadastramento e vinculação das turmas alta interação CG ou docentes ↔ SG nos ajustes de vagas análise de casos particulares

VINCULAÇÃO DE VAGAS Pró-Reitoria de Graduação Para o pleno funcionamento da Matrícula Interativa, é fundamental que se use outro poderoso recurso do Júpiter, que é a vinculação de vagas. Por ela informa-se que uma turma é para o período diurno e outra para o noturno, ou uma é do curso A e outra do B, etc. O Serviço de Graduação está familiarizado com esta importante funcionalidade do Sistema.

Pró-Reitoria de Graduação F I M