e s t u d o s p r e l i m i n a r e s TCC – ETAPA 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Prof. Cesar Pereira Azevedo
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
projeto de pesquisa Modelos
PROJETO DE JOIAS Apresentação
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Gerenciando o Projeto de Pesquisa
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Dissertações e Teses-PROPAD
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Desenvolvimento de PROJETOS.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Universidade Federal do Amapá
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Projeto de Intervenção
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Primeira Reunião Acadêmica
Metodologia de Pesquisa
CRONOGRAMA 11/04 – ENTREGA do Sumário/projeção da monografia
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB

Orientação Importante:
ARTIGO CIENTIFICO.
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
TÍTULO: Sub-título (a letra pode ser menor se o título for muito grande) Nome e Sobrenome do Autor, Nome e Sobrenome dos Co-autores
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
O aluno elaborando conceitos
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Desenho e Modelação Geométrica (2014/15) Apresentação 2011/12.
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Planejamento e Controle e obras
A estrutura do artigo científico e outros
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Forma Canônica e Definições
Normas para redação de TCC
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Prof. Gabriel Henrique Collaço
Elaboração de relatório
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
APRESENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E BASES TECNOLÓGICAS
TRABALHOS CIENTÍFICOS
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Orientações para escrever um Artigo Científico
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
TRABALHO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica.
Trabalho de Conclusão de Curso
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

e s t u d o s p r e l i m i n a r e s TCC – ETAPA 1 É a Etapa Inicial do processo de projeto que implica no desenvolvimento de estudos e levantamentos para a compreensão ampliada do problema em questão, reunindo informações capazes de auxiliar nas tomadas de decisões iniciais. Esse momento é de natureza complexa e se caracteriza pela ampliação de repertório, alimentado por fontes diversas e também por leituras de projetos exemplares. Todos os condicionantes projetuais devem ser pesquisados e priorizados, segundo as particularidades de cada proposta. Basicamente, os condicionantes devem resultar no perfil final do aluno graduado em design: a apropriação do pensamento reflexivo e da sensibilidade artística, para que o designer seja apto a produzir projetos que envolvam sistemas de informações visuais, artísticas, estéticas culturais e tecnólogicas, observados o ajustamento histórico, os traços culturais e de desenvolvimento das comunidades bem como as características dos usuários e de seu contexto sócio-econômico e cultural. (Resolução 2004, Perfil Final do Aluno de Design) Da pesquisa inicial, resultará a definição de premissas projetuais que suportarão o partido do projeto e sua possível conceituação. A proposta se desenvolve e se apresenta em peças gráficas já organizadas como soluções claras de Interior ou Produto, porém ainda não fechadas.

Entende-se que o Trabalho De Conclusão de Curso de Design é o momento do aluno expressar sua autonomia quanto a escolha, definição e projetação do objeto por ele proposto. Cabe ao orientador Indicar diversas fontes de pesquisa e referências bibliográficas, bem como discutir o tema e o projeto de design. Redirecionar, apontar, corrigir, ressaltar possíveis equívocos projetuais Enviar as NOTAS DAS ETAPAS DO TCC e relatório do desempenho do orientando (rmoretti77@gmail.com, Assunto TCC Uniessa) Cabe ao aluno (perfil final do aluno graduado em design, Resolução de 2004) a capacidade criativa, utilizando seu domínio técnico-criativo; o domínio das linguagens para expressar seus conceitos e soluções de projeto; a ampliação de seu repertório; a visão sistêmica de projeto e a capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto, etc.; o domínio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto e solicitar orientação, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e de tratamento de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados.

