Trabalho de Conclusão de Curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em saúde da família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de curso
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ada Alicia Cabrera Ramirez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma n° 8   Melhoria da Atenção.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa De Pós-Graduação Em Saúde Da Família Trabalho de Conclusão de Curso MELHORIA DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DO CENTRO DE SAÚDE VICENTE DO RÊGO FILHO – PORTALEGRE/RN    Suame Cristine Melo Freitas Orientador Leandro Leitzke Thurow   Pelotas, 2013

Introdução Importância da ação programática: No Brasil, o diabetes junto com a hipertensão arterial, é responsável pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à diálise. BRASIL, 2006

Introdução Caracterização do município de Portalegre/RN Cidade serrana com 7.320 habitantes; 01 Centro de Saúde e 07 postos de saúde.

Introdução Caracterização do Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho 01 ESF, “A” (8 ACS, 3 enfermeiras, 1 médico e 1 técnica de enfermagem);

Introdução Situação da Ação Programática antes da intervenção 490 hipertensos e 88 diabéticos adscritos; Baixa cobertura, livre demanda; Sem registro e monitoramento; Ausência de educação em saúde.

Objetivos Geral: Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus no Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho.

Metodologia Intensificação do número de consultas; Melhoria da assistência através da criação de vínculos, realização de exames complementares e encaminhamentos necessários; Busca-ativa dos usuários; Criação de cartão espelho; Capacitação da equipe; Criação do grupo HIPERDIA na Praça.

Objetivos, Metas e Resultados Ampliar a cobertura de atendimento ao hipertenso/diabético. Ampliar a cobertura de atendimento ao hipertenso/diabético em 60%

Objetivos, Metas e Resultados 2. Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa Buscar 70% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas conforme periodicidade recomendada

Objetivos, Metas e Resultados 2. Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa Buscar 70% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos à realização de exames complementares conforme periodicidade recomendada.

Objetivos, Metas e Resultados 3. Promover à saúde do hipertenso e/ou diabético Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 50% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos.

Objetivos, Metas e Resultados 3. Promover à saúde do hipertenso e/ou diabético Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 50% dos pacientes hipertensos e/ou diabéticos.

Objetivos, Metas e Resultados 4. Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na Unidade Identificar todos os hipertensos e diabéticos acompanhados que se encontrem descompensados de acordo com o protocolo adotado

Objetivos, Metas e Resultados 4. Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na Unidade Capacitar 100% da equipe da ESF “A” no atendimento ao hipertenso e diabético Participaram das capacitações 85% da equipe.

Objetivos, Metas e Resultados 5-Melhorar o registro das informações Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados na UBS Realizado 100% dos cartões espelho e arquivados.

Discussão Despertar da necessidade de um maior compromisso por parte da equipe e de uma integração entre os profissionais; Mudamos o pensar e o fazer acerca do processo saúde/doença; A maior dificuldade apresentada pelos profissionais em dar continuidade a intervenção foi a grande quantidade de usuários.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Foi-nos possibilitada a reflexão teórica sobre a nossa prática profissional. O verdadeiro valor da educação em saúde; Aprendemos que os obstáculos, por mais difíceis e que eles sejam sempre serão passíveis de soluções.

PORTALEGRE TAMBÉM AGRADECE! MUITO OBRIGADA! PORTALEGRE TAMBÉM AGRADECE!