Dicionário de Dados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dicionário de Dados Eveline Alonso Veloso PUC-Minas.
Advertisements

Diagrama de fluxo de dados (DFD)
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Análise Estruturada.
Análise Estruturada – Dicionários de Dados
Análise Estruturada Diagramas de Fluxo de Dados
Especificação de Processos e Dicionário de Dados
Outubro de 2008Ciência da Computação – UGF – Candelária1 Diagrama de Fluxo de Dados & Dicionário de Dados Professor: Jucelito Wainer de Souza Alunos: Pedro.
Dicionário de Dados.
Análise e Projetos de Sistemas Prof. Jorge Manuel Lage Fernandes
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Diagrama de Fluxo de Dados Elementos do DFD
Sistemas de Informação (SI)
Análise e Projeto de Sistemas
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
Prof. Thales Castro. Depósito de dados Entidade externa Processo Fluxo de dados.
Modelo de Caso de Uso Wedson Quintanilha da Silva
Financeiro – Boletos Arquivo de Remessa e Retorno.
DNS Domain Name System. O que é o DNS ?  O DNS ( D omain N ame S ystem - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos.
Banco de Dados.  Relacionamentos  Exercícios  abstração de uma associação entre  (ocorrências de) entidades  simbologia: losango nomeado  denota.
Arquitetura de Sistemas de Software. ... continuação  Como vimos anteriormente, SOAP transporta e o WSDL descreve.  E o que faz a UDDI ?
EAD - Ensino a Distância Sejam todos bem-vindos ao CTQ – Centro de treinamento do Questor.
Resultante de um sistema de forças
Bruno Adolfo Luis Henrique Natanael de Carvalho Lucas Fernandes
Análise e Projeto de Sistemas II
Introdução à Programação
Banco de Dados I Modelagem Relacional
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Banco de Dados Modelo de Dados
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
Universidade Federal de Santa Catarina Mapeamento ER- Relacional
Logotipo da instituição do autor
Análise e Projeto de Sistemas II
IP – Listas Prof. Eduardo Falcão.
Sales Force.
Criação de Usuários/Grupos
Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues
HABITAT.
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Tema 4 - Modelagem ER: Técnicas e Ferramentas
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Criação de Grupos no Rooda
Universidade Federal de Santa Catarina Mapeamento ER- Relacional
Sistemas de Gestão de Bases de Dados
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Tema 3 - Modelagem ER: Conceitos e Fundamentos
Envio de Projetos para os Comitês de Ética
Sistema de Garantia Online
Algoritmos e Técnicas CEFET/RN.
Curso Superior de Tecnologia em BD
BANCO DE DADOS II.
Análise & Projeto – Diagrama de Entidade-Relacionamento
Modelagem de Banco de Dados através do ERwin
BANCO DE DADOS I.
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Universidade Federal de Santa Catarina Mapeamento ER- Relacional
Como solicitar pedidos de EPI
TÍTULO DO ARTIGO Nome do autor A1 (Sigla da Instit.); Nome do autor B² (Sigla da Instit.); Nome do autor C (Sigla da Instit.)³ s:
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
EDA - Prof. Paulemir Campos
Como solicitar pedidos em Remessa Comodato
Como solicitar pedido Equipamentos TASKI em Garantia
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Grafos: Conceitos Básicos
Módulo III Capítulo 2: SQLite
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II
Transcrição da apresentação:

Dicionário de Dados

O que é um Dicionário de Dados (DD)? O DD é uma listagem organizada de todos os elementos de dados pertinentes ao sistema, com definições precisas e rigorosas para que se possa conhecer todas as entradas, saídas, componentes de depósitos e cálculos intermediários.

Importância Descreve o significado dos fluxos e depósitos mostrados no DFD. Descreve a composição de pacotes agregados de dados. Ex: endereço (cidade, estado, cep). Sem o DD, tudo o que for modelado poderá ficar incompleto ou inconsistente.

