PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tabela Periódica Moderna
Advertisements

PROPRIEDADES PERIÓDICAS
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Paulo Vaz A Tabela Periódica dos Elementos.
Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas
Propriedades dos Elementos
3.3. Propriedades periódicas dos elementos representativos
QUÍMICA TABELA PERIÓDICA Professor: Rafael Odorico
Propriedades Periódicas e Aperiódicas
Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada de ELETROSFERA A eletrosfera é dividida em 7 partes chamada CAMADAS ELETRÔNICAS ou NÍVEIS DE ENERGIA.
QUÍMICA INORGÂNICA (qg) QG05– Estudo da eletrosfera – Íons e semelhanças na composição. Ana
Ligações Químicas 9° ano. Ligação Química A regra do octeto: Os átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons até que eles estejam rodeados.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Período da tabela periódica Período ou série é cada uma das 7 linhas da tabela periódica, e indica o número de níveis ocupados pelos elétrons. Por exemplo:
Química Geral Aula 3 – Tabela e Ligações. Tabela Periódica.
TABELA PERIÓDICA Famílias da Tabela PeriódicaPeríodos Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos Família B (Grupo.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Ligação Covalente Quando dois átomos similares se ligam, nenhum deles quer perder ou ganhar um elétron para formar um octeto. Em se tratando de ligação.
Processos de eletrização
Ligação Química Energia de ligação.
TABELA PERIÓDICA PRO JAJA.
Ligações Química Bruno Santana lima.
TABELA PERIÓDICA E SUAS PROPRIEDADES
O átomo: Distribuição eletrônica
ESTRUTURA ATÔMICA Profa. Karen.
Interações Interatômicas
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Tabela Periódica Profº Jaison Mattei. Tabela Periódica Profº Jaison Mattei.
Propriedade Periódica dos Elementos
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
AULA: Tabela Periódica
NÚMEROS QUÂNTICOS PRINCIPAL, SECUNDÁRIO, MAGNÉTICO E SPIN
AULA: Tabela Periódica
Os Modelos atômicos.
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
Propriedades periódicas dos elementos
Superposição de Orbitais
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Classificação Periódica dos elementos
Prof. Nilsonmar Estrutura Atômica.
Tabela periódica atual
Profa. Márcia Souza Fonseca
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
Fusão e Fissão.
Cobre - Cu Número atômico 29 Densidade _ ___8,9
Fundamentos de cristaloquímica
A ESTRUTURA DA TABELA PERIÓDICA.
Propriedades Térmicas dos Materiais Cerâmicos
Tabela periódica 3 – Atividades propriedades periódicas
Conceitos fundamentais da atomística
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
1.3. TABELA PERIÓDICA Evolução histórica da Tabela Periódica
HIBRIDAÇÃO Prof.: Renê Machado.
SUMÁRIO: Interações eletrostáticas no átomo. Energia de remoção eletrónica. Resolução de exercícios e problemas para consolidação dos conteúdos lecionados.
Ligação Covalente MÓDULO 07 Página 254 Prof. Callegaro.
Ligações metálica, iónica e covalente
Objetivos Compreender o significado do termo propriedades periódicas; Compreender a utilidade da Tabela Periódica; Compreender a causa de irregularidades.
Unidade Curricular: Química Fase: 1
TABELA PERIÓDICA WEBERQUÍMICA. Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta maneira o desenvolvimento.
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
Qual seu conceito de átomo agora?
A TABELA PERIÓDICA ATUAL Vários estudiosos tentaram reunir
MATERIAIS SEMICONDUTORES 1. 2 Isolantes, Semicondutores e Metais Isolante – é um condutor de eletricidade muito pobre; Metal – é um excelente condutor.
AULA: Tabela Periódica
Campus Manaus Distrito Industrial Prova Didática Candidata: M.a Samirimi Januario Silva IFAM Edital Nº 12/ Professor Substituto de Química.
Ligação química Na natureza, raramente ocorrem átomos isolados  instáveis. Os átomos se unem para adquirir maior estabilidade, formando 11 Na 17 Cl ouredes.
Transcrição da apresentação:

PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIÓDICAS Prof.: Renê Machado

Estudando a variação das propriedades dos elementos químicos, em relação ao aumento do número atômico, verifica-se que elas podem ser periódicas ou aperiódicas.

PROPRIEDADES APERIÓDICAS São propriedades dos elementos que apenas aumentam ou que apenas diminuem com o aumento do número atômico. Exemplos: massa atômica, calor específico, etc. A massa atômica, por exemplo, somente aumenta à medida que o número atômico aumenta, exceto em alguns casos.

PROPRIEDADES PERIÓDICAS São propriedades dos elementos que ora aumentam e que ora diminuem com o aumento do número atômico. Exemplos: Raio atômico, eletropositividade, eletrone-gatividade, potencial de ionização, eletroafinidade, volume atômico, densidade, pontos de fusão e ebulição.

RAIO ATÔMICO OU TAMANHO DO ÁTOMO O raio atômico depende fundamentalmente de dois fatores: do número de camadas e da carga nuclear. O número de camadas predomina sobre a carga nuclear. Sejam, por exemplo, os átomos de Na e Ca. O átomo de sódio possui 3 camadas (K, L, M), pois está no 3º período. Já o átomo de cálcio possui 4 camadas (K, L, M, N), pois encontra-se no 4º período. Logo, o raio atômico do Ca é maior do que o do Na, porque ele possui maior número de camadas .

