Relações lógico-semânticas no discurso II Prof.ª Marcelle Pimentel
Relação de adição Estabelece uma ideia de acréscimo de informações a uma ação já informada.(e, nem, não só...mas também, além de, ...) Ex.: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz. Não só fez a tarefa, como também entregou o trabalho.
Relação de oposição adversativa Manifesta-se em enunciados de orientações argumentativas diferentes; ideias opostas.(mas, porém, contudo, entretanto, ...) Ex:
Relação de disjunção argumentativa Liga enunciados que têm orientações discursivas diferentes, com o objetivo de influenciar o leitor a modificar sua opinião por meio do segundo segmento ou, simplesmente, a aceitar a opinião expressa no primeiro.(ou) Ex: Comparecerei à reunião. Ou não será mais preciso?
Relação de explicação ou justificativa O segundo segmento justifica o primeiro.(porque, pois, que, ...) Ex: Precisamos sair da sala, porque a aula acabou.
Relação de conclusão Une segmentos de modo que haja uma conclusão ou dedução a partir de duas ou mais premissas verdadeiras.(portanto, logo, por isso, ...)
Relação de alternância Une segmentos que se alternam ou se excluem entre si.(ou, ora...ora, ...) Ex.: Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva.
Análise Música: Só sei dançar com você. (Tulipa Ruiz)