COORDENAÇÃO MUNICIPAL DO PROINFO BAHIA Encontro Regional do ProInfo Integrado Nordeste I – Edição 2010 MACEIÓ/AL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS
AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS Brasil Alfabetizado Fazendo Escola Avaliação realizada em novembro de 2005.
Agenda Territorial Estado do Tocantins
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
ALAGOAS – ESTADO E UNDIME
RIO DE JANEIRO 1 – IE INFRAESTRUTURA. Seleção de Escolas Problema: Tempo definido para visitar as escolas e realizar a seleção - prazo curto, época de.
Educere Consultorias e Projetos
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Nordeste Fortaleza, 18 a 20 de junho Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe: Ceará.
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Centro-Oeste e Norte Brasília, 20 a 22 de agosto de 2008 Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Mato.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Grupo : Secretaria de Educação Santa Catarina. Foco: 1 IE: INFRAESTRUTURA Pontos Relevantes: De que forma se da a definição das escolas a receber equipamentos.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Grupo MS. 1. Problema: Falta de infraestrura/espaço físico 2. Problema: Mobiliário/ar Condicionado 3. Problema: Demora na instalação pelas empresas responsáveis;
Tutores Proinfo Integrado (Bolsistas) 61 Tutores – Proinfo Integrado
Grupo : AMAPÁ SEED/UNDIME. Foco: INFRAESTRURA/PONTOS RELEVANTESPROBLEMASSOLUÇÕES SELEÇÃO DAS ESCOLAS - Falta de identificação e especificação das distribuições.
1 SEDUC E UNDIME - MARANHÃO. 2 Foco: Infraestrutura PROBLEMASSOLUÇÕES 1. LIED’s - Seleção de Escolas SEDUC – Rever situação de seleção de novas escolas.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Encontro ProInfo Integrado 2010
Grupo :TOCANTINS. Foco: Infraestrutura Problemas: 1- Demora na execução do Programa UCA; 2- Região Norte do Tocantins não possui infraestrutura tecnológica.
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
MATO GROSSO Edevamilton Ezemar Rafael Sebastião Rosana Luciene Angela Zoraide Kátia Cláudia Marcos Abilene Edílson Rosemere Sandra Tereza Sônia Mariuza.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
ENCONTRO REGIONAL NORDESTE 25 e 26/05/2020 MACEIÓ-ALAGOAS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Coordenador Estadual Gestores Regionais Maceió, Maio de 2010.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Ações Integradas do Proinfo RN SEEC – UNDIME APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AÇÕES ESPECÍFICAS Maria Aparecida Inácio de Araújo Coordenadora do ProInfo.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PROGRAMA INTERMINISTERIAL DE CAPACITAÇÃO DOS TELECENTROS COMUNITÁRIOS.
ESTADO DA PARAÍBA PROINFO INTEGRADO Gilmar José da Silva Coordenação Estadual Maria do Socorro Trindade
ENCONTRO REGIONAL PROINFO INTEGRADO 2010 REGIÃO NORDESTE 1 Reunião Específica Bahia Estado ( Coord. PROINFO/ NTEs/ DIRECs)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Grupo : São Paulo. Foco: Informação Problemas Fluxo de Informação Cronogramas e Agendas dos Programas e Projetos do MEC Soluções: MEC - Criação de um.
PERNAMBUCO GESTORES DAS GRE COORDENAÇÃO ESTADUAL
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Grupo : Minas Gerais. Problema 1: Comunicação entre entes (estados e municípios) e MEC. Problema 2: Entrega de equipamentos pelas empresas Problema 3:
DISTRITO FEDERAL. PROBLEMA 1 - Seleção de Escolas – As escolas com espaço físico destinados aos laboratórios são selecionadas em um ano. A entrega dos.
AÇÕES INTEGRADAS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO BÁSICO
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO MUNICIPAL DO PROINFO BAHIA Encontro Regional do ProInfo Integrado Nordeste I – Edição 2010 MACEIÓ/AL

EIXO I – INFRA ESTRUTURA DIFICULDADES DE CAPTAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS RECURSOS FINANCEIROS DA EDUCAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS DESTINADOS AOS LABORATÓRIOS PROINFO; SOLUÇÃO: PLANEJAMENTO E FINANCIAMENTO ESPECÍFICO ATRAVÉS DOS RECURSOS DESTINADOS ÀS ESCOLAS E MUNICÍPIOS – PDE, PAR, PDDE, FUNDEB, QSE; MELHOR UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS. QUANTITATIVO DE MÁQUINAS INSUFICIENTE SOLUÇÃO: ADEQUAÇÃO DO QUANTITATIVO DE MÁQUINAS AO QUANTITATIVO DE ALUNOS E INTERNET PRECÁRIA; SOLUÇÃO: MAIOR ARTICULAÇÃO DOS MINISTÉRIOS DAS COMUNICAÇÕES E DA EDUCAÇÃO.

EIXO I – INFRA ESTRUTURA LENTIDÃO NA LOGISTICA (DEMORA NA ENTREGA E INSTALAÇÃO DOS LABORATÓRIOS – MOBILIÁRIO E COMPUTADORES); SOLUÇÃO: ACOMPANHAMENTO POR PARTE DOS MUNICIPIOS QUANTO AO PROCESSO (EMPRESAS RESPONSÁVEIS – INTERNET, MOBILIÁRIO E COMPUTADORES). ESCOLAS MULTISERIADAS: NA MAIORIA DAS VEZES A ÚNICA OPÇÃO É INSTALAR O LABORATÓRIO EM SALA DE AULA, POR FALTA DE ESPAÇO FÍSICO. SOLUÇÃO: O FINANCIAMENTO É ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS ESPECIFICOS. SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ADEQUAÇÃO DAS SALAS E DEMORA NA ENTREGA DOS EQUIPAMENTOS. SOLUÇÃO: NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO POR PARTE DOS MUNICIPIOS E ABERTURA DE FINANCIAