ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011 UNASUS/UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011 IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO NA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO BAIRRO VENEZA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO NORTE - RS Acadêmica: CD. MARIANA GONZALEZ CADEMARTORI Orientadora: ROBERTA ANTUNES MACHADO
Introdução
Objetivos
Aprimorar a Atenção Odontológica às Gestantes. Promover educação em saúde bucal; Aumentar a adesão ao atendimento odontológico; Melhorar a qualidade das ações de saúde bucal durante o Pré-Natal; Aperfeiçoar o registro e coleta de informações.
Aprimorar a Atenção Odontológica às Gestantes. Promover educação em saúde bucal; Aumentar a adesão ao atendimento odontológico; Melhorar a qualidade das ações de saúde bucal durante o Pré-Natal; Aperfeiçoar o registro e coleta de informações.
Aprimorar a Atenção Odontológica às Gestantes. Promover educação em saúde bucal; Aumentar a adesão ao atendimento odontológico; Melhorar a qualidade das ações de saúde bucal durante o Pré-Natal; Aperfeiçoar o registro e coleta de informações.
Aprimorar a Atenção Odontológica às Gestantes. Promover educação em saúde bucal; Aumentar a adesão ao atendimento odontológico; Melhorar a qualidade das ações de saúde bucal durante o Pré-Natal; Aperfeiçoar o registro e coleta de informações.
Metas
Cadastrar 100%; Atender 100% durante o Pré-Natal; Orientar 100% sobre: * riscos de tabagismo, * uso de álcool e drogas, * saúde bucal (gestante e bebê);
Reduzir em 90% atendimento de urgência; Aumentar 100% da frequência; Atingir 90% de gestantes com saúde bucal adequada.
Método
População – Alvo do estudo Local do estudo
“Protocolo Integrado de Atenção à Saúde Bucal”. Quatro Eixos Pedagógicos: * Organização e gestão do serviço; * Monitoramento e avaliação * Engajamento público; * Qualificação da prática clínica.
“Protocolo Integrado de Atenção à Saúde Bucal”. Quatro Eixos Pedagógicos: * Organização e gestão do serviço; * Monitoramento e avaliação; * Engajamento público;; * Qualificação da prática clínica.
“Protocolo Integrado de Atenção à Saúde Bucal”. Quatro Eixos Pedagógicos: * Organização e gestão do serviço; * Monitoramento e avaliação; * Engajamento público;;; * Qualificação da prática clínica.
“Protocolo Integrado de Atenção à Saúde Bucal”. Quatro Eixos Pedagógicos: * Organização e gestão do serviço; * Monitoramento e avaliação; * Engajamento público; * Qualificação da prática clínica.
“Protocolo Integrado de Atenção à Saúde Bucal”. Quatro Eixos Pedagógicos: * Organização e gestão do serviço; * Monitoramento e avaliação; * Engajamento público; * Qualificação da prática clínica.
Sistema de registro e monitoramento dos dados: Questionário; Ficha Clínica; Controle da frequência nas reuniões de grupo; Plano de Tratamento; Procedimentos realizados; Indicadores
Resultados
Promover educação em Saúde Bucal às gestantes Orientar 100% das gestantes sobre os riscos de tabagismo e do uso do álcool e drogas na gestação – com ênfase na Odontologia; Garantir a 100% das gestantes o recebimento de orientação quanto a questões de saúde bucal na gestação. Gráfico 1 – Proporção de gestantes presentes nos grupos de apoio e educação continuada.
Gráfico 2 – Proporção de gestantes que receberam orientação quanto a saúde bucal durante a gestação.
Melhorar a adesão das gestantes às consultas odontológicas para as gestantes. Orientar 100% das gestantes sobre os riscos de tabagismo e do uso do álcool e drogas na gestação – com ênfase na Odontologia; Garantir a 100% das gestantes o recebimento de orientação quanto a questões de saúde bucal na gestação. Gráfico 4 – Proporção de gestantes cadastradas pela equipe que foram atendidas no consultório odontológico.
Gráfico 4 – Proporção de gestantes que buscaram o atendimento de urgência em saúde bucal em cada mês.
Melhorar a qualidade das ações de saúde bucal durante o Pré-Natal. Gráfico 5 – Proporção de gestantes com saúde bucal adequada.
Gráfico 6 – Média dos índices de placa visível das gestantes.
Melhorar o registro dos prontuários das gestantes. Gráfico 7 – Proporção de gestantes com atraso na consulta em relação ao preconizado pelo Protocolo de atendimento.
Reflexão Crítica
Mudança VISÍVEL no comportamento de saúde bucal Equipe Orientação Implantação do Pré-Natal Odontológico Atendimento Trabalho em equipe permitiu que ampliássemos, melhorássemos e sistematizássemos o atendimento odontológico das gestantes acompanhadas instituindo um programa de pré-natal odontológico. Além disso, a instituição de grupos multidisciplinares de educação continuada para as gestantes – abertos também para a comunidade – tornaram possível uma mudança no comportamento de saúde bucal delas. Certamewnte refletirá em seus filhos.
Por que foi importante? Capacitação da equipe; Trabalho integrado e multidisciplinar; Impacto da intervenção = Resultados a longo prazo; Equipe como ATORES na saúde pública.
O que melhoraria? Articulação mais ampla com a comunidade; Visitas domiciliares programadas e mais frequentes; Busca pelo apoio dos coordenadores = ampliar + aperfeiçoar as ações comunitárias.
Toda criança é reflexo de sua mãe: de seus hábitos, de seus conselhos, de suas crenças. A mudança começa quando uma ideia é semeada de maneira contínua e cuidadosa; quando se estabelece uma relação de confiança com o outro. Sejamos ATORES ATIVOS na vida das pessoas. Que honremos o nosso juramento. Que possamos realizar uma mudança verdadeira.
“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”. Érico Veríssimo