VII CONGRESSO PARAIBANO DE PEDIATRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VII CONGRESSO PARAIBANO DE PEDIATRIA
Advertisements

REANIMAÇÃO NEONATAL: CONDUTAS 2011 I Congresso Paraibano de Saude Materno-Infantil Campina Grande – PB (31/3-1/4/2011) Jucille Meneses.
CUIDADOS IMEDIATOS AO RECÉM-NASCIDO NA SALA DE PARTO
PRÉ-NATAL CONJUNTO DE MEDIDAS QUE REDUZ A MORTALIDADE MATERNA E FETAL PARTA DE: CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ENCAMINHA ALTO RISCO PARA A ATENÇÃO SEDUNDARIA/
Gestão 2015 – 2017 Departamento de Fiscalização. 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens Vitória/ES – 25/08/16 Implantação do protocolo.
Débitos de Enfermagem. PRONTUÁRIO DO PACIENTE VERSUS REGISTROS DE ENFERMAGEM A palavra prontuário origina-se do latim promptuariu, que significa lugar.
Aferição de Pressão Arterial em Crianças e Adolescentes Cecília Sigaud.
Trabalho de Parto Enfermeiro Cleiton Travasso. Introdução Parto – Processo fisiológico  sem complicações – Entretando  conhecer possíveis eventos adversos.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Orientador: Leandro Leitzke Thurow
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
8º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1st International Symposium on Nursing.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Modalidade a Distância
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
INDICADORES DE SAÚDE.
Amparo Maternal Saúde e ciclos de vida I.
Gestão Democrática.
PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM
A UTI Neonatal: Uma Visão Materna
Sejam Bem vindas. UNIDADE DE SAÚDE “URSULINO COSTA” Equipe de Saúde da Família Setembro/2017.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
Destaques do texto sobre entrevista social
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em Neonatologia
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Método Mãe Canguru: aplicação no Brasil, evidências científicas e impacto sobre o aleitamento materno Sonia Isoyama Venancio, Honorina de Almeida J Pediatr.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Proposta de Atendimento aos Recém-Nascidos Pré-termos Extremos
Wolfang Stable Báez Orientador:Pablo Viana Stolz
Melhoria da Atenção Pré-natal e ao Puerpério na UBS Floresta, Bagé/RS
Aluno: Luiz Gustavo Espanhol Orientador: Nailê Damé Teixeira
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Orientações para as gestantes e acompanhantes: Reta final... Morgana Teles Enfermeira Obstetra e Doula.
CCIH: composição, seu papel e resultados
Como atrair o profissional médico?
Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
Políticas Nacionais de Urgências e Emergências e o papel do enfermeiro em situação de urgência/emergência PORTARIA Nº 1.601, DE 7 DE JULHO DE 2011 Estabelece.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
“Sífilis Congênita: aumento de casos e diagnósticos”
Indicadores epidemiológicos
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Baixa Produção de Leite
Moutinho M. S. ; Ferreira D. B. ; Silva C. A. L. ; Araújo J. B
Método Mãe Canguru: aplicação no Brasil, evidências científicas e impacto sobre o aleitamento materno Sonia Isoyama Venancio, Honorina de Almeida J Pediatr.
Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em Neonatologia
Trabalho de Conclusão de Curso
Fabrício P.Monteiro/Dra.Nilcéa
Cuidados com o Coto Umbilical Enfa Nildiany Bispo.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
GERÊNCIA DE ENFERMAGEN OBSTÉTRICA NAS UNIDADES OBSTÉTRICAS – CPN/CO MORGANA TELES ESP. ENFERMAGEM OBSTETRÍCA RT E PLANTONISTA DO CPN/HEDA DOULA.
Cuidados de Enfermagem a Saúde da Mulher e RN ENF06701 Professoras: Alcione Souza, Camila Marcondes, Clenise Schmidt, Graciela Gehlen e Ida Vaz.
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECÉM NASCIDO PREMATURO.
Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto pelos estudantes: João Oliva Mário Machado Condições Ambientais em Salas de Aula: Conforto Térmico.
Transcrição da apresentação:

VII CONGRESSO PARAIBANO DE PEDIATRIA A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO FERNANDA LIRA

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO No Brasil, nascem cerca de 3 milhões de crianças/ano; 98% em hospitais (MS,2006); Em 2005 e 2006, 15 RN morreram/dia devido a condições associadas à asfixia perinatal, sendo 5 RNT sem malformações congênitas (SBP, 2010). “ O NASCIMENTO É O EVENTO MAIS PERIGOSO COM O QUAL O SER HUMANO SE DEFRONTA DURANTE TODA SUA EXISTÊNCIA”