CRONOGRAMA ETAPAS E ENTREGAS TCC – ETAPA I 23 a 27 de ABRIL 15 PONTOS – AVALIADO E PONTUADO PELO ORIENTADOR Frequência e envolvimento do aluno para o desenvolvimento do Projeto. 22 A 26 DE MAIO 35 PONTOS - AVALIADO E PONTUADO PELO ORIENTADOR Organização e apresentação da Pesquisa, Fundamentação Teórica, Conceito e Partido, Análise de Similares, Criatividade e Processos do Projeto (croquis, desenhos, maquetes, vídeos, etc.). 22 a 26 de JUNHO - ENTREGA DO CADERNO INCLUINDO O ANTEPROJETO (3 CÓPIAS) 02 a 06 de JULHO – BANCA ESTUDOS PRELIMINARES 50 PONTOS Caderno de Estudos Preliminares: 15 pontos Projeto: 35 pontos

abril 23 – 27 . 15 pontos maio 22 a 26 . 35 pontos DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO Organização e apresentação da Pesquisa, Fundamentação Teórica, Conceito e Partido, Análise de Similares, Criatividade e Processos do Projeto (organização e apresentação - croquis, desenhos, maquetes, vídeos, etc.) Estrutura lógica e coerente de apresentação dos dados obtidos Imagens e texto / atendimento aos critérios estabelecidos pelas normas brasileiras para referenciação de autoria Qualidade e abrangência dos dados levantados e sua adequação ao tema pesquisado bem como as diretrizes e partido do projeto. Também deve ser considerado o desenvolvimento da pesquisa e o envolvimento do aluno. O QUE ENTREGAR PARA O ORIENTADOR? A apresentação do objeto/projeto definição exata do tema, objetivos, justificativa, metodologia, bibliografia e resultados esperados A contextualização do objeto/projeto Relação do objeto com as teorias e conceitos no campo do design, da história, da sociedade, da estética, das linguagens, etc O levantamento das referências bibliografia, artigos, projetos exemplares, normas técnicas, et. As análises e leituras projetuais sustentar a definição das diretrizes, conceitos e partido do design adotado

B A N C A E s t u d o s P r e l i m i n a r e s julho 02 a 06 . 50 pontos BANCA DE ESTUDOS PRELIMINARES O que é Banca de Estudos preliminares? É uma etapa do processo avaliativo que acontece no primeiro semestre e que tem por objetivo discutir a proposta e o desenvolvimento do projeto. Esta banca é composta por dois professores do curso e por seu orientador. Quem escolhe esta banca? Os componentes desta banca será, preferencialmente, o mesmo que acompanhará as demais etapas no próximo semestre. O que apresentar? Todos os dados necessários para a apresentação e discussão do tema, chegando, como ideal, nos estudos preliminares das propostas projetuais (incluindo todos os levantamentos, leituras de projetos de referência, discussões e definições conceituais e de partido, a definição programática, lançamento das propostas projetuais de interiores ou de produto). Deverá fazer uso de meios de representação e linguagem adequada a essa etapa de desenvolvimento projetual. Espera-se peças gráficas e modelos tridimensionais concretos e ou informatizados, além do caderno de projeto atualizado com o desenvolvimento do semestre.

B A N C A E s t u d o s P r e l i m i n a r e s julho 02 a 06 . 50 pontos Como apresentar? A escolha da(s) técnica(s) para apresentação é livre. Podendo ser utilizado todos os recursos de audiovisual disponíveis na Instituição, ficando sujeito a disponibilidade institucional. Portanto é sempre prudente se armar de esquemas alternativos de apresentação em virtude das incertezas de reserva já conhecidas e de possíveis falhas técnicas. Essa etapa se caracteriza, quase sempre, por apresentações criativas e livres – não se trata de documentos técnicos-legais, no nível de anteprojeto. O que entregar? O caderno de projeto modelo TCC Uniessa deverá agora ser entregue em três cópias simples para análise e possíveis contribuições, dia 25 de junho (segunda-feira) Será avaliado por três professores do curso, selecionados pelo orientador, coordenação do TCC e coordenadora do curso. Qual o tempo para as bancas? Cada aluno terá 1 hora/aula para sua banca, 20 minutos para sua apresentação e 10 minutos para cada componente da banca fazer sua intervenção e o tempo restante deverá ser utilizado para possíveis trocas de informação.

