BRF - A experiência brasileira no comércio com a África Luis Rua Coordenador de Relações Corporativas Internacionais Agosto de 2014
Um pouco sobre a BRF
ALGUNS DADOS SOBRE A BRF 4º maior exportadora do Brasil, alcançando mais de 110 países em 2013 Responsável por 20% do comércio mundial de aves Negócio verticalmente integrado Cobertura de 98% do território brasileiro 60 unidades industriais 11 delas no exterior 22 escritórios comerciais ao redor do mundo 44% das receitas são geradas na exportação Mais de 110 mil* empregados Produção anual de ~ 5,9 milhões de toneladas Receita Líquida de R$ 30,5 bilhões em 2013 + Fonte: Relações com Investidores BRF * Incluindo estagiários, aprendizes, terceirizados, temporários e no exterior
O mercado da África e a atuação da BRF no continente
ÁFRICA: SITUAÇÃO ATUAL Produção local pouco eficiente e pouco competitiva, em um mercado ainda altamente sensível a preço Brasil é visto como ameaça para o produtor e oportunidade pelo consumidor Crescimento da classe média / mudanças no processo de urbanização Substituição de proteínas Carne de frango é a 1ª proteína animal a ser consumida Continente já importa mais carne de frango do Brasil do que da Europa tradicional fornecedor de alguns cortes de frango para África
PARTICIPAÇÃO DA ÁFRICA NO TOTAL DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE CARNE DE FRANGO África - 2013 Receita (US$ Milhões) 724 Volume (Mil ton) 525 Fonte: SECEX/MDIC
BRF - EXPORTAÇÕES POR REGIÃO – 2013 (em Receita) África representa 7,2% do total das exportações da BRF Início das Exportações para a África década de 1990 Fonte: Relações com Investidores BRF
PRESENÇA DA BRF NA ÁFRICA E AS “TRÊS ÁFRICAS” Morroco Tunisia Libya África “Muçulmana” Mauritania Chad Gambia Niger Cape Verde Guinea-Bissau Djibuti Guinea Nigeria Cameroon Sierra Leone Central African Rep. South Sudan Liberia Cote D’Ivoire Ghana Benin Togo Equatorial Guinea Kenya Congo África Subsaariana Sao Tome and Principe Gabon Dem. Rep. of the Congo Tanzania Seychelles Myotte Angola Zambia Madagascar Zimbabwe Mauritius Namibia Presença da BRF Mozambique Possíveis Novos Mercados South Africa África do Sul Escritório Comercial África do Sul 2010 Fonte: Escritório Comercial BRF Africa
COMPOSIÇÃO DO PORTIFÓLIO DA BRF NA ÁFRICA
Aproximadamente 300 clientes; ESCALA DE EVOLUÇÃO MERCADOS BRF Brasil Cone Sul Local insider Oriente Médio Europa Presença Local China Distribuições Japão Eurasia Aproximadamente 300 clientes; Parceria com distribuidores locais em países como Marrocos, Libia, Gana, Congo, Angola, Moçambique, Maurício, Seychelles e outros 15 países; Africa Americas Modelo de Exportações e Início de Parcerias
AÇÕES NOS MERCADOS
AÇÕES NOS MERCADOS ANGOLA
AÇÕES NOS MERCADOS TUNÍSIA E MARROCOS
Oportunidades e Desafios
CONSUMO PER CAPITA DE ALIMENTOS (KCAL/HAB/DIA) Fonte: FAO
CONSUMO DE PROTEÍNA POR PAÍS PNB per Capita Australia Canada United States Japan European Union-27 Korea Bangladesh Chile Russian Federation Uruguay Turkey Argentina Brazil Malaysia Mexico Pakistan Algeria Republic of South Africa China India Sub Saharan Africa Egypt, Arab Rep. Ukraine Fonte: OCDE & Banco Mundial Consumo per capita kg/ano
CARNE DE FRANGO CONSUMO POR REGIÃO CAGR (2000-2012) maior que 2,5%, sendo que no Oriente Médio & Africa CAGR 3,8% CAGR 2000-2012 CAGR 2013-2020 99 Carne de Frango Total 2,8% 1,8% 100 84 32% Ásia Sul, Leste e Pacífico 2,6% 2,3% 31% 59 20% Europa & Asia Central 2,9% 1,0% Mton 50 31% 21% 10% Oriente Médio & África 3,8% 2,9% 9% 21% Américas 8% 28% 2,0% 1,8% 28% 31% 11% 11% Brasil 4,9% 1,3% 9% 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013P 2014P 2015P 2016P 2017P 2018P 2019P 2020P Fonte: OCDE
