A IMPORTÂNCIA DAS PLATAFORMAS DE INFORMAÇÃO PARA APOIO AO PROCESSO DE PLANEJAMENTO: O CASO DO PORTAL ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES Autores: Thiago José.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

PORTAL TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DO ES
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Novembro / 2011 Normatização do Dado Geográfico no Âmbito do Departamento de Engenharia Ambiental - DEA.E Departamento de Engenharia Ambiental – DEA.E.
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Trabalho 5 – Conhecendo grandes bancos de dados públicos Secretaria da Segurança Pública – Serviço ao cidadão Tatiani Velardi.
PLANO DE GESTÃO.
Secretaria de Estado da Saúde
Macro Função Auditoria Governamental
Papel da DIREG no Apoio Técnico aos Municípios
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Secretaria de Estado de Administração Por um Pará de Qualidade!
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável
Marketing político: comunicação governamental Jul2011.
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
Fabiano André Vergani
Quem somos O que fazemos Slide 1
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
OBSERVATÓRIOS URBANOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
Proposta Técnica Preliminar
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Estrutura Funcional da Rede Goiás
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
CURRICULO +.
Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai jul.2012 e-SIC.
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Informação para a Gestão em Saúde: Rede Gaúcha de Informações em Saúde
DOCUMENTOS UTILIZADOS
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS
CURSO GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL PETRÓPOLIS - RJ
Política e Sistema Nacional de Participação Social
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
1 XI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e VIII Encontro da Rede APL mineral Secretaria do Desenvolvimento da Produção Coordenadora-Geral.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Tema 1: Sistema de monitoramento dos projetos: Visitas técnicas aos Estados que possuem sistemas de gestão de projetos; Elaboração de diagnóstico geral.
GUIA DO PELL / PMLL Galeno Amorim. GUIA PARA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Portal Rio Sem Miséria: a informação como insumo estratégico
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DAS PLATAFORMAS DE INFORMAÇÃO PARA APOIO AO PROCESSO DE PLANEJAMENTO: O CASO DO PORTAL ALAGOAS EM DADOS E INFORMAÇÕES Autores: Thiago José Tavares Ávila; Natallya de Almeida Levino; Anderson Henrique dos Santos Araújo; Bartolomeu Rodrigues. Instituição: Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas – Seplande/AL Maceió/AL – 22.08.2012 thiago.avila@seplande.al.gov.br

Sobre o artigo Objetivo: Justificativa: Contexto: Analisar a importância do portal Alagoas em Dados e Informações e outras plataformas de informação como ferramenta de auxílio na adoção de políticas públicas e planejamento governamental Justificativa: Para o setor público, os portais de informação consistem de ferramentas que: Subsidiam o processo de planejamento Facilitam o processo decisório Fonte de disponibilização de informações públicas que garante transparência e legitimidade as ações do governo (nacional, estadual e municipal) Contexto: Fortalecimento do planejamento e formulação de politicas públicas Lei de Acesso a Informação (nº 12.527 de 18/11/2011)

Fundamentação Necessidade de informações para a tomada de decisão Sistemas de apoio a decisão Sistema Estatístico Nacional Informações para apoiar o planejamento e gestão pública TICs e internet Plataformas de informação em apoio ao planejamento

Metodologia Natureza: exploratória e descritiva Abordagem qualitativa sobre como a utilização de plataformas de informação para apoio ao processo de planejamento no setor público Fases: 1ª etapa: Revisão bibliográfica sobre portais e plataformas de informação de apoio ao planejamento 2ª etapa: Análise das principais funcionalidades de 5 plataformas de informação de referência à construção do Portal Alagoas em Dados e Informações 3ª etapa: Análise do Portal Alagoas em Dados e Informações com as demais plataformas, destacando suas funcionalidades e contribuições para o processo de planejamento e gestão governamental.

Resultados Portal Domínio Presença de dados próprios Complexidade no acesso Funcionalidades (Recursos) Personalização Portal de Dados e Informações do Banco Mundial (World Bank Data) Internacional Baixa Alta IpeaData Nacional SIDRA - IBGE Portal SEADE Estadual Média Armazém de Dados – Prefeitura do Município do Rio de Janeiro Municipal Alagoas em Dados e Informações

http://informacao.seplande.al.gov.br

Conclusões Portais de Informações Socioeconômicas: Alagoas Ferramentas indispensáveis para apoio ao planejamento e gestão de políticas públicas Diagnóstico e compreensão do domínio de aplicação das políticas públicas Subsídio ao monitoramento e avaliação de implementação e resultados das políticas Cumprimento da Lei de Acesso a Informação Tendência de expansão Domínio: nível municipal e regional Conteúdo: novas fontes de informações; informações sobre novas áreas temáticas Acessibilidade: simplificação no acesso; ferramentas interativas; mobilidade Alagoas Demanda de 1967, implementada e em produção apoiando o Governo de Alagoas Apoio a compreensão da realidade estadual Inovação no planejamento e gestão pública local