CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
DEMOCRACIA.
Capitalismo / Socialismo
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
SOCIALISMO CIENTÍFICO
Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo e Neoliberalismo
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Século XIX Educação Nacional.
CAPITALISMO SOCIALISMO
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Prof. Everton da Silva Correa
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
O mundo dividido: capitalismo / socialismo
Materialismo histórico e dialético
O I L U M N S Professor: Odair.
Doutrinas Sociais Parte II.
Doutrinas Sociais parte II.
Prof. Frederico Cavalcanti
MUNDO DO TRABALHO.
Aula Semi - Fortunato.
Karl Marx e a História da Exploração
Karl Marx Unidade 1, capítulo 5: p. 63
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
CAPITALISMO.
SOCIALISMO.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Avaliação de Geografia
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
Aula de Sociologia – Karl Marx
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Socialismo.
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Doutrinas sociais.
Revolução Russa.
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
Teorias Sociais no século XIX
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Socialismo.
O pensamento liberal Capítulo 18.
Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Karl Marx.
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Capitalismo x Socialismo
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Indivíduo e sociedade Capítulo 3. Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais Devemos analisar os individuos de acordo com o contexto de suas condições.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
CAPITALISMO X SOCIALISMO.
Transcrição da apresentação:

CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura; A divisão técnica do trabalho, ou seja, a especialização do trabalhador em tarefas cada vez mais segmentadas no processo produtivo.

Suas características aparecem desde a baixa idade média (do século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade; Crise do Feudalismo – Peste Negra (40%) – Crescimento do Comércio – Revolução Industrial.

1ª Fase - Revolução Industrial (Inglaterra – Europa – Estados Unidos) 2ª Fase – A partir da Primeira Guerra mundial - o mercado internacional restringiu-se; a concorrência americana derrotou a posição das organizações econômicas européias e impôs sua hegemonia. Os Estados Unidos, depois de liderarem a economia capitalista mundial até 1929, foram sacudidos por violenta depressão econômica que abalou toda sua estrutura. 3ª Fase – Após a segunda guerra – substituição do liberalismo pela intervenção do Estado.

Crítica ao capitalismo Karl Marx - ideólogo alemão que propôs a alternativa socialista para substituir o Capitalismo; Antagonismo irredutível entre as duas classes principais da sociedade capitalista: a burguesia e o proletariado, isto é o empresariado e os assalariados; Alienação; Mais Valia; Não garante meios de subsistência a todos os membros da sociedade – Desemprego.

Os regimes socialistas não tinham conseguido estabelecer a sociedade justa e de bem-estar que pretendiam: A União Soviética, maior potência militar do planeta, exauriu seus recursos na corrida armamentista, mergulhou num irrecuperável atraso tecnológico e finalmente se dissolveu em 1991; A Iugoslávia socialista se fragmentou em sangrentas lutas étnicas; A China abriu-se, cautelosa e progressivamente, para a economia de mercado.

O SOCIALISMO Sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos; É um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho, entre outras

Os pensadores socialistas entendiam que a produção capitalista, estabelecida a partir da propriedade privada dos meios de produção e da exploração do trabalho assalariado, era incapaz de socializar a riqueza produzida; O socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

• Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.  • Não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades. • Economia planificada: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo.

O principal pensador do socialismo foi Karl Marx, para ele esse regime surgiu a partir do capitalismo e seus meios de produção, tendo seu controle desempenhado pelo proletário, assim como o Estado, que posteriormente seria extinto, dando origem ao comunismo que corresponde a uma sociedade sem governo, polícia, forças armadas entre outros, além de não possuir classes sociais e economia de mercado. CAPITALISMO -> SOCIALISMO -> COMUNISMO

O ANARQUISMO Movimento que surge no século XIX, propondo uma organização da sociedade onde não haja nenhuma forma de autoridade imposta. Para os anarquistas, uma revolução não deve levar à criação de um novo Estado porque este seria sempre uma nova forma de poder coercitivo;

Anarquia=Anarquismo: é uma palavra que deriva da raiz grega — an (não, sem) e archê (governador) — e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do capitalismo e do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. Exemplificando, Anarquismo é a teoria libertária baseada na ausência do Estado. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita, defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.

Duas principais correntes: Pacífica - qualquer mudança social deve ser feita com base na fraternidade e na cooperação entre os homens.(francês Pierre-Joseph Proudhon) Violenta - a modificação da sociedade só pode ser feita depois de destruída toda a estrutura social existente, para isso é válida a utilização da violência e do terrorismo.(russo Mikhail Bakunin)

Comunismo: é uma ideologia e um sistema econômico que tem por objetivo a criação de uma sociedade sem classes baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a consequente abolição da propriedade privada. O comunismo, cujas origens remontam às obras de Karl Marx, é normalmente considerado como parte de um mais amplo movimento socialista. Sob tal sistema, o Estado não teria necessidade de existir e seria extinto.

Comunismo X Anarquismo o Comunismo seria uma forma onde existiria entre aspas um governo onde as propriedades são coletivas, e as decisões são tomadas pelo conselho que substituía toda a sociedade. O anarquismo seria a ausência total de qualquer governo ou algo do tipo, por isso algumas pessoas em certas ocasiões  chegam a dizer que alguma coisa desorganizada chega ser uma anarquia, que seria uma explicação que muito que não concordam dizem, com ausência total do governo, tudo seria uma bagunça.

SOCIALISMO REAL X SOCIALISMO IDEAL O socialismo, em sua essência, apresentava-se como algo favorável à classe dos trabalhadores, na prática o regime não obteve êxito, os países que aderiram a tal regime político não se estabeleceram no cenário mundial e, além disso, enfrentaram diversos problemas por conta do sistema.