RANKING – CARNE DE FRANGO IMPORTADORES E EXPORTADORES Ranking: Importadores de Frango - 2013 (MTon) Ranking: Exportadores de Frango - 2013 (MTon) Sub Saharan 828 (15%) Brazil 3.346 (36%) Europ. Union-27 757 (14%) United States 3.209 (35%) Mexico 738 (13%) Europ. Union-27 1.000 (11%) Saudi Arabia 687 (12%) China 539 (6%) China 590 (11%) Argentina 368 (4%) Japan 363 (6%) Canada 179 (2%) Russia 300 (5%) Malaysia 125 (1%) Ukraine 279 (5%) Chile 119 (1%) South Africa 278 (5%) Turkey 93 (1%) Canada 246 (4%) Saudi Arabia 41 (0%) Turkey 101 (2%) Iran 34 (0%) Korea 92 (2%) Australia 32 (0%) Egypt 74 (1%) South Africa 31 (0%) Iran 58 (1%) Korea 23 (0%) Malaysia 55 (1%) Ukraine 16 (0%) United States 49 (1%) Uruguay 15 (0%) Chile 45 (1%) Argentina 22 (0%) Japan 9 (0%) Pakistan 20 (0%) Russia 8 (0%) Algeria 9 (0%) Egypt 8 (0%) Bangladesh 2 (0%) Sub Saharan 7 (0%) Uruguay 1 (0%) India 5 (0%) Brazil 1 (0%) Mexico 1 (0%) Fonte: OCDE. Não contempla exportações de pés e pertences
Sub-Saharan Africa Sub-Saharan Africa Sub-Saharan Africa CRESCIMENTO PROJETADO IMPORTAÇÕES DE FRANGO 2012 - 2020 Frango: Importações 2012 a 2020 (Mton) +13% 0,04 (5%) 0,08 (11%) 0,01 0,00 0,00 0,00 0,00 0,02 0,08 (11%) 0,20 0,12 (16%) 0,06 6,34 0,13 (17%) 0,20 (27%) 0,75 0,32 (43%) 5,59 5,59 Sub- Saharan Africa SAR EU MEX CHI SAF EGY CAN PAK ALG MAL BAN URU RUS Others 2012 Sub-Saharan Africa Sub-Saharan Africa Sub-Saharan Africa SAR EU MEX CHI SAF EGY CAN PAK ALG MAL BAN URU RUS Others 2020 Fonte: OCDE
Middle East and North Africa POPULAÇÃO MUÇULMANA GRANDE OPORTUNIDADE Middle East and North Africa Egypt 05,0% - 78.513.000 Argelia 02,2% - 34.199.000 Maroc 02,0% - 31.993.000 Irak 02,0% - 30.428.000 Sudan 01,9% - 30.121.000 3 Europe Russia 1,0% - 16.482.000 Germany <1,0% - 4.026.000 France <1,0% - 3.554.000 Albanie 0,2% - 2.522.000 Kosovo 0,1% - 1.999.000 2 Asia Indonesia 12,9% - 202.867.000 Pakistan 11,1% - 174.082.000 India 10,3% - 160.945.000 Bangladesh 09,3% - 145.312.000 Iran 04,7% - 73.777.000 1 Africa – Sub-Saharan Nigeria 05,0% - 78.056.000 Etiopia 01,8% - 28.063.000 Niger 01,0% - 15.075.000 Tanzany 00,8% - 13.218.000 Mali 00,8 – 12.040.000 4 2 1 3 2,4% 15,3% 0,3% 4 Asia Middle East and North Africa Sub Saharan Africa 20,1% Europe 61,9% America
OPORTUNIDADES BRF tem know-how em produção Halal pode suprir a demanda Crescimento ainda maior da classe média / aceleração no processo de urbanização Pode atuar em complementariedade à indústria local escolha de parceiros estratégicos A entrada de redes varejistas como o Wal-Mart, por exemplo, é um sinal do crescimento do varejo na África............PORÉM......
CANAIS DE VENDA NA ÁFRICA FORMAL Tradicional FORMAL Estrutura Física Permanente 10% INFORMAL Coberto INFORMAL Aberto 90%
EXEMPLO DE WHOLESALE NA ÁFRICA Fonte: Planejamento Estratégico BRF
INSTABILIDADE POLÍTICA NA ÁFRICA O sistema legal sofre com influências políticas, atrasos burocráticos, ausência de sistema de documentação e corrupção endêmica em diversos níveis do setor público. :: Global Economic Freedom Scores (The Heritage Foundation Index) Sub-Saharan Africa Fonte: The Heritage Foundation
Protecionismo ainda utilizam muitos dos instrumentos tradicionais OUTROS DESAFIOS E DIFICULDADES Protecionismo ainda utilizam muitos dos instrumentos tradicionais Muitos mercados sem Certificado Sanitário Internacional (CSI). Ex. Nigéria, Argélia na carne de frango e África do Sul, Senegal em suínos. (Importância de missões oficiais para a abertura de mercados) Tentativas de utilização de defesa comercial. Ex. Dumping África do Sul Aumento de tarifas de importação. Ex. África do Sul Dificuldade em obtenção de licenças de importação. Ex. Zimbábue, Angola Tarifas altas em alguns países (p. ex. Marrocos – 116% para carne de frango; Zimbábue – 40% para carne de frango) Dificuldade de pagamento em alguns mercados ex. situação política na Líbia e dificuldade de pagamento por parte de alguns clientes em outros países Controle de divisas em alguns países. Ex. Angola
Obrigado! Luis Rua – luis.rua@brf-br.com Coordenador de Relações Corporativas Internacionais