Opinião pública Mais alguns elementos teóricos para finalizar essa conversa – De Monique Augras à ideia de uma pesquisa.

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Transcrição da apresentação:

Opinião pública Mais alguns elementos teóricos para finalizar essa conversa – De Monique Augras à ideia de uma pesquisa

Relembrando: Lasswell Lazarsfield & Merton Habermas

Algumas perguntas: A teoria de Lasswell tem valor analítico diante do progresso dos estudos sociais sobre opinião pública ou somente tem valor histórico? A teoria de Lazarsfield e Merton tem algo a ensinar para os publicitários ainda hoje? Por que se pode dizer que Habermas tem uma visão mais democrática da opinião pública que os teóricos anteriores?

Monique Augras e Gaston Berger (A opinião pública) “A opinião é um fenômeno social. Existe apenas em relação a um grupo, é um dos modos de expressão desse grupo e difunde-se utilizando as redes de comunicação do grupo.” (AUGRAS, 1970, p. 16). Velha concepção Opinião pública como entidade mitica O problema Opinião pública como “opinião dinâmica”. Nova concepção Fatores sociais; Fatores psicológicos; Fatores históricos.

Teoria da opinião pública de Augras Aspectos psicológicos Opinião Atitude (aspectos afetivos e sua importância) Fatores afetivos e não racionais podem levar à ação. Aspectos sociológicos Economia (classes sociais e opiniões diversas) Ecologia (clima, geografia e características de cada região) Grupos (questões de gênero, idade e raça) Aspectos históricos Acontecimentos como guerras ou crises afetam a opinião pública. Recupera a teoria da opinião pública de Sauvy.

Teoria da Opinião Pública de Sauvy (1956) Se há interesses materiais em jogo, a distorção faz-se no sentido que os favorece; Se há paixões em jogo, o desvio vai no sentido de justificar ou reforçá-las; Se fatos interessam à causa coletiva, reforçam a coesão do grupo; E, resumindo: as distorções sinceras são as mesmas que as desejadas. “Fatores afetivos e irracionais acabam por influenciar uma corrente de opinião.”

“Com efeito, na medida em que se propõe a atuar através da utilização dos mecanismos inconscientes, a propaganda aparece como um conjunto de técnicas para difundir mitos. Desse ponto de vista, há pouca diferença entre a propaganda religiosa e a política. Até mesmo a publicidade – que se enquadra, como a propaganda, dentro das técnicas de persuasão de massa – tende cada vez mais a oferecer símbolos que vão insidiosamente substituir o objeto” (AUGRAS, 1970, p. 68) O divertimento , nessa concepção, tem mais poder na hora de formar opção, devido aos aspectos afetivos e emocionais que são considerados.

Alfred Sauvy (1898-1990) Sociólogo, economista, o pai do “terceiro mundo”. Opinião pública é um “poder anônimo”, que pode se tornar uma “força política”. Opinião Pública e lideranças – “A opinião pública é constituída, num referendo, por exemplo, pelos votos de todos os porta- vozes de grupos mais ou menos restritos”. Opinião declarada e sufrágio universal: o problema da pesquisa.

“Não nos limitemos ao conhecimento da opinião dos indivíduos verdadeiramente interessados pela questão e que podem exprimi-la de forma tumultuada; com efeito, se o conhecimento dessa ‘opinião pública declarada’ permite ao governo avançar sem encontrar as resistências suscitadas por tais indivíduos, a experiência mostra que essa opinião fabricada por quem possui os meios para esse efeito defende, muitas vezes, interesses particulares e raramente está de acordo com o bem público e o interesse geral.”

Próxima aula: não presencial (ausência do professor) Ler o texto da aula de hoje (disponível no FTP – “Opinião Pública – Audras) Ler o texto “A opinião pública antes das sondagens”, na pasta do xérox. Assistir ao filme “Mera coincidência” (Wag the Dog, EUA, 1997, Barry Levinson) Ler o texto “Agenda-Setting”, que estará disponível no FTP do professor até o final de semana, junto com todo o material utilizado até aqui. Responder à pergunta: “A publicidade também se vale da estratégia do agenda setting ou ela é exclusiva de outras áreas da comunicação como o Jornalismo e as Relações Públicas? Enviar, para o e-mail ormaneze@yahoo.com.br, até a zero hora do dia 28.09.2011 (No assunto: “Atividade 3 – Opinião Pública”. Dia 28.09 – Assinarão a lista de presença referente ao dia 21, SOMENTE os alunos que mandarem a atividade.