Macrotesauros em Biotecnologia para Amazônia. Caracterização do Problema Crescimento da oferta de informação Sistemas de organização do conhecimento Promovam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Advertisements

Os projetos.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
“ ARQUIVOS JURÍDICOS COMO UNIDADES DE
Processo Lacen de Desenvolvimento de Software
Maurício Edgar Stivanello
ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO
Instituto de Computação - UNICAMP
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Implementação de Sistemas
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
RUPinho Qualidade de Software
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
iColabora Solução web para gestão de processos de negócios
Técnica de BD – Modelagem (2)
Ferramentas de modelagem do SI
Análise e Projeto de Sistemas
Projeto de Banco de Dados
Ciclo de Planejamento PPA.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 10
O Processo de desenvolvimento de software
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Profª: Adriana Vettorazzo
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Engenharia de Software
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
AVALIAR e PLANEJAR.
Planejamento Estratégico
Tema 1: Sistema de monitoramento dos projetos: Visitas técnicas aos Estados que possuem sistemas de gestão de projetos; Elaboração de diagnóstico geral.
Perfil do profissional bibliotecário brasileiro: a contextualização pelo Sistema CFB/CRBs Célia Regina Simonetti Barbalho (CRB-11/193) Fernando Braga Ferreira.
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
COMPERJ Tecgraf © Tecgraf Centro de Informações COMPERJ.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Os projetos.
Arquitetando a Educação a Distância
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
Projeto de Banco de Dados
Formulários.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Célia Cruz | Renata Brunetti
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
MAPS: Um Modelo de Adaptação de Processos de Software Ciro Carneiro Coelho Orientador Prof. Hermano Perrelli de Moura.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Elaboração e Gestão de Projetos Profª Drª Silvia Helena R. Cruz.
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT.
Tratamento Temático da Informação
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
COMPILAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E INDUÇÃO AO CONHECIMENTO DE FORMA ÁGIL NA REDE AGROHIDRO MARIA FERNANDA MOURA 1 ;
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Macrotesauros em Biotecnologia para Amazônia

Caracterização do Problema Crescimento da oferta de informação Sistemas de organização do conhecimento Promovam o arranjo, gerenciamento e recuperação da informação Maximizar sua localização rápida, eficaz e objetiva Inexistência de uma linguagem documentária

Linguagem Documentária Linguagem construída com base em um conjunto de regras pré- escrita estabelecidas anteriormente à sua utilização

Justificativa Tesauros sobre biotecnologia amazônica Ferramenta dinâmica desenhada com o propósito de facilitar a descrição de conjuntos de dados e sua recuperação Compor um conjunto de saberes relacionados entre si a partir de dos aspectos hierárquico, por associação e por equivalência, estabelecendo relações de acordo com o conceito ou conceitos que cada termo representa Contribuir para as demandas constituídas pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia – CBA.

Objetivo Geral Constituir um tesauros sobre a biotecnologia como ferramenta dinâmica capaz de promover eficazmente o processo de recuperação da informação.

Metas Arquitetar um instrumento automatizado, em dois anos, para consulta rápida a um vocabulário pré-definido que facilite a busca, localização e recuperação da informação; Disponibilizar, em dois anos, conceitos e temas relacionados com a biotecnologia para a Amazônia, oferecendo uma informação estruturada;

Metas Estruturar, em um ano, um vocabulário capaz de permitir a indexação, armazenamento e recuperação da informação associada a temas específicos da área em questão. Promover, em três anos, a rápida recuperação da informação em temas específicos da biotecnologia para as necessidades expressas no contexto do CBA.

Metodologia e Estratégia de Ação Delimitação dos sub-campos temáticos que serão abordados – esta etapa envolve a articulação entre as demandas do Centro de Biotecnologia da Amazônia e a equipe em vista de delinear as áreas que serão abarcadas pelo macrotesauros; Identificação de tesauros de áreas afins existentes – no processo de construção do macroteauros e, uma vez definidos os sub-campos, serão levantados as ferramentas existentes que possam corroborar para a constituição deste; Elaboração preliminar do macrotesauros – com auxilio dos especialistas visitantes, será composto um esquema preliminar que se constituirá de um arquétipo da terminologia a ser empregada pelo macrotesauros; Concepção lógica da programação do macrotesauros – desenvolvimento da ferramenta automatizada envolvendo tanto os bancos de dados como o sistema de recuperação da informação;

Metodologia e Estratégia de Ação Testagem do protótipo – uma vez desenvolvida preliminarmente a questão terminológica, estabelecidas suas relações e conceituação e constituída a programação, será realizado um teste preliminar para consolidar as estratégias adotadas; Implementação do macrotesauros – com a consolidação das alterações necessárias, esta etapa será desenvolvida no sentido de constituir a versão final do macrotesauros; Construção das interfaces para a Web e CD-ROM – após a consolidação da etapa e, serão modelados os formatos de interação com os usuários do macrotesauros; Teste final – consolidado a parte terminológica e a da programação, será efetuada a testagem final; Confecção do CD-ROM, envolvendo sua diagramação e prensagem; Apresentação, divulgação e distribuição do macrotesauros à comunidade.

Cronograma de execução detalhado 1° ao 12° mês Planejamento do macrotesauros envolvendo a concepção terminológica e de programação, incluído-se a analise da demanda do CBA, dos tesauros de áreas afins existentes. 13º ao 24º mês Implantação envolvendo o teste preliminar da versão desenvolvida, bem como a consolidação das alterações necessárias e alimentação do macrotesauros. 25° ao 36° mês Implementação envolvendo o teste final, o desenvolvimento das interfaces, a confecção do CD-ROM, a disponibilização do macrotesauros na Web e a disseminação.

Parceiros UFAM Executar o projeto CBA Colaborar, com disponibilização do corpo de colaboradores, para com a coleta da terminologia.