Resumindo, tem-se: MAIOR Nº DE CAMADAS MAIOR RAlO ATÔMICO Conclui-se que, nas famílias, o raio atômico aumenta de cima para baixo, juntamente com o aumento do número atômico.

Num período, o número atômico aumenta da esquerda para a direita, o que faz a carga nuclear aumentar. Elementos de um mesmo período possuem o mesmo número de camadas, neste caso, quanto maior for a carga nuclear (Z), menor será o tamanho do átomo. Isto ocorre devido à maior força de atração do núcleo sobre os elétrons periféricos. Assim, o raio atômico diminui. Desta forma conclui-se que, nos períodos, o raio atômico aumenta da direita para a esquerda, juntamente com a diminuição do número atômico.

O raio atômico é uma propriedade periódica porque, nos períodos, enquanto o número atômico aumenta, o raio atômico diminui e nas famílias, enquanto o número atômico aumenta, o raio atômico também aumenta. Toda propriedade que ora aumenta e que ora diminui com o aumento do número atômico é uma propriedade periódica.

Assim sendo, o RAIO ATÔMICO aumenta: Nos Períodos: da direita para a esquerda. Nas Famílias: de cima para baixo.

Exemplos: a) Mg e Ca O átomo de Mg possui três camadas, K, L e M, pois está no 3º período. Já o átomo de Ca possui quatro camadas, K, L, M e N, pois está no 4º período. quanto maior for o número de camadas de um átomo, maior será o seu tamanho; logo, o raio atômico do Ca é maior que o do Mg. Além do mais, o raio atômico aumenta de cima para baixo.

b) Cr e Zn Ambos possuem o mesmo número de camadas, K, L, M e N (4º período); nesse caso, quanto maior a carga nuclear (Z), menor é o raio atômico, devido à maior força de atração do núcleo sobre os elétrons. Logo, o átomo de Cr possui maior tamanho. Além do mais, o raio atômico aumenta da direita para a esquerda.

c) Na e Na+ O átomo neutro sempre possui maior tamanho do que o cátion correspondente, devido ao maior número de camadas. Veja: 11Na 11Na + K L M K L 2 8 1 2 8

d) S e S2- O ânion sempre possui maior tamanho do que o átomo neutro correspondente, pois a adição de elétrons provoca uma expansão da nuvem eletrônica. O tamanho do ânion enxofre, S2-, é pois, maior do que o átomo neutro de enxofre, S, apesar do número de camadas eletrônicas ser o mesmo.

POTENCIAL DE IONIZAÇÃO OU ENERGIA DE IONIZAÇÃO Potencial de ionização é a quantidade de energia necessária para retirar elétron de um átomo, no estado gasoso. Quanto menor é o tamanho do átomo, maior é o potencial de ionização devido à maior força de atração do núcleo sobre os elétrons periféricos.

Assim, o potencial de ionização aumenta: Nos Períodos: da esquerda para a direita. Nas Famílias: de baixo para cima. POTECIAL DE IONIZAÇÃO

AFINIDADE ELETRÔNICA OU ELETROAFINIDADE É a energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, “captura” um elétron.

Quanto menor o raio atômico, maior a força de atração que o núcleo exerce sobre o elétron que o átomo vai receber; portanto, maior será a energia liberada para capturar o elétron.

Assim, a eletroafinidade aumenta: Nos Períodos: da esquerda para a direita. Nas Famílias: de baixo para cima. ELETROAFINIDADE OBS: Em se tratando de eletroafinidade, os gases nobres devem ser excluídos, porque eles não tem tendência de ganhar elétrons.

ELETRONEGATIVIDADE OU CARÁTER NÃO-METÁLICO É a capacidade que um átomo tem de atrair elétrons de um outro átomo quando os dois formam uma ligação química. Podemos dizer que a eletronegatividade depende de dois fatores: tamanho do átomo e número de elétrons da última camada

Assim, a eletronegatividade aumenta: Nos Períodos: da esquerda para a direita. Nas Famílias: de baixo para cima. ELETRONEGATIVIIDADE OBS: Em se tratando de eletronegatividade, os gases nobres devem ser excluídos, porque eles não tem tendência de formar ligações químicas

ELETROPOSITIVIDADE OU CARÁTER METÁLICO Eletropositividade é a tendência de perder elétrons, apresentada por um átomo. Quanto maior for a tendência de perder elétrons, mais acentuado será o seu caráter metálico. Os átomos com menos de quatro elétrons de valência, metais em geral, possuem maior tendência em perder elétrons logo, possuem eletropositividade elevada.

Um aumento no número de camadas diminui a força de atração do núcleo sobre os elétrons periféricos, facilitando a perda de elétrons pelo átomo e, conseqüentemente, aumentando a sua eletropositividade.

Conclui-se que, a eletropositividade aumenta: Nos Períodos: da direita para a esquerda . Nas Famílias: de cima para baixo. OBS: Em se tratando de eletropositividade, os gases nobres devem ser excluídos, porque eles não tem tendência de perder elétrons.