Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
ARGUMENTAÇÃO Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. O propósito de quem argumenta é convencer seus interlocutores.
FORMAÇÃO EM AÇÃO º SEMESTRE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTO PUBLICITÁRIO ANÚNCIO
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello
Funções intrínsecas do texto
O texto argumentativo.
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
Aula 11- linguagem publicitária
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Texto Publicitário.
Texto Informativo.
Professora: Aíla Rodrigues
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
> > logos; ethos; pathos Retórica na Antiguidade
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
RUMO A UMA TIPOLOGA DOS TEXTOS
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Prof.ª Irislane Figueiredo
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
GÊNERO TEXTUAL PROCURAÇÃO: CONCEITO E FORMA
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
O texto argumentativo.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
Professora Aline Duarte
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
RESUMO.
Características Tem por objetivo esclarecer e orientar a população em geral e persuadi-la a colaborar. A linguagem, embora possa sofrer variações, normalmente.
O anúncio publicitário
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Linguagem publicitária
Comunicação.
Textos dos media Maria Serafina Roque
GÊNEROS TEXTUAIS.
TIPOLOGIA TEXTUAL.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação e Redação Empresarial
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Funções da Linguagem Professora Raysa.
TIPOS DE PUBLICIDADE Publicidade comercial
Estratégias de Promoção
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
Prof.ª: Virginia Salvador #vaidarcerto :).  Em se tratando da linguagem nela empregada, normalmente se utiliza o padrão formal, no qual o grau de intimidade.
Variação Linguística Funções da Linguagem.
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Julia Venâncio.
Entendimento e compreensão de textos Aula 01 Profª. Flávia.
Transcrição da apresentação:

Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa Texto de Campanha Comunitária

Texto de campanha comunitária Gênero textual cuja finalidade é a de persuadir, convencer alguém a tomar uma atitude acerca de um determinado assunto.

Texto de campanha comunitária Suponhamos que em um bairro ou cidade existam índices alarmantes de alguma doença epidemiológica, como a Dengue. Dessa forma, faz-se necessária e urgente uma conscientização por parte das pessoas, no sentido de amenizar a situação e contribuir para que tais estatísticas não se intensifiquem ainda mais.

Questões linguísticas sobre o gênero Verbos no modo imperativo, como é o caso de “seja”, “participe”, “colabore”, entre outros exemplos.  Uso de letras garrafais, grandes, que realmente se tornem vistas com facilidade. Emprego de recursos linguísticos, sobretudo a linguagem figurada, o que torna a mensagem ainda mais significativa, atraente.

Texto de campanha comunitária Além do folheto, geralmente usado para divulgação da campanha comunitária, outros gêneros, tais como o cartaz e o texto publicitário, comportam tal situação comunicativa.