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO NOVAS DIRETRIZES ( SBP )

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO ACOMPANHANTES NO PARTO: (...) a presença de acompanhante contribui para a melhoria dos indicadores de saúde e do bem-estar da mãe e do recém-nascido. A presença do acompanhante aumenta a satisfação da mulher e reduz significativamente o percentual das cesáreas, a duração do trabalho de parto (Hotimsky apud Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, 2002). LEI FEDERAL 11.108 , de 7 abril 2005 HRTN

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO ASPECTOS FUNDAMENTAIS RECEBER COM DIGNIDADE A MULHER , SEUS FAMILIARES E O RECÉM NASCIDO ; Atitude ética e solidária dos profissionais Organização da instituição (ambiente acolhedor) Instituir rotinas hospitalares Respeito às individualidades ADOTAR MEDIDAS E PROCEDIMENTOS BENÉFICOS PARA O ACOMPANHAMENTO DO PARTO E DO NASCIMENTO ; EVITAR PRÁTICAS INTERVENCIONISTAS DESNECESSÁRIAS.

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO E EU ??? Estou seguro de tudo que é feito por mim ; antes e depois do parto ?????? PORTARIA MS N° 1.067, 4 DE JULHO DE 2005 “ Todo recém-nascido tem direito à assistência neonatal de forma humanizada e segura”

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO O QUE NÃO É BOM PARA MIM?

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO O QUE É BOM PARA MIM? NASCER DE PARTO NORMAL E HUMANIZADO A humanização do parto não significa mais uma nova técnica ou mais conhecimento, mas sim uma filosofia de atendimento que respeita a fisiologia do nascimento e as escolhas do casal grávido.

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO PRESENÇA DO NEONATOLOGISTA / PROFISSIONAL SAÚDE 1 em cada 10 RN necessita de assistência para iniciar a RESPIRAÇÃO ao nascimento. 1 em cada 100 RN necessita de INTUBAÇÃO TRAQUEAL e/ou MASSAGEM CARDÍACA. 1 em cada 1000 RN necessita de IOT , MC e MEDICAÇÕES , desde que a ventilação com BALÃO e MÁSCARA seja realizada corretamente

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO CONTROLE TÉRMICO Ambiente : 26° RN T : recepcionar em campos aquecidos , secar , desprezar campos úmidos e colocar no colo da mãe ( contato pele a pele ) , cobrir com campos secos; RN PT : fonte de calor radiante menores de 1500g : saco plástico poroso touca de malha tubular Adiar pesagem e banho

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO CLAMPEAMENTO TARDIO Posição placenta X RN.

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO CONTATO PELE A PELE IMEDIATO E EFETIVO Mantém a Temperatura Maior estabilidade cardiorespiratória; Promove amamentação; Fortalece o vínculo.

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO AMAMENTAÇÃO SEM DEMORA ( PRIMEIRA HORA DE VIDA ) Oferecer apoio qualificado à mãe durante a primeira mamada assegurando que o RN tenha uma boa sucção e mame efetivamente. Maior duração do aleitamento materno exclusivo; Previne morbidade e mortalidade; CREDÊ Nitrato de prata a 1% Iodopovidona 0,5 A 2,5% - Rev Bras Oftalmol. 2011; 70 (1): 57-67

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO “ Com os RN normais, VIGOROSOS , nada mais deve ser realizado além de enxugá-los, aquecê-los, avaliar as suas condições e entregá-los às suas mães para estabelecer um contato precoce e íntimo. As manobras de reanimação devem ser realizadas apenas em situações necessárias, sendo desaconselhável empregar estes procedimentos de forma rotineira ”.

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO CONCENTRAÇÃO de O² em RNT e RN < 34 sem. Mesmo sabendo que os RNPT não atingem a SatO² desejada com AR

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO Percentis para Saturacão de O2 em RN T e RN PT Saudaveis 87 % 60 % RN PT

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO Valores de saturacao de O2 considerados adequados

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO

A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO Nada de politicamente útil acontece até que as pessoas comecem a dizer coisas nunca ditas antes, permitindo assim que visualizemos práticas novas, ao invés de apenas analisar as velhas. (Rorty, 1993 )

MUITO OBRIGADA !