II Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Advertisements

CURSO NOVOS GESTORES E OS DESAFIOS ATUAIS
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
O desafio municipal para provimento e fixação do Profissional Médico
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
CONASEMS -
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
O Sistema Único de Saúde
Políticas Sociais em Saúde Pública
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE GOIÁS
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
– Família real – Família real.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
A CNTU e a Saúde no Brasil
DEMANDAS JUDICIAIS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FACE DO SUS ENSP/FIOCRUZ RIO DE JANEIRO MARÇO/2012.
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
XXIX CONGRESSO DE SECRETARIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO CAMPOS DO JORDÃO-SP 2015/MARÇO 1º Encontro de Prefeitos do Estado de São Paulo.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
FINANCIAMENTO DO SISTEMA UNICO DE SAUDE. DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 OS MUNICÍPIOS VEM ASSUMINDO NOVAS E RECORRENTES RESPONSABILIDADES SEM O.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Transcrição da apresentação:

II Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas V Encontro de Gestores de Saúde do Interior do Amazonas “Contextualização e atuação do Conasems no desenvolvimento de políticas públicas de saúde ” ^ Rio Preto da Eva, 18 a 22 de novembro de 2013 Denise Rinehart Assessora do CONASEMS Coordenadora Técnica do Núcleo de Participação da Comunidade na Saúde

CONTEXTUALIZAR Resgatar nossa história para entender que se não soubermos de onde viemos, provavelmente não saberemos para onde vamos.

A VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE A REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA Final dos anos 80 DEMOCRACIA BOOO! A VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE 1986 O CONASEMS E OS COSEMS O SUS A REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA Inicia nos anos 70 DITADURA CONSTITUIÇÃO FEDERAL-1988 A Participação da Comunidade na Saúde: Diretriz do SUS – CF Art. 198 Principio do SUS – Lei nº 8080 Art. 7 Lei nº 8142/90

Temos muito a comemorar 25 anos de SUS 25 anos de CONASEMS 20 anos de COSEMS PARABÉNS!

Comemorar sem imobilizar... FATOR AMAZÔNICO ???? Comemorar sem imobilizar... ESPECIFICIDADES ...Pois ainda temos muito o que fazer! Eis alguns de nossos desafios: SAÚDE INDÍGENA MAPA RENASES COAP REDES TRANSPORTE SANITÁRIO COBERTURA de AB ALTA COMPLEXIDADE SUS REGIONALIZAÇÃO ACESSO

Nossos avanços Carta do Norte => TESE Criação da Diretoria Extraordinária das Populações Ribeirinhas Ampliação da Secretaria Extraordinária da Amazônia Legal Proposta de revisão da Portaria de Saúde Integral da População do Campo e da Floresta

Nossos avanços Ampliação da participação dos secretários no COSEMS AMAZONAS Estruturação e fortalecimento do escritório do COSEMS AM Apoiadores e a regionalização Comunicação e Informação – Página, jornal

Mas tudo isso ainda é pouco! Retomada do processo de planejamento do COSEMS; Fortalecimento das relações interfederativas Aproximação com SESAI; Captação e fixação de médicos – Mais médicos – considerando especialistas; Regionalização – 95% da MAC na capital; Atenção Básica ordenadora da rede e coordenadora do cuidado

Superar Desafios ainda é preciso! Financiamento suficiente e estável; Especificidades Regionais, sua metodologia – definir o que, quando e para quem; Estratégia dos incentivos federais por programas – perda de autonomia do gestor local e limite prudencial da LRF; Apoio Técnico e financeiro da Secretaria de Estado da Saúde – Lei 8080- art. 17 inc. III “Nordeste Pai D’Égua”

Superar Desafios ainda é preciso! PROMOÇÃO DA EQUIDADE Igualdade de fato e de direito; Romper com a lógica da tutela e a verticalidade; Reverter Estratégias que perpetuam iniquidades;

MUITO OBRIGADA! Denise Rinehart ASSESSORA DO CONASEMS denise@conasems.org.br Celular 61 9279 1378