Www.metaprocessos.com.br Coaching de Emoções George Vittorio Szenészi Racionalidade, Vazios e Sentimentos Ocultos Racionalidade, Vazios e Sentimentos Ocultos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BREVES REFLEXÕES SOBRE A MÁGOA
Advertisements

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
ESTRESSE, TRABALHO E VIDA PESSOAL
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Projeto Voar Mais Alto - Fase II
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.
SINDROME EMOCIONAL.
CHAKRAS CENTROS DE ENERGIA.
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
As Barreiras Emocionais
Quanto Custa Ser um Líder Cristão?
Comportamento Humano nas Organizações
TRABALHANDO OS GIGANTES DA ALMA PARA SER UM EMPREENDEDOR. SILVIA PIRES
AS EMOÇÕES.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Transtornos da Personalidade
Sistema Energético Humano.
Emoção Psicologia B 12º ano
AUTOESTIMA AUTO SIGNIFICADO
Cura real Clique para avançar.
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
Estou aprendendo Irene Alvina Clicar.
Caderneta Pessoal Espelho da vida
Negociação: Mente e Coração
Sintomas, alterações e particularidades
Sejam todos bem-vindos!!
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
“Mecanismos de sobrevivência emocional na convivência e nos relacionamentos: ataque, defesa e fuga.”
A Fábrica de Pensamentos
Elaboração: Antonio Nascimento
Solidificando seus relacionamentos
Emoções Psicologia, 12º ano.
AUTOESTIMA É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem de si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si.
SIGNIFICADO DOS SENTIMENTOS
Cuidando e se cuidando Uma necessidade de todos Profa Dra. Valmira dos Santos Enfermeira.
Aspectos Fisiológicos da Emoção
GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA
Para a Maestria De Viver
EMOÇÃO.
AS EMOÇÕES.
“Ciúmes”... Gusttavo Ribeiro.
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
TOMADA DE DECISÃO Modelo Racional
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
SISTEMA LÍMBICO Thaissa Nahmias UNAMA / 2009.
A SAÚDE MENTAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA NA DESCOBERTA DO DIAGNÓSTICO
CICLO APRENDIZAGEM VIVENCIAL
O futuro.
Emoções Biologia e Cultura
A PERSONALIDADE * Divide-se em aspectos conscientes e inconscientes.
MOTIVAÇÃO. Vídeo Sapateado Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregue sua alegria, sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente.
EMOCIONALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES.
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
OBSESSAO Entendendo o que é
Inteligência Emocional
Psicopatologia da afetividade e dos sentimentos Profa
Emotional Implications of Incontinence
Relações Humanas Relações Humanas existem desde os primórdios da raça humana. O homem é uma unidade social, então as Relações Humanas se fazem presentes.
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
Administração de RH Administração de RH A administração de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer.
Caracterização do Paciente Neurológico
Ativação, ansiedade e estresse
A Linguagem dos Sentimentos
Transcrição da apresentação:

Coaching de Emoções George Vittorio Szenészi Racionalidade, Vazios e Sentimentos Ocultos Racionalidade, Vazios e Sentimentos Ocultos V Congresso Latino-Americano de Programação Neurolingüística V Congresso Latino-Americano de Programação Neurolingüística

Escravos...

Escravos...

Escravos...

Modelo de Coaching O modelo clássico de coaching: Metas passos obstáculos recursos avaliação Recursos cognitivos, uso da decisão consciente e força de vontade

A Premissa A Neurociência (Luiz Machado, Antonio Damásio) descobriu a ligação entre as emoções e o sistema da inteligência e da racionalidade. As emoções e a capacidade de planejar, decidir, executar e conviver socialmente "se cruzam" em vários locais do cérebro. Não há processo racional, inteligente, sem a presença de vida emocional.

Emoções Emoções são estados orgânicos envolvendo alterações fisiológicas, em resposta a experiências com o mundo externo e o mundo interno. Podem ser: Agradáveis Desagradáveis

Emoções Naturais Emoções Agradáveis Alegria Afeto Prazer Emoções Desagradáveis Raiva Tristeza Medo Aversão

Emoções e São sinais de alarme informando a necessidade de aprender, compreender ou aceitar uma experiência. Sentimentos Negativos

Vivenciando as Emoções Expressando Segurando Substituindo Dissipando

Sentimentos Substitutos Comuns Tristeza Apatia, desamparo, nostalgia, solidão, saudade, abandono, desânimo, depressão, desilusão, melancolia. Raiva Impaciência, irritação, rancor, ódio, mágoa, ressentimento, ira, ciúme, inveja, teimosia, indignação. Medo Ansiedade, fobia, dúvida, cautela, timidez, insegurança, ceticismo, desconfiança, nervosismo.

Sentimentos Substitutos Tristeza RaivaMedo CulpaMágoa Orgulho

Sentimentos Substitutos Equivalentes Culpa Arrependimento, cobrança, dor, auto-crítica, remorso. Mágoa Ferido, machucado, ressentimento, rancor, ódio, rejeição. Orgulho Superioridade, rigidez, arrogância, ceticismo, vaidade, teimosia, dogmatismo, preconceito.

Poincaré (1901) Ciclo do Trabalho Criativo Coleta de Dados Verificação (Reintegração) Verificação (Reintegração) Iluminação Incubação

Criação Problema Não Problema Espaço de Todas As Possibilidades Espaço de Todas As Possibilidades Vazio Solução Criativa Solução Criativa

Estados Emocionais Dúvida Medo Cautela Medo Assertividade Raiva Firmeza Raiva Seriedade Tristeza Possíveis Emoções Subjacentes

Valores Reconhecimento aceitação tristeza Poder insegurança medo Proteção medo Controle e Segurança medo Isolamento raiva ou tristeza Equilíbrio desequilíbrio medo Possíveis Emoções Subjacentes

Descobrindo Emoções a. Nas indecisões: além da falta de critérios claros, em geral há medos. Emoções trancam a capacidade de perceber a falta de critérios e valores e de buscá-los. b. Nos objetivos e metas: após a boa formulação pedir para pensar nos objetivos e notar que pensamentos, sentimentos e sensações aparecem. c. Verificar os sentimentos presentes aos passos de ação: presença de operadores modais, quantificadores universais, omissões comparativas, etc. padrões de meta-modelo. d. Nos valores: verificar – Porque o valor é importante? – as razões muitas vezes indicam "afastamentos". e. Na missão: idem

Muito Obrigado! ISATH-Metaprocessos Avançados George Vittorio Szenészi V Congresso Latino-Americano de Programação Neurolingüística V Congresso Latino-Americano de Programação Neurolingüística