TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PME Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
Advertisements

AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
Terapia do Processamento Auditivo
Ambiente Acústico.
Prof.Orientador: Profª Drª.Lílian Lisboa Miranda
Estudo de coorte retrospectivo
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
A música Uma jornada sonora E.E.E.F.Lions Club Porto Alegre – Farrapos
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
ARTIGO: ESTEEM 2 MIDDLE EAR IMPLANT: OUR EXPERIENCE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
EFEITO DOS DIFERENTES TIPOS DE EXERCÍCIO EM INDIVÍDUOS MOÇAMBICANOS PORTADORES DO HIV QUE FAZEM O USO DA TERAPIA COM ANTIRETROVIRAL Bom dia as minhas.
Velocidade dos movimentos orais e achados eletromiográficos: estudo comparativo entre crianças gagas e fluentes Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade.
Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral
Universidade de São Paulo
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
Ritmo Melodia Harmonia
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC
Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
Fatores de risco em crianças disfluentes sem recorrência familial: comparação entre o gênero masculino e feminino CMC Oliveira; D Cunha; AC Santos; HA.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
Desempenho dos AASI (BTE, ITC e CIC)
Orientadora: Profª Drª. Edilene Boéchat
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Análise perceptivo-auditiva, acústica e da qualidade de vida relacionadas à voz em pacientes com Disfonia Espasmódica nos momentos pré e pós aplicação.
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
Projecto Curricular de Turma
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Nomenclatura na área da Surdez
Perfil de Extensão de Fala e Voz na Clínica Vocal Miriam Moraes Profª Drª Mara Behlau.
DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO O QUE SABEM OS DOENTES?
EFICÁCIA DO AASI NA MELHORA DO ZUMBIDO
Música ELEMENTOS Básicos.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Introdução Aparelho auditivo implantado no osso (BAHA) é um dispositivo de titânio que fornece uma via alternativa da transmissão som até a coclea.
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Março/2014
Fernanda Ferreira Caldas
SANTO ANTONIO DO JACINTO
Suporte XML em SGBD para manipulação de partituras musicais
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
Introdução ao Sistema de Implante Coclear
Sequência Pedagógica da Dança
Marco Antonio Nabuco de Araujo Chefe do Laboratório de Ensaios Acústicos Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador NR 7 e NR 15.
Caso Clínico Disciplina : Prótese Auditiva.
Tabela 2 - Valores observados do coeficiente de correlação de Spearman do Datalloging com IPRF, escore total, efeitos positivos, fatores negativos, questão.
A música e a voz A música e a voz © 2001 Wilson de Pádua Paula Filho.
AUDIÇÃO.
MUSICOTERAPIA.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
TESTE DA ORELHINHA.
Fundamentos Teóricos & Aplicações Clínicas
AÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE NO CONTROLE DA DOR: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA Bárbara Gaião.
Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.
O modelo de Cuidado Integrado na Saúde Suplementar Uma experiência no Rio de Janeiro Anelise Fonseca Médica, Doutora em Epidemiologia ENSP/Fiocruz Coord.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Características dos Sons
PET Fonoaudiologia apresenta:
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
ANÁLISE DA QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES PORTADORES DE DOR CRÔNICA
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL: uma proposta para idosos usuários de próteses auditivas Katya Freire; M. Cecília M. Iorio; Liliane Desgualdo - UNIFESP Tese de Doutorado TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL

OBJETIVOS e MÉTODO OBJETIVOS Desenvolver e propor um programa de treinamento auditivo musical para idosos usuários de próteses auditivas direcionado às habilidades auditivas de processamento temporal e desempenho frente a diferentes e simultâneos eventos acústicos Verificar o benefício desse treinamento nas habilidades auditivas de idosos usuários de próteses auditivas. MÉTODO 1. ELABORAÇÃO DOS 7 DVDS DE TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL 2. APLICAÇÃO DO TREINAMENTO Idade a acima de 60 anos; Portadores de PA NS leve a moderado, descendente, IPRF72%; Queixa de compreensão de fala no ruído; Usuários de próteses auditivas até 3 meses - GI – Sem intervenção – 5 indivíduos - GIIA – Treinamento Auditivo Musical – 5 indivíduos GIIB – Exposição a Música Clássica - 5 indivíduos Avaliação: APHAB, HHIE, LS, MSNVS, LRSS, LRSR TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL

RESULTADOS E CONCLUSÃO Elaboração de 7 DVDS: Figura-Fundo para sons instrumentais; Figura-Fundo para sons sequenciais; Escuta Direcionada; Duração dos Sons; Frequencia dos Sons; Ritmo; Fechamento Auditivo Diferenças estatisticamente significantes APHAB e HHIE MSNVS – 4 instrumentos LRSR => R S/R CONCLUSÃO Foi elaborado um programa de Treinamento Auditivo Musical para idosos usuários de próteses auditivas direcionado às habilidades auditivas de processamento temporal em desempenho frente a diferentes e simultâneos eventos acústicos O Treinamento Auditivo Musical melhorou as habilidades auditivas TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL