SIMBOLOGIA PEÇAS DE NELSON RODRIGUES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Advertisements

Profª Joyce Munarski Pernigotti. ABORTO REPRODUÇÃO ASSISTIDA TERAPIA GÊNICA CLONAGEM FERTILIZAÇÃO “IN VITRO” EUTANÁSIA USO DE TECIDOS HUMANOS DOAÇÃO DE.
LIÇÃO 9 - CONFLITOS FAMILIARES Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Senso moral e consciência moral
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
Grupo: Vitória; Jeycikelly; Luma; Karina; Lara; André e Wágner. Professor: Cláudio. Série: 1º ano.
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA NO TRABALHO LUCAS NASCIMENTO JULIO TORRES.
Roberto DaMatta Carnavais, Malandros e Heróis (1997)
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Literatura 2017 Características literárias
A educação dos filhos No Grande Conflito.
Vivemos um momento de crise geral, e ela tem atingido a família Vivemos um momento de crise geral, e ela tem atingido a família. Parece que nos dias.
ARTE SURREALISMO.
O Texto Dramático A Representação Teatral
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Ética, Moral e Direitos Humanos
HISTÓRIA DO TEATRO GRÉCIA.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
FAMÍLIAS Aspectos antropológicos
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO
UMA PALAVRA À FAMÍLIA! By Pr. Roger Souza.
Família, Conflitos Conjugais
A liderança masculina Lição 6
RESTAURA – JÁ 2012.
CRASE.
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
TAREFA REDAÇÃO.
LIÇÃO 5 – DEIXANDO PAI E MÃE
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
TEMA: CRIMES ESPIRITUAIS
LIÇÃO 9 ÉTICA CRISTÃ E A SEXUALIDADE
LIÇÃO 9 – A FAMÍLIA E A SEXUALIDADE
GÊNERO ENTREVISTA.
“Há projetos e ideias que podem mudar os nossos países e a nossa comunidade e é por isso devem ser compartilhadas”.
LIÇÃO 8 – ÉTICA CRISTÃ NO NAMORO
ΦIΛHBOΣ Rhebeca Cristina Gonçalo
Orientações ao professor
O Significado Espiritual do Casamento
Heredogramas Genética e Evolução. Limitação da lei de Mendel -Registros familiares incompletos -Não geram muitos descendentes -Erro paternidade -Manifestações.
FICHA-SUPORTE PARA MONITORAMENTO DE LEITURA GÊNERO DO TEXTO O texto “ Impotência dos pais órfãos”é um artigo de opinião de autoria de Ruth Aquino, publicado.
Bíblia, a Palavra de Deus
4º Domingo do Tempo Comum Jesus ensinava com autoridade
Filosofia da Educação Primeiras Reflexões.
uma reflexão sobre gênero e história
A angústia segundo Sartre
SEXUALIDADE NUFESP.
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 05
Profª Jhéssica N. R de Araújo
Teste de Perceção Infantil CAT-A
MULHERES E SEUS OFÍCIOS
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Caná da Galileia, Jesus deu início Manifestou a sua glória .
Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado,
“Quem me dera poder fazer com que os jovens vissem e sentissem seu perigo, especialmente o de terem casamentos infelizes! O casamento é algo que.
FAMÍLIA SOCIEDADE E EDUCAÇÃO. A família contemporânea surge a partir de uma série de transformações históricas e sociais. Na família pré-moderna, a própria.
Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?
A FAMÍLIA E SUAS LEIS. A FAMÍLIA E SUAS LEIS QUEM MANDA EM SUA CASA? ( )Esposa _______% ( ) Esposo _______% ( ) Mãe_______% ( ) Pai _______% (
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
I – inTrodução à linguística:
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
No hebraico a palavra “benção” BEREKHAH significa:
CORIVES SLIDES APRESENTA By Celen Orives.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
A Conciliação Entre Trabalho e Família Na Monoparentalidade Masculina Trabalho da Cadeira de Políticas da Família Serviço Social 3º ano (Pós Laboral) ISCSP/UTL.
Transcrição da apresentação:

SIMBOLOGIA PEÇAS DE NELSON RODRIGUES

Simbologia Nelson tomou liberdades que nem um outro dramaturgo tinha tomado, essas liberdades se inscreveriam na escola surrealista, expressionista e no Teatro do Absurdo.

Simbologia O teatro do absurdo propõe revelar o inusitado, como já diz o nome, ele foca principalmente o comportamento humano, deflagrando a relação das pessoas e seus atos concomitantes.

Simbologia O objetivo maior desse gênero é promover a reflexão no público, de forma que a maioria dos roteiros absurdos procuram expor o paradoxo, a incoerência, a ignorância de seus personagens em um contexto bastante expressivo, trágico aprofundado pela discussão psicológica de cada personagem apresentado, com uma nova linguagem.

Simbologia Trabalhando com mitos e arquétipos, Nelson nos legou a complexidade da contradição e possibilitou simbologias e temas que acompanhariam sistematicamente toda a sua obra.

Simbologia: A MORTE Raramente natural, é acompanhada sempre por violência em quase toda a totalidade dos desfechos trágicos, como uma punição que dá vitória final ao princípio moral / superego / sociedade. A morte não é colocada como castigo, mas como uma finalização necessária ao conflito. Só através da morte simbólica da figura repressora externa ou interna é que o conflito pode ser resolvido.

Simbologia: O SOFRIMENTO A maioria dos protagonistas de Nelson suporta uma carga de aniquilamento que os aproximam dos heróis expressionistas e trágicos. Para eles, a morte deixa de ser punição para assumir a fase de redenção. 

Simbologia: A CAMA DO CASAL E O Não aparece como o local do encontro e da união. Transforma-se em mais uma maneira de se estar só.

Simbologia: CASAMENTO Esta instituição nos é apresentada como algo triste, insípido e casto.

Simbologia: A CASA A casa não é o palco para o encontro de homens e mulheres. É o local da família, da mãe e dos seus. É o local do feminino e das relações pessoais. É regido por regras definidas pelo parentesco. É o local do respeito entre pais e filhos, do autoritarismo e do controle. 

Simbologia: A RUA Construindo o par dialético da casa está a rua. A rua é o local da competição, da seleção natural, do trabalho, de uma ética pertencente a um modelo ainda masculino. É o local da escolha de relações, da disputa e onde nem a hierarquia e nem os papéis de cada membro é claro. A rua aparece como o lugar do desregramento, é onde o homem faz-se animal, perpetuamente solteiro e as mulheres tornam-se ali possuidoras dos dotes profanos, sendo mais um objeto a ser caçado e adquirido. A expressão mulher de rua fala por si. 

Simbologia: A ESPOSA A esposa tem no seu arquétipo a imagem da santa, intocável e assexuada. O profano viola o ambiente da santa, macula a honra de uma moral cristã e a sua respectiva instituição doméstica. Encontramos na casa a santa e na rua a prostituta. 

Simbologia: A MERETRIZ Os prazeres carnais do feminino, no teatro rodrigueano, ficam destinados exclusivamente às meretrizes, e assim também suas consequências. Ir da santa para a prostituta é um convite constante, saboroso e de fácil execução. Já o oposto custa longos rituais e sacrifícios que muitas vezes não resulta em nada. Santa e prostituta são os arquétipos de nossas personagens femininas.