O que um DD define? o significado dos fluxos e depósitos mostrados nos DFD’s; a composição de pacotes agregados de dados que se movimentam pelos fluxos; a composição dos pacotes de dados nos depósitos; os valores e unidades de partes elementares de informações dos fluxos e dos depósitos; detalhes dos relacionamentos entre os depósitos realçados em um DER

Notação de DD = + ( ) { } [ ] ** @ | É composto de e Opcional (pode estar presente ou ausente) { } iteração [ ] Escolha uma das opções alternativas ** Comentário @ Identificador (campo chave) de um depósito | Separa opções alternativas na construção Exemplo de um DD de um nome: Nome = título + primeiro-nome + (nome-intermediário) + último-nome Título = [sr. | srta. | sra. | dr. | dra. ] Primeiro-nome = {caracter-válido} Nome-intermediário = {caracter-válido} Último-nome = {caracter-válido} Caracter-válido = [ A-Z | a-z | 0-9 ]

Dê um exemplo da notação “{ }”. código_cartão = 16{número_válido}16 número_válido = [0-9] Dê um exemplo da notação de “[ | ]”. sexo = [F | M] Quais são os possíveis significados das expressões abaixo? a) endereço = (cidade) + (estado) endereço é definido como uma cidade e um estado ou endereço é definido como uma cidade ou endereço é definido como um estado ou endereço é definido como vazio

Agora é com vocês Quais são os possíveis significados das expressões abaixo? b) endereço = end_rua + cidade + (estado) + (cod_postal)

Qual é o significado de cada uma das notações abaixo? a) a = 1{b} a é definido como vários b’s com no mínimo 1. b) a = {b}10 a é definido como vários b’s com no mínimo 0 e no máximo 10. c) a = 1{b}10 a é definido como vários b’s com no mínimo 1 e no máximo 10. d) a = 10{b}10 a é definido como 10 b’s.

Faz sentido ter um pedido definido desta forma? Pedido = nome_cliente + endereco_remessa + 6{item} Sim. Porque o pedido é composto de nome_cliente e endereco_remessa e vários itens, com no mínimo 6. Sim. Porque o pedido é composto de nome_cliente e endereco_remessa e vários itens, com no mínimo 6.

Exemplo Dê uma definição de DD para o nome_cliente baseada na seguinte especificação verbal de um usuário: “Quando nos lembramos do nome de um cliente, temos o cuidado de incluir um título de cortesia que pode ser “Sr.”, “Srta.”, “Sra.”, “Srs.”, ou “Dr.” (Existem muitos outros títulos como “Professor”, “Sir” etc., porém não nos ocuparemos deles). Cada um dos nossos clientes tem um primeiro nome, mas nós permitimos uma única inicial se eles preferirem. Nomes intermediários são opcionais. E, naturalmente, o último nome é obrigatório; permitimos muitos tipos de últimos nomes, incluindo nomes com apóstrofos ( D’Arc ) ou outros. Permitimos ainda um sufixo opcional para nomes como “Jr.” ou “3rd.”

Exemplo de um DD de um nome: Nome = Título + primeiro-nome + (nome-intermediário) + último-nome + (sufixo-nome) Título = [sr. | srta. | sra. | dr. | dra. ] Primeiro-nome = 1{caracter-válido} Nome-intermediário = 1{caracter-válido} Sufixo-nome =1{caracter-num - válido} Último-nome = {caracter-válido} Caracter-num-valido=[caracter-valido|0-9] Caracter-válido = [ A-Z | a-z | 0-9 ] nome_cliente = título + prim_nome + (interm_nome) + ult_nome + (suf_nome) titulo = [Sr. | Srta. | Sra. | Srs. | Dr.] prim_nome = 1{ caracter_valido } interm_nome = 1{ caracter_valido } ult_nome = 1{ caracter_valido } suf_nome = 1{ caracter_num_valido } caracter_num_valido = [caracter_valido | 0-9] caracter_valido = [a-z | A-Z | ‘ | | - | .]

Exercício Escreva uma definição de DD das informações contidas na sua carteira de identidade.