Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidad Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Paulo Ricardo O. da Silva
Departamento de Medicina social
  Melhoria da qualidade da atenção da Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na UBS Belo Jardim II, Rio Branco/AC Especializanda: Roxana Gallardo Zaballa Orientador:
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação.
Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializada: Ariagna Gardon Exposito
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
FABIANA SAMPAIO SOARES
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
Especializando: Osmar Young Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Christopher Berwig Turma 4
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
  UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Turma 7 – Grupo 5 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança.
Universidade Federal de Pelotas
Orientadora: Danieli B. da Silva
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Maricela Velázquez Hernández Rogéria Amaral Dos Santos
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Marcio Antunes de Chaves
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança da UBS - ESF III no Município Crissiumal.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Atenção a saúde do Hipertenso
Programa de Valorização a Atenção Básica
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes, na UBS Padre Teodoro Arnds, Rodrigues Alves / Acre Especializada: Yeney Zapata Calzado Orientadora: Pâmela Ferreira Todendi

Introdução Saúde da criança constitui uma etapa significativa na vida do indivíduo, pois nela se estrutura as bases fundamentais no desenvolvimento da personalidade, se formam e se regulam uma série de mecanismos fisiológicos que influenciam no estado de saúde (BRASIL, 2012).

Introdução Promover a saúde de forma integral para a criança (população vulnerável) Promover crescimento e desenvolvimento adequado. Reduzir a mortalidade infantil

Rodrigues Alves situa-se no Acre, conta com uma população de 15 mil habitantes, delas 70% residem na zona rural; Temos NASF; Não temos CEO; Contamos com 3 UBS e 5 equipes de estratégia saúde da família (ESF); Dentro de nossa área de abrangência contamos com 2 escolas, 1 igreja, e um centro de recreação; A principal forma econômica é o extrativismo vegetal, principalmente de madeira, também a pecuária e elaboração de farinha.

UBS Padre Teodoro Arnds Área da UBS possui 4.000 habitantes, É uma ESF Composição da equipe: 1 médico, 1 enfermeira, 1 técnico de enfermagem, 7 agentes comunitários de saúde.

População Infantil População de crianças de zero a 72 meses do município do Rodrigues Alves e de 867. Total de crianças da UBS Padre Teodoro Arnds de zero a 72 meses é de 200. De 12 a 24 meses é de 40 e de 25 a 72 meses é de 120 crianças.

FOTO 1: UBS

Foto: 2 Farmácia, Foto 3: Recepção, Foto 4: Enfermaria e Foto 5: Sala de Vacina

Estrutura 1 consultório médico 1 consultório de enfermagem 1 recepção e espera 1 farmácia 1 sala de vacina. 1 banheiro feminino e masculino.

Deficiências Falta do protocolo do MS para atenção das crianças na unidade. Falta de agendamento para as crianças com mais de um ano. Dificuldade no acompanhamento das crianças.

Objetivo Geral - Melhorar a atenção à saúde das crianças de zero a 72 meses da UBS Padre Teodoro Arnds, Rodrigues Alves / Acre.

Metodologia População alvo da intervenção: 200 crianças na faixa etária entre 72 meses de idade. Para cada objetivo proposto, foram realizadas diversas ações nos eixos pedagógicos: qualificação da prática clínica. engajamento público. organização e gestão do serviço e, monitoramento e avaliação.

Metodologia Capacitação da equipe. Orientações para a comunidade sobre o programa de atenção a saúde das crianças de zero a 72 meses. Monitoramento do desenvolvimento da intervenção. Gerenciamento das ações e materiais necessários para que a intervenção flua.

Logística. Utilizado o protocolo de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, do Ministério da Saúde, 2012. Anotação das ações: Ficha espelho. Cartão de Vacinação. Acompanhamento: Planilha eletrônica de coleta de dados.

Objetivos/Metas/Resultados Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança da UBS Padre Teodoro Arnds. Ampliar a cobertura da atenção à saúde de crianças para 60%. Mês 1: 38 (19%), Mês II: 75(37,5%), Mês III: 131 (65,5%),

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. Mês 1: 22 (57,9%), Mês II: 46(61,3%), Mês III: 72 (55%).

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Mês 1: 23 (60,5%), Mês II: 67(89,3%), Mês III: 123 (93,9%). META 2.2: Monitorar o crescimento em 100% das crianças.

. META 2.3: Monitorar 100% das crianças cadastradas com déficit de peso. Mês 1: 6 (100%), Mês II: 5(83,3%), Mês III: 6(100%).

Meta 2.4 Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Durante os três meses de intervenção 5 crianças estavam com excesso de peso e todas foram monitoradas pela equipe de saúde, atingindo 100% de cobertura os 3 meses.

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. META 2.5:Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças cadastradas. Mês 1: 28 (73,7%), Mês II: 69(92%), Mês III: 125 (95,4%).

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. META 2.6: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Mês 1: 37 (97,4%), Mês II: 71 (94,7%), Mês III: 124 (94,7%).

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. META 2.7: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de seis a 24 meses. Mês 1: 13 (92,6%), Mês II:27 (100%), Mês III: 45 (100%).

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. META: 2.8 Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. Mês 1: 22 (57,9%), Mês II: 64 (85,3%), Mês III: 96 (73,3%).

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. META 2.9: Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida Mês 1: 24 (63,2%), Mês II: 50 (66,7%), Mês III: 77 (58,8%).

Meta 2.10. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 e 72 meses. Durante todo o tempo que durou nossa intervenção conseguimos alcançar 100% de avaliação da necessidade de atendimento odontológico nas crianças de 6 a 72 meses de vida, durante os três meses de intervenção.

Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. META: 2.11 Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças. Mês 1: 9(27,3%), Mês II: 44(65,7%), Mês III: 96 (80,7%).

Objetivo 3. Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança META:3.1 Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. Todas estas crianças foram buscadas e atingimos 100% de cobertura os 3 meses de intervenção.

Objetivo 4. Melhorar o registro das informações META:4.1 Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho da saúde da criança de 100% das crianças que consultam no serviço. Mês 1: 33 (86,8%), Mês II: 72(96%), Mês III: 128 (97,7%).

Objetivo 5. Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência META:5.1 Realizar avaliação de risco em100% das crianças cadastradas no programa. Mês 1: 35 (92,1%), Mês II: 74(98,7%), Mês III: 132(100%).

Objetivo 6. Promover a saúde das crianças META:6.1 Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança. Mês 1: 37 (97,4%), Mês II: 74 (98,7%), Mês III: 131 (100%).

META:6.2 Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. Mês 1: 26 (68,4%), Mês II: 63(84%), Mês III: 117(89,3%)

Objetivo 6. Promover a saúde das crianças META: 6.3 Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. META: 6.4 Fornecer orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da carie para 100% das crianças de acordo com a faixa etária. Alcançamos 100% de cobertura os três meses de intervenção.

Capacitação profissional. Melhoria na qualidade do serviço. Discussão Capacitação profissional. Melhoria na qualidade do serviço. Promoção da saúde. Conscientização populacional.

Dificuldades Não temos prontuários eletrônicos; Déficit de recurso humanos, dentista.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem Melhora na escrita e gramática do português. Qualificação da prática clínica. Melhora no relacionamento da equipe. Melhora no relacionamento com paciente. Planejamento de novas intervenções. Aumento no comprometimento da equipe com a população.

Referências BRASIL. Ministério Da Saúde. Caderno de Atenção Básica. Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento, Brasília DF. 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: Protocolo de Saúde da Criança. Ministério de Saúde 2012.

Foto 6: Palestra Educativa

Obrigada!