INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UDESC Defeitos na forma do tronco
Advertisements

IPT - Divisão de Produtos Florestais
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
Alunos :Douglas Gomes Guilherme Rodrigues João Leandro Freitas Luis Felipe do Nascimento.
Associação de resistores
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE.
FIBRA METÁLICA. FIBRA METÁLICA (MT): É uma fibra química artificial, resultante de processos químicos com base em matéria-prima mineral. Fios de ouro,
Fadiga em Metais. Características gerais do processo de fadiga É a ruptura de um componente pela propagação de uma fissura gerada pela aplicação de tensões.
AUTOCLAVE FORNO PASTEUR MICROBIOLOGIA ERICK ALMEIDA SANTOS.
PETRÓLEO PROF. CÉSAR. PETRÓLEO  Petra = pedra  Oleum = óleo  Características: líquido viscoso, preto ou cinza escuro, menos denso que a água.  d água=
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
Bioquímica Proteínas. Aminoácidos Compostos orgânicos que apresentam um grupo amina e um grupo ácido carboxílico na mesma molécula.
POLIEDROS  Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é formada por polígonos que são suas faces e possuem dois a dois um lado comum.
PROPRIEDADE, DESEMPENHO E PROCESSAMENTO DOS METAIS.
Tratamento de Efluentes de Indústrias de Celulose e papel
Associação Catarinense de Empresas Florestais
METANOL O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, seu processo mais antigo de obtenção, e de onde,
LYPTUS a Opção Em Madeira Para Móveis Que Preserva a Floresta Nativa
Trabalho de geografia Dos alunos Joao Henrique e Isadora do 6 ano D
DE ELÉTRONS E FEIXE DE ÍONS
Plástico biodegradável a base do amido da Canna edulis (biri) Pedro Luís da Costa Júnior, Rafael Alessandro Chioquetti de Llima, Giancarlo Stock Bevacqua.
SISTEMA PLATAFORMA EM MADEIRA: COORDENAÇÃO MODULAR E CONECTIVIDADE DE COBERTURAS, PAREDES E ENTREPISOS Carolina Barichello, Graduação em Eng. Civil – UFSC.
Projeto de Redução de Perdas
Carlos Enrique Franco Amastha
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Processos da Indústria Metalúrgica e Siderúrgica
Biossegurança na Enfermagem
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
SECAGEM Remoção da água, por evaporação, de sólidos ou soluções, levando à imobilização de reagentes químicos e consequente interrupção da atividade biológica.
Extração Líquido-Líquido
XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014
Ciências da Natureza e suas
Ressalto hidráulico e dissipação de energia
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
PROCESSOS FUNDAMENTAIS DE CONDICIONAMENTO DE AR. São os processos psicrométricos: 1.Mistura Adiabática de duas quantidades de Ar Úmido; 2.Aquecimento.
AGLOMERANTES PROF. TALLES MELLO.
5. Proteção de metais.
Classificação das Reações Químicas
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
CONCRETO MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO IV. NOMENCLATURA PASTA=cimento+água ARGAMASSA=PASTA+agregado miúdo CONCRETO=ARGAMASSA+agregado graúdo CONCRETO.
Fadiga em Metais.
 A atitude corporal pode ser considerada com base do triangulo de acidentes e do sistema de gestão de segurança.  O COMPORTAMENTO esta na base do triângulo.
NOME :MARCOS VINICIUS DISCIPLINA: Segurança, Descarte e Start up de Sistemas PROF°MARCOS VICENTE SEMINARIO:DESCARTE DE MADEIRAS.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Propriedades Térmicas dos Materiais Cerâmicos
FLUIDIZAÇÃO.
Conceitos básicos da ecologia
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Cinemática dos Fluidos
Corrosão e proteção de metais
Preparação do aerogel hidrofóbico RESULTADOS E DISCUSSÕES
Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Características físicas e mecânicas
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
O Processo Flexográfico
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
ARRUELAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
POLÍMEROS.
Transcrição da apresentação:

INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO ALUNOS: JOSÉ CARLOS ALISSON

A indústria de processamento de madeiras inicia com a retirada de toras roliças para beneficiamento. A cadeia produtiva se divide em dois grandes setores: a indústria de base florestal e a produção de madeiras para fins energéticos. A base florestal se divide em diversas categorias, como serrados, painéis de madeira, polpa, celulose e papel, móveis e etc.

O setor de madeira serrada é regido pela cadeia produtiva conforme fluxograma abaixo

DESDOBRO Desdobro é o processo de redução das toras inteiras através de corte longitudinal, em partes menores chamadas pranchas, tabuas, vigas, vigotes, caibros, sarrafos ou ripas. O processo de redução é feito através de equipamentos de serra fita ou circular. As serras circulares possuem menor rendimento e maior eficiência. As serras fita tem maior rendimento com menor eficiência.

SERRA CIRCULAR

SERRA FITA

TIPOS DE CORTE DESDOBRO CORTE TANGENCIAL

TIPOS DE CORTE DESDOBRO CORTE RADIAL

TIPOS DE CORTE DESDOBRO CORTE MISTO

DISTORÇÃO DO TRONCO

SECAGEM A umidade é um fator fundamental para o emprego da madeira, pois ela faz variar todas as demais propriedades da madeira. Entre os principais fatores estão: Rachaduras Resistência Fungos (estes podem prejudicar a aparência da madeira, bem como destruir através do apodrecimento)

TEOR DE UMIDADE O teor de umidade pode ser classificado em: Verde 30% Semi-Seca 30-23% Comercialmente seca 23-18% Seca ao ar 23-18% Seca dessecada 18-13% Anidra 0%

BENEFICIAMENTO O processo de beneficiamento de madeiras refere-se basicamente à trabalhos de usinagem com lixas, fresas ou plainas. Serve para dar acabamento, deixando as superfícies lisas, entalhadas trabalhadas e etc.

TRATAMENTO A madeira como material orgânico esta sujeito a biodegradação. Agentes biológicos atacam a madeira destruindo-a. A fim de proteger existem diversos tratamentos preservativos que aumentam a durabilidade do material de forma que uma madeira de baixa durabilidade, tratada adequadamente, dura duas vezes mais do que uma madeira com alta durabilidade sem tratamento. Os tratamentos mais comuns são IMERSÃO e AUTOCLAVE, PINTURA E COMBUSTÃO SUPERFICIAL

IMERSÃO Consiste em mergulhar a peça de madeira acabada em uma solução liquida altamente toxica. A toxidade do material repele os agentes biológicos que poderiam deteriorar a madeira. As soluções podem ser oleosas ou hidrossolúveis. Nos oleosos os veículos usados são subprodutos da hulha e algumas frações de petróleo como por exemplo Creosoto. Os hidrossolúveis usam agua e CCA (arseniato de cobre cromatado).

IMERSÃO

AUTOCLAVE Este processo usa os mesmos produtos químicos que o processo de imersão, porém ao mesmo tempo em que estão imersas as peças de madeira sofrem diferentes taxas de pressão e temperatura. Esse fator faz com que o produto preservativo penetre profundamente entre as fibras da madeira.