CRONOGRAMA ETAPAS E ENTREGAS TCC – ETAPA II 23 a 27 de ABRIL 15 PONTOS – AVALIADO E PONTUADO PELO ORIENTADOR Frequência e envolvimento do aluno para o desenvolvimento do Projeto 22 A 26 DE MAIO 35 PONTOS - AVALIADO E PONTUADO PELO ORIENTADOR Revisão - Organização e apresentação da Pesquisa, Fundamentação Teórica, Conceito e Partido, Análise de Similares, Criatividade e Processos do Projeto (croquis, desenhos, maquetes, vídeos, etc.). 22 a 26 de JUNHO - ENTREGA DO CADERNO INCLUINDO O ANTEPROJETO (3 CÓPIAS) 02 a 06 de JULHO – BANCA FINAL 50 PONTOS Caderno de Estudos Preliminares: 15 pontos Projeto: 35 pontos

TCC – ETAPA II 22 a 26 de MAIO – entrega do Caderno de Projeto incluindo o Anteprojeto (em 3 cópias) CADERNO DE PROJETO - MODELO TCC Uniessa (Interior e Produto) Capa Folha de rosto Agradecimento Dedicatória - (opcional) Frase ou pensamento - (opcional) Resumo e palavras-chave, Abstract e keywords Lista de Figuras Sumário Introdução (justificativa, objetivos, métodos e técnicas utilizadas, estrutura do trabalho) Revisão bibliográfica, segundo os condicionantes: estético, das normas técnicas, sócio-cultural; histórico; ambiental/ecológico; econômico; tecnológico; construtivo; de acessibilidade, de criatividade, redesign, compositivo, ergonômico, etc. Leituras projetuais Fundamentos teóricos, conceituais e processo criativo projetual Geração de alternativas (produto ou interior) Escolha da alternativa (produto ou interior) Conclusão Anexos – Anteprojeto

TCC – ETAPA II 22 a 26 de MAIO – entrega do Caderno de Projeto incluindo o Anteprojeto (em 3 cópias) CONTEÚDO DO ANTEPROJETO (PRODUTO) Prancha de Apresentação: memorial descritivo e memorial justificativo do conceito e partido Prancha 1 – Vistas - superior, lateral, frontal, posterior e inferior Prancha 2 – Perspectivas Prancha 3 – Cortes Prancha 4 – Detalhamento / Manual de Montagem (materiais e técnicas de fabricação e execução, encaixes, etc) Prancha 5 – Ambientalização (produto em uso e suas variáveis) Mock-up ou Maquete reduzida Prancha 6 – Processo criativo/soluções descartadas (opcional) OBS: ENTENDE-SE QUE NESTA ENTREGA, O PROJETO DEVERÁ ESTAR NO NIVEL DE ANTEPROJETO, OU SEJA, FALTANDO APENAS O DETALHAMENTO TÉCNICO E O MOCK-UP OU MAQUETE REDUZIDA, QUE DEVERÃO SER ENTREGUES E APRESENTADOS NO DIA DA BANCA FINAL.  

CRONOGRAMA ETAPAS E ENTREGAS TCC – ETAPA II 22 a 26 de MAIO – entrega do Caderno de Projeto incluindo o Anteprojeto (em 3 cópias) CONTEÚDO DO ANTEPROJETO (INTERIORES) Prancha de Apresentação: memorial descritivo e memorial justificativo do conceito e partido Prancha 1 – Plantas de leiaute cotado e leiaute tratado, contendo as especificações do memorial descritivo. Prancha 2 – Fachadas especificando o conteúdo do memorial descritivo. Prancha 3 – Perspectivas tratadas (internas e externas) em quantidade necessária para a compreensão do conceito e partido do projeto. Prancha 3 – Conjunto de vistas internas necessárias para a compreensão do projeto, especificando o conteúdo do memorial descritivo (tratamento opcional). Prancha 4 – Cortes cotados especificando o conteúdo do memorial descritivo. Prancha 5 – Detalhamento técnico (dos sistemas de móveis e objetos de criação própria do aluno, bem como de um ambiente completo) Prancha 6 – Processo criativo/soluções descartadas (opcional) Prancha 7 – Planta origina da arquitetura, Planta de Reforma, Planta Final    Entende-se por memorial descritivo o conjunto de especificações técnicas ilustradas por fotos (dimensão, quantidade, cor, fabricante, designer, preço, etc) dos materiais de revestimento, dos móveis, das louças e metais, das luminárias, do paisagismo, 12) – Memorial descritivo