RECURSOS DIDÁTICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
Aulas utilizando vídeos
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Recursos Audiovisuais
Evasão em Cursos A Distância.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Apresentações Eletrônicas
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 13
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA EE Fátima Gaiotto Sampaio Abmael Rocha Junior.
Daniela Elisabete da Silva. Tecnologia na escola Em nossa escola dispomos além do giz, quadro negro e livros didáticos: Computadores - que são utilizados.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES - LIDIE
REVISTA DA TURMA 2007.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Tecnologias Disponíveis na Escola
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Pederneiras- São Paulo
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
Introdução aos Sistemas Multimédia
DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Propostas de layout Modelo 1
Técnicas da Intervenção Pedagógica
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Linguagem Audiovisual
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
RECURSOS AUDIOVISUAIS
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Aula Teórica Estágio PAE 1º semestre 2015.
Práticas Educativas em Saúde
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
1 & P rocessos B ibliotecas Técnicas de ensino = Aula expositiva.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
Atividade complementar 04
“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.”
Proposta de atividade, esboço inicial
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
Método de Ensino.
DIDÁTICA GERAL. O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Softwares Educacionais
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

RECURSOS DIDÁTICOS

■ VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS ♦ Em relação à atenção → a exposição tradicional de conteúdo, fundamentada na verbalização, vêm-se mostrando numa estratégia pouco eficiente para garantir a atenção do estudante. → quando utilizados com seriedade, os recursos audiovisuais mostram-se extremamente relevantes na promoção do despertar da atenção estudantil (bem superior à explanação oral)

■ VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS ♦ Em relação à compreensão e à aplicação de conhecimentos → possibilitam superar as barreiras que se apresentam para a realização de “experiências” (imensas ou microscópicas, distantes no tempo e espaço, ou fragmentadas em locais diferentes). → fotografias, filmes, desenhos, etc.

■ VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS ♦ Em relação à retenção → favorece uma apresentação organizada do conteúdo (levando o estudante a uma retenção maior do aprendizado). → possibilitam a freqüente repetição da matéria sem monotonia (o que é dito oralmente pode ser relembrado mais rapidamente).

■ VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS ♦ Em relação à avaliação → permite a correção de atitudes em relação a falhas anteriores. → recurso adequado para a avaliação das diversas dimensões da comunicação oral (altura da voz, ritmo, entonação, etc.).

■ DESVANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS ♦ desestimulam a adoção de um papel mais ativo por parte do estudante. → direcionamento da aula a partir da utilização de um recurso audiovisual. → deve-se ter em mente que qualquer recurso audiovisual deve ser reconhecido como um recurso auxiliar de ensino e não como um direcionador do processo didático.

■ DIVERSIDADE DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS RECURSOS VISUAIS quadro-de-giz fotografias cartazes transparências mapas álbum objetos mural didático

■ DIVERSIDADE DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS ♦ RECURSOS AUDITIVOS → rádio, discos, cd´s, fita magnética. ♦ RECURSOS AUDIOVISUAIS TRADICIONAIS → televisão, videocassete, dvd. ♦ RECURSOS AUDIOVISUAIS INTEGRADOS AO COMPUTADOR → projetor multimídia.

■ O USO DO QUADRO-DE-GIZ ♦ VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO → mais simples e acessível recurso audiovisual. Acessibilidade. Praticidade. Versatilidade. Possibilidade de participação. Estímulo ao interesse pela disciplina.

■ O USO DO QUADRO-DE-GIZ ♦ TÉCNICAS DE SUA UTILIZAÇÃO Planejamento da utilização. Limpeza. Seqüência de utilização. Postura do professor.

■ O USO DO DVD ♦ Vantagens. Custo razoável. Qualidade de imagem. Sincronização som-imagem. Disponibilidade de material. Possibilidade de observação de detalhes, em virtude da utilização da câmera lenta. Possibilidade de apresentação de experiências desenvolvidas pelos próprios alunos ou professor.

■ O USO DO DVD ♦ Precauções. O material utilizado deverá estar relacionado com os objetivos de ensino. Os filmes deverão, preferencialmente, ter curta duração. As apresentações devem ser complementadas pela comunicação oral do professor e discussão dos alunos. Estabelecimento de um sistema de avaliação a fim de se verificar o grau de aprendizagem pelos alunos.

■ O USO DO RETROPROJETOR ♦ equipamento audiovisual muito útil que oferece inúmeras vantagens ao professor e alunos. Não exige escurecimento da classe. Pode ser colocado em posição que favoreça a movimentação do professor e o seu contato visual com os alunos. Sua operação é extremamente simples. Pode ser utilizado mesmo quando os alunos estejam em círculo. Substitui, com vantagem, o quadro-de-giz para apresentação de gráficos, desenhos, etc.

■ PROJETOR MULTIMÍDIA ♦ Vantagens. Apresentação de gráficos, textos e planilhas com a possibilidade de uso de som e animação. Projeção de imagens em cores brilhantes e saturados, mesmo com as luzes acesas. Fácil locomoção. Comando de sua apresentação à distância. Leitura do material projetado sem que o professor tenha necessidade de olhar para a tela.