TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
TCC: Monografia e/ou Artigo
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Primeira Reunião Acadêmica
Planejamento PNAIC 2014.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Orientação Importante:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTIGO CIENTIFICO.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Trabalho final de curso
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Curso de pedagogia CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Universidade Federal de Uberlândia
Normas para redação de TCC
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
Trabalho de conclusão de curso
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Apresentação da Disciplina
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PROJETO DE PESQUISA.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
CIn- UFPE 1 Redação Científica Tarefas Selecionar o tema da monografia Cada aluno deve me informar por o tema escolhido até o dia 17 de dezembro.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Ética em Pesquisa como início do caminho Embrião do Problema de Pesquisa Fontes de Pesquisa Científica e Busca com Descritores da BIREME.
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO PROFESSORA ESPECIALISTA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Orientações para escrever um Artigo Científico
TRABALHO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
TCC.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Trabalho de Conclusão de Curso
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PUC-CAMPINAS 2008

TCC – Modalidade Monografia - “documento constituído de uma só parte ou de um número preestabelecido de partes que se complementam”. Trabalho científico que, "reduz sua abordagem a um único assunto, a um único problema, com um tratamento especificado." (Solomon, apud Severino, 1991)

TCC Deve estar articulado aos seguintes campos de pesquisa: Fundamentos da Educação Política, Planejamento e Avaliação Educacional Docência Educação Infantil Ensino Fundamental Alfabetização Recursos didáticos Educação especial Educação de jovens e adultos

Critérios de avaliação da monografia Estrutura gramatical Estrutura textual Etapas do processo de pesquisa Normas da ABNT Fontes/Referências Apresentação oral do texto

Formas de Socialização e divulgação dos TCCs; Exposição oral da monografia com argüição. A uma banca composta pelo orientador e por um professor convidado. Entrega impressa e em CD.

Elementos que constituem a nota final O texto final (cientificidade, clareza e coesão) O processo de elaboração (envolvimento, compromisso e superação) A apresentação (domínio sobre o estudo e objetividade na comunicação) Parecer do 2º. Leitor (potencialidade, fragilidade e recomendações ao texto)

Elementos que constituem a nota final Processo de elaboração do TCC – 5 pontos – compete ao professor orientador. Monografia – texto escrito – 3 pontos – compete ao professor orientador e ao 2º leitor. Apresentação oral – 2 pontos – compete ao professor orientador e ao 2º leitor.

Direito autoral de obras É o direito que protege as obras intelectuais literárias, artísticas ou científicas. A Lei nº 9610/98 altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Os alunos cujas monografias violarem a propriedade intelectual (lei 9610/98) serão passíveis de reprovação na disciplina.

Critérios de avaliação do TCC I Quanto ao Projeto. Ao desenvolvimento do trabalho. À postura de Estudante.

Projeto 1) Estrutura gramatical (Ortografia; Pontuação; Sintaxe); 2) Estrutura textual (Clareza; Coerência; Coesão; Uso da norma culta da língua); 3) Etapas do processo de pesquisa (Identificação de problema de pesquisa; Definição de objetivo; Articulação entre problema de pesquisa e objetivo; Adequação do método de pesquisa; Articulação entre fundamentação teórica e método; Consistência da argumentação; Utilização adequada de referências e citações; Respeito à propriedade intelectual).

Desenvolvimento do trabalho Apresentação e domínio do instrumental de coleta de dados, coerente com a temática e problematização. Apresentação de produção textual, conforme as normas da ABNT, com correção gramatical e coerência argumentativa, que sistematize o referencial teórico necessário ao tema pesquisado. Observância do disposto nas Normas previstas na RES. CNS 196/96

Postura de Estudante Interesse, iniciativa e autonomia na pesquisa e no estudo do tema escolhido, entendendo o/a professor/a orientador/a como parceiro/a mais experiente que auxilia e aponta caminhos para o sucesso na busca do conhecimento; Comparecimento às aulas e orientações; Atendimento às solicitações do orientador/a, inclusive na reorganização e reelaboração das tarefas que forem entendidas como insuficientes; Pontualidade na entrega das tarefas; Respeito ao direito autoral.

Produção acadêmica TCC I Revisão do projeto Sumário circunstaciado Fichamento de 7 produções: 5 artigos ou capítulos de livro. 2 trabalhos de pesquisa na íntegra (TCC e/ou dissertação de mestrado) Capítulo primeiro – teórico. Escrita sobre a metodologia

Atividades autônomas Atividades que contribuem para o desenvolvimento das diversas etapas da pesquisa. Atividades autônomas I e II – 34h cada uma. Ficha específica para registro – entregue ao final de cada semestre. Parte da produção acadêmica contará horas de atividades autônomas.

Pensar, escrever e entregar Qual o tema que pretende pesquisar? Por quê? Entrega ao final da aula.