AMÉRICA PORTUGUESA PRÉ-COLONIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura político-administrativa da Colônia
Advertisements

AULA 2 os primeiros anos.
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Exploração do pau-brasil e escambo
A conquista da América Portuguesa
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
O Período pré-colonial
Capitanias Hereditárias COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA.
CONCENTRAÇÃO DE TERRAS
A DESCOBERTA DO BRASIL Portugal navegava desde o século XV. Os temores eram muitos: “acreditava-se que além do Cabo Bojador, os brancos tornar-se-iam negros,
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII. CONTEXTO: Grandes navegações Mercantilismo (colonialismo) Absolutismo Renascimento cultural Reforma religiosa Contrarreforma.
Administração Colonial As capitanias hereditárias: a privatização da colonização. As capitanias hereditárias: a privatização da colonização. Os direitos.
ROLAGEM MANUAL Óbidos vista de cima. Ao fundo a serra famosa da Sede do município – Serra da Escama, separada da Sede pelo Lago Pauxis.
Somente com a crise do café algumas mudanças ocorreram no país, mas mesmo com essas mudanças a concentração de terras e a violência no campo foram não.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
Vamos relembrar a primeira aula?
Organização Política do Brasil: do período colonial até os dias atuais
A Independência dos Estados Unidos da América (1776)
A América portuguesa: conquista e administração (p. 226 a 241)
Colonização Espanhola
América Espanhola Independência do Haiti
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
BRASIL – DE PAÍS AGROEXPORTADOR A PAÍS INDUSTRIALIZADO CAPÍTULO 1
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL COLONIAL –
O Antigo Regime em Portugal
BULA INTER COETERA Em 1493, o papa Alexandre VI estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas:
A Colonização da América Portuguesa
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
A presença portuguesa em África
Capitanias Hereditárias
Portugal e a Expansão* Comercial * conceito base - IMPERIALISMO
FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA
História – Gillianne Nunes
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
Expansão Marítima Espanhola
A construção do Império
A colonização da América Portuguesa
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
América Portuguesa Brasil Colônia.
AMERICA PORTUGUESA- ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E ECONOMIA
COLAPSOS NO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
O DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO COLONIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA
Expansão Europeia O Império Português.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
2.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Colonização espanhola na América
Sociedade, povo, nação, Estado e país
Colonização – conceitos básicos
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Expansão Marítima: o processo ibérico
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
Preparatório EsPCEx História Geral
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
América Portuguesa Aula 2
A colonização das Américas
Povoamento Construção do Brasil
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
América Portuguesa Aula 0
Formação e Independência dos Estados Unidos
Colonização Portuguesa na América
O novo Colonialismo. Desde a última grande crise alimentar, governos e empresas de nações ricas tem comprado ou arrendado terras férteis de países em.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
O mercantilismo em Portugal
Transcrição da apresentação:

AMÉRICA PORTUGUESA PRÉ-COLONIAL

Analise a imagem ao lado Analise a imagem ao lado. De que forma ela representa a região que posteriormente será o Brasil? Qual visão o mapa representa: a dos indígenas ou a dos europeus? Por quê? Mapa da costa do Brasil, 1519

Período pré-colonial Entre 1500 e 1530 O principal interesse de Portugal nesse momento eram as Índias recém-descobertas. Duas expedições para a futura América Portuguesa: 1501 (comandada por Gaspar de Lemos) e 1503 (Gonçalo Coelho) Primeiro contato colonial: arrendamento de terras  terras arrendadas para o nobre cristão-novo, chamado Fernão de Loronha

Exploração e comércio O arrendatário era obrigado e enviar seis expedições por ano para vigiar a costa. Também realizava as trocas comerciais com os indígenas (escambo – portugueses buscavam por pau-brasil). Uso do pau-brasil na Europa: tingimento de tecidos Falta de mão-de-obra: escravidão dos nativos Até 1535 a extração do pau-brasil foi a principal atividade econômica da colônia.

O que a imagem está representando O que a imagem está representando? De que forma essa imagem passa a ideia de resistência indígena à dominação dos colonizadores?

Índios Tupinambá na América Portuguesa, século 16

Interesses na colônia O interesse na colônia aumentou devido à grande concorrência de Portugal com outros países da Europa  em meados de 1535. Investimento na América Portuguesa  alternativa para a concorrência nas Índias.

Descoberta do ouro nas colônias espanholas  atraiu a atenção dos portugueses para as suas colônias. Riscos de invasão na América  Portugal precisava investir no território e protegê-lo dos concorrentes.

Interesses na colônia O interesse na colônia aumentou devido à grande concorrência de Portugal com outros países da Europa  em meados de 1535. Investimento na América Portuguesa  alternativa para a concorrência nas Índias.

Descoberta do ouro nas colônias espanholas  atraiu a atenção dos portugueses para as suas colônias. Riscos de invasão na América  Portugal precisava investir no território e protegê-lo dos concorrentes.

Expedição de Martim Afonso de Souza 1530-1533 Objetivos: patrulhar a costa, estabelecer uma colônia e explorar a região  ocupação do território Martim fundou a primeira vila na colônia, no litoral de São Vicente (1532).

Antes de 1532 - Fernão de Noronha recebeu do rei português a Ilha de São João, primeira capitania do Brasil (depois foi chamada de Fernando de Noronha, em homenagem a ele)

Capitanias hereditárias D. João III - criou o sistema de capitanias hereditárias. Divisão do Brasil em 15 partes, com linhas paralelas ao equador Objetivo: transferir para terceiros os investimentos e ocupar o litoral, evitando qualquer tipo de ocupação de outro país.

Coroa portuguesa entregava o direito de administrar as regiões, a partir do documento "Carta de Doação“. Quem recebia as terras, normalmente um nobre português, não se tornava proprietário, apenas tinha a posse do território

Mapa de Luís Teixeira (c Mapa de Luís Teixeira (c. 1574) com a divisão da América Portuguesa em capitanias. A linha de Tordesilhas está deslocada dez graus mais a oeste. Biblioteca da Ajuda (Lisboa).

Capitanias hereditárias Donatário recebia também a Carta Floral, que garantia alguns direitos e deveres: - Fundação de vilas - Concessão de lotes de terras para os colonos (sesmarias) - Impostos para a Coroa - A capitania não podia ser doada nem vendida.

Exemplo de Carta Floral, Portugal, 1510

Capitanias hereditárias Não deram certo por muito tempo. Distância de comunicação entre colônia e metrópole Falta de investimentos Resistência indígena São Vicente e Pernambuco tiveram maior sucesso.

Dificuldades encontradas na colônia: clima quente e úmido, ataques de indígenas, falta de infraestrutura, fome, falta de alimento O "Brasil" deixou de ser considerado paradisíaco, quando os europeus chegaram para habitá-lo. Desconstrução de um imaginário criado à distância

Governos Gerais e a administração colonial Crise das capitanias hereditárias  1548 Coroa decidiu iniciar uma colonização mais sistemática. Criação do Governo Geral, com sede em Salvador Governo Geral (governo central) e Câmaras Municipais (governos locais)

Centralização administrativa  disputas e conflitos entre os interesses locais e os da metrópole 1548 até 1808  o Brasil teve 53 governadores-gerais, nomeados pelo rei. Três primeiros: Tomé de Souza (1549-1553); Duarte da Costa (1553-1558); Mem de Sá (1558-1572)