ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS

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Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 3 PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS NO AMBIENTE VIRTUAL Capítulo 4 – Planejamento de marketing e de negócios na internet Capítulo 9 – Desenvolvendo negócios na Internet LIMEIRA,Tania. E-marketing. São Paulo: Saraiva, 2007.

A INTERNET COMO AMBIENTE DE MARKETING E DE NEGÓCIOS TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet A INTERNET COMO AMBIENTE DE MARKETING E DE NEGÓCIOS A Internet é um canal de comunicação que possibilita inúmeras atividades de marketing que podem modificar e intensificar as relações entre empresa-fornecedores-clientes

Interatividade através do meio Interatividade com o meio TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet Internet - cap.4 INFORMAÇÃO COMUNICAÇÃO ENTRETENIMENTO Interatividade através do meio comunicação interpessoal Interatividade com o meio modifica a forma e o conteúdo do ambiente em tempo real

TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet Comunicação muitos para muitos Ambiente mediador Telepresença Controle sobre o processo de comunicação Mundo virtual, com atividades experienciais e hedonistas(*) Percepção quanto à autoconfiança e controle Sincronicidade Internet (*) Hedonismo - do Grego. hedoné, prazer s. m., antigo sistema filosófico que considerava o prazer como único fim da vida; o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral.

Papéis da Internet no marketing TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet Papéis da Internet no marketing Espaço virtual de informação Espaço virtual de comunicação Espaço virtual de distribuição Espaço virtual de transação Canal de Marketing + Ambiente de negócios

Modelos de Negócios - cap.9 TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet Modelos de Negócios - cap.9 Lojas Virtuais LOJA PURAMENTE VIRTUAL LOJA VIRTUAL DE VAREJISTA E-COMMERCE LOJA VIRTUAL DE FABRICANTE LOJA VIRTUAL DE EMPRESA DE VENDA DIRETA LOJA VIRTUAL DE PRESTADORA DE SERVIÇOS LOJA VIRTUAL ATACADISTA LOJA PARTICIPANTE DE SHOPPING VIRTUAL

TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet Requisição Eletrônica: permite ao usuário solicitar ou adquirir produtos e serviços através de um catálogo (cadastro de itens). Cotação Eletrônica: Os compradores definem os produtos e serviços que desejam cotar, escolhem os fornecedores, além de uma série de parâmetros, comerciais e de fornecimento, que necessitam dos fornecedores (prazo de entrega, especificação dos produtos, entre outros) e, através do mapa comparativo (fornecedores). E-SOURCING Leilão Reverso: impulsiona a otimização dos processos e agiliza o ciclo total de compra. Promove a concentração de esforços em etapas estratégicas como, entre outras, a qualificação dos produtos e serviços a serem adquiridos, a quantificação da demanda, a estratégia logística e a qualificação dos fornecedores.

E-COLLABORATION REPOSIÇÃO DE ESTOQUES PEDIDO TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet REPOSIÇÃO DE ESTOQUES Permite a visibilidade do estoque e, consequentemente, a reposição automática de produtos, aumentando a produtividade e a redução dos custos de suprimento. Os fornecedores recebem as posições de suas faturas por meio de extratos publicados na internet. E-COLLABORATION PEDIDO Permite ao comprador firmar uma tratativa comercial ou autorizar o fornecimento de um determinado item com seus fornecedores parceiros.

E-COLLABORATION RECEBIMENTO PAGAMENTO TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet RECEBIMENTO A solução de Recebimento Fiscal permite aos usuários receberem antecipadamente os dados da nota fiscal. O fornecedor digita os dados da nota no portal do Mercado Eletrônico, permitindo que o usuário confira as informações e a partir disso, autorize o recebimento. E-COLLABORATION PAGAMENTO Possui funcionalidades de Contas a Pagar e Contas Pagas que permitem compradores e fornecedores visualizarem faturas vencidas e a vencer.

TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet O usuário requisitante acessa os catálogos externos do site e o portal do fornecedor. Os itens selecionados retornam para o portal do Mercado Eletrônico e seguem para o processo de aprovação. O usuário não precisa de diversas senhas de sites de fornecedores. Finalizando o processo, o pedido gerado no Mercado Eletrônico é encaminhado ao fornecedor. E-CATALOG

OUTRAS CATEGORIAS DE E-BUSINESS TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet E-Auctioning São os serviços de leilões on-line. Tanto o indivíduo pode participar dos leilões fazendo seus lances on-line, como também apresentar em uma página os produtos que desejam vender. E-Banking É um dos mais bem sucedidos negócios on-line. O E-banking permite ao cliente acessar sua conta e executar pedidos. E-Directories São bancos de dados constituídos como um catálogo eletrônico para a identificação de produtos e serviços oferecidos por diversas empresas. E-Franchising A franquia eletrônica opera de forma similar à franquia por meio tradicional. Os programas de afiliação às grandes livrarias na Internet são exemplos disso. Eles não são verdadeiramente franqueadores, pois as grandes livrarias têm sua própria loja, mas permitem aos parceiros franqueados distribuir seus produtos em seus websites. OUTRAS CATEGORIAS DE E-BUSINESS

OUTROS CATEGORIAS DE E-BUSINESS TÓPICO 2 – Planejamento de negócios no ambiente virtual Modelos de Negócios na Internet E-Learning Fazendo uso de chat, discussion, e-mail, arquivos disponíveis para acesso, entre outras ferramentas, o ensino por meio do computador tem se expandido na Internet, por meio de programas específicos. E-Mailing Com a vantagem do contato imediato, próximo ao do telefone, e a possibilidade de registro, como o das cartas, o correio eletrônico permite a troca de imagens, sons, documentos formatados etc. viabilizando, comunicados com os parceiros, divulgação para os clientes potenciais etc. E-Marketing A Internet permite que as empresas reajam às necessidades individuais do cliente. O marketing um-a-um se apresenta como a forma padrão de lidar com os clientes na Internet. E-Supply Fabricantes, distribuidores, vendedores, consignatários e varejistas trabalham juntos para coordenar desde a geração do pedido até a sua entrega, fazendo uso dos recursos da Internet (Business-to-Business). OUTROS CATEGORIAS DE E-BUSINESS