O GINÁSIO EXPERIMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Fundação Roberto Marinho
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Trabalho Decente e Juventude
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Encontro internacional de intercâmbio técnico em Educação Fiscal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
Referências.
FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO TÉCNICO NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA UM REFERENCIAL FORMATIVO COM BASE EM NOVO PERFIL PROFISSIONAL REQUERIDO Cleunice.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
Secretaria da Educação e Cultura
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Profª. Janaina Pena Camargo
Construindo uma identidade profissional
Uma nova metodologia para uma nova escola
Informática na Educação
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Profª Rosângela Araujo
Desenvolver Por uma Nova Escola.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Currículo por Competências e Habilidades.
Ano Tema Temática 1998 Viver e aprender Vida, conhecimento 1999
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
PESQUISA NA ESCOLA Vania Hirle Almeida
UMA PARCERIA.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Trabalhando com Grupos
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Equivalente à média dos países da OCDE
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Atividades de Novembro. No PEF Villaça surgem novas amizades, independentes de idade, profissão ou classe social dos freqüentadores. PEF.
Os quatro pilares da educação.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Informática na Educação
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Você está prestes a conhecer um lindo lugar ! Escola Municipal De Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer.
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
Desenvolvimento humano em um mundo em movimento Daniel Santos 11/15.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto.
XIX SEMANA DA EDUCAÇÃO PAULO FREIRE SANTOS – SP 2007 Pensar global, agir local: Uma questão de atitude.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

O GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA

Por que conceber um NOVO MODELO DE ESCOLA?

Porque a Escola não responde aos desafios postos para a Educação do Século XXI E as evidências são : Os baixos indicadores de aprendizagem A ausência de perspectivas do jovem em relação ao futuro Número muito grande de alunos apresentando defasagem série/idade Absenteísmo escolar

AUTÔNOMO SOLIDÁRIO COMPETENTE O jovem idealizado neste modelo é um JOVEM AUTÔNOMO SOLIDÁRIO COMPETENTE Porque será capaz de avaliar e decidir baseado nas suas crenças, valores e interesses Porque será capaz de envolver-se como parte da solução, e não do problema, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso Porque estará preparado para compreender as exigências do novo mundo do trabalho; porque será detentor de conhecimentos essenciais para um bom desempenho e estará apto para a aquisição de habilidades específicas requeridas para o seu Projeto de Vida. E por isso deve ser educado numa escola onde o JOVEM É O PROTAGONISTA

NOVO MODELO de Escola, com inovações em Então cria-se um NOVO MODELO de Escola, com inovações em CURRÍCULO Eletivas Projeto de Vida Protagonismo Estudo Dirigido MÉTODO Polivalência Educopédia GESTÃO Acompanhamento de processos e resultados.

ESTRATÉGIAS BIBLIOTECA COM ACERVO DE EXCELÊNCIA ESTUDO ORIENTADO GUIAS DE APRENDIZAGEM MONITORIA LABORATÓRIOS TEMPO INTEGRAL MATERIAL ESTRUTURADO ÊNFASE NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EDUCOPÉDIA POLIVALÊNCIA POR NUCLEOS DE CONHECIMENTO INTENSA PARTICIPAÇAO NAS OLIMPÍADAS DE CONHECIMENTO, EVENTOS CULTURAIS , ARTÍSITCOS, ESPORTIVOS ETC AVALIAÇAO DE ENTRADA NIVELAMENTO FORMAÇÃO CONTINUADA PERMANENTE ELETIVAS

ALGUMAS SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS BORAN, Jorge. O futuro tem nome: Juventude.Paulinas, 1994. COSTA, Antônio Carlos Gomes. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Fundação Odebrecht, 2000. Protagonismo Juvenil. FTD, 2006. A presença da Pedagogia, Global Editora, 2002. A Pedagogia da Presença – da solidão ao encontro. Modus Faciendi,1994. Educação para do Desenvolvimento Humano. Saraiva, 2004. Presença Educativa. Salesiana, 2001 DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Cortez. 2004 A Educação para o Sec. XXI – questões e perspectivas. Artmed ,2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 2004 GARDNER, Howard. Mentes que Mudam.Artmed, 2005. MEIRA, Silvio. A sala de aula desconectada. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me0109201122.htm TORO, Bernardo. Códigos da Modernidade, Capacidades e competências mínimas para participação produtiva no século XXI  http://www.ufrn.br/sites/engenhodesonhos/mediateca/artigos/codigosdamodernidade.pdf  

Arte gráfica - Jordana Abreu - 10/276688-9 - Agente Educador II CONTATOS: emrivacorrea@rioeduca.net gecrivacorrea.blogspot.com.br artescolapublica.blogspot.com.br docendo.blogspot.com.br Arte gráfica - Jordana Abreu - 10/276688-9 - Agente Educador II