CUIDADOS GERAIS NO LABORATÓRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
Advertisements

trabalho realizado por:
Segurança no Laboratório
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
MATERIAIS DE LABORATÓRIO
Aula de vidrarias básicas
Princípios de Segurança em Laboratórios
Química do Petróleo II Prof. Eng. Marcelo Silva, M. Sc.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
Importância da segurança no laboratório Regras de higiene
Química para a Engenharia Experimental. Quesitos para o laboratório Equipamento de proteção individualCaderno de laboratórioRoteiros impressosRelatório.
NORMAS DE BIOSSEGURANÇA Cheila P. Zarpelon (Téc em segurança do trabalho) Marcia T. R. Restelatto (Professora e presidente da CIBio)
Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento.
PROF HENRIQUE BRUNO FARMACEUTICO BIOQUIMICO. Normas Brasileiras de Segurança- NBRs 1. INTRODUÇÃO Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida.
Alunos :.  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH  Estrutura da CCIH  Membros consultores - equipe multidisciplinar representada pelos serviços.
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. Lavagem das mãos Resultados.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
COMO REDUZIR AS FONTES DE ERROS NO LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLÍNICAS
PESQUISA OPERACIONAL As Regras do Jogo Adm.Industrial P.O.
Química Geral Experimental. apresentação
Observações importantes
Analise e desenvolvimento de sistemas
MÃOS & DEDOS.
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
MINI-CURSO SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS
VIDRARIAS e EQUIPAMENTOS
CÁLCULO II As Regras do Jogo Adm.Industrial Regras
Biossegurança na Enfermagem
Segurança no Laboratório.
CÁLCULO I As Regras do Jogo Adm.Industrial Regras
A atuação de diáconos e diaconisas nos cultos e reuniões da igreja envolve as seguintes partes:
Responsabilidades e Segurança Profa. Dra. Cláudia Forjaz
Formações Falécio Lda..
MARTELETE PNEUMÁTICO.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
Aula de vidrarias básicas
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
ENTRADA EM AMBIENTES CONFINADOS
Biblioteca Escolar André Soares Formação de Utilizador – 1ª sessão
PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM
GLICEMIA CAPILAR Prof: Andreia Aragao Enfermeira.
Alzira Olímpio Neto Lourenco Jaime Samuel Boné Boda 1º grupo Regra de higiene e segurança no laboratório de química Dr: Pedro Geraldo.
ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE PROPORCIONA SAÚDE E..... Capacidade de aprenderDefesa contra doenças Energia para atividade física Comunicar Pensar Socializar-se.
LAVAGEM E HIGIENIZAÇÃO Verduras, Legumes e Frutas:
Ergonomia - E.P.I
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
Prevenção de doenças e acidentes de trabalho DINAMAR FERREIRA Administradora, Tec. de Segurança do Trabalho e Docente.
Bem-vindos, alunos! Nome do professor.
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
Profa. Ana Cláudia Nakamune Prof. Antonio Hernades Chaves Neto
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
Fatores que contribuem para um melhor desempenho escolar
PROGRAMAÇÃO AULAS PRÁTICAS
Regras de laboratório - EPIs
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Para o bom funcionamento das nossas aulas
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Enfermeira Professora: Francisca. I NTRODUÇÃO O Atendente ou Auxiliar de Laboratório Desempenha tarefas dentro de um laboratório.
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
AULA DE BIOSEGURANÇA EM RADIOLOGIA PROFESSOR JEOMILSON MORAES.
FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA PATRICIA AGUIAR DE OLIVEIRA, PhD.
REGRAS GERAIS DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FORTUNATO TARNOWSKI 2008.
OS PERIGOS DO ESMERILHAMENTO Os principais riscos nas operações de corte e desbaste por riscos de abrasão: * Rompimento de disco; * Choque elétrico; *
Transcrição da apresentação:

CUIDADOS GERAIS NO LABORATÓRIO Profa. Ana Cláudia Nakamune Prof. Antonio Hernades Chaves Neto Auxiliar acadêmico: Ângelo Luíz Baiochi

CUIDADOS GERAIS NO LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA

Sala 08 – Lab. Multidisciplinar Equipe: Ana Cláudia de M. S Nakamune Antonio Hernandes Chaves Neto Ângelo Luíz Baiochi (GIM)

Sala 08 – Lab. Multidisciplinar Chuveiro e lava-olhos Extintores de incêndio

Itens individuais indispensáveis para participar da aula prática JALECO: PORTARIA GD-56/2016 protocolo LUVAS CABELO PRESO ÓCULOS DE PROTEÇÃO MÁSCARA

O que fazer antes de vir para a aula prática? Ler atentamente o protocolo da aula; Consultar o material de apoio disponibilizado pela disciplina; Entrar em contato com os professores para tirar eventuais dúvidas sobre o procedimento.

O que fazer ao chegar no laboratório? Guardar nos armários mochilas e outros pertences; Levar para a bancada apenas o material indispensável; Checar, com o auxílio do protocolo, todo o material que será utilizado durante a aula, comunicando a falta de qualquer item.

O que fazer durante a aula prática? Realizar todos os procedimentos segundo as orientações; Trabalhar com calma; Manter a bancada de trabalho organizada e limpa; Participar ativamente dos procedimentos, lembrando-se que trabalhar em grupo envolve respeito e integração; Anotar, de forma organizada, os resultados obtidos.

O que fazer durante a aula prática? Permanecer de jaleco e com os cabelos presos, se forem longos; Usar óculos de proteção durante os procedimentos; Colocar na solução para descontaminação toda vidraria e as ponteiras que tiverem contato com saliva ou sangue; Tempo mínimo de permanência: 15 minutos. Utilizar os equipamentos com zelo, seguindo sempre as orientações recebidas.

O que atrapalha o desenvolvimento da aula práticas? Desconhecimento dos procedimentos; Negligência; Desatenção; Pressa; Falar alto; Mover-se de forma brusca; Visitar, sem necessidade, a bancada vizinha.

O que fazer antes de sair do laboratório? Descarta luvas, ponteiras descontaminadas e papéis que tiveram contato com saliva ou sangue no Lixo Clínico; Checar se nenhum tubo ou ponteira ficou esquecido na solução descontaminante. Descartar o conteúdo dos tubos de ensaios no frasco DESCARTE (BANCADA DO PROFESSOR); Lavar, de forma adequada, toda a vidraria utilizada; Descartar máscaras e material não contaminado no lixo comum; Verificar se a bancada está limpa; Tirar o jaleco; Lavar bem as mãos.

Cuidados básicos ao manusear reagentes químicos Encare qualquer reagente químico como fonte potencial de perigo Siga sempre as instruções de manuseio e se necessário consulte a literatura especializada. Não deixe frascos de reagentes destampados e nem troque suas tampas; JAMAIS cheire ou prove o conteúdo de qualquer frasco NUNCA pipete utilizando a boca Redobre sua atenção, quando for realizar qualquer tipo de aquecimento

Cuidados básicos ao manusear reagentes químicos Manuseie líquidos voláteis apenas na capela de exaustão; Preste atenção as características físicas dos reagentes e soluções que utiliza; Antes de retirar alíquotas de um frasco, verifique se é necessária agitação para homogeneização Informe-se sobre o descarte dos resíduos que serão gerados no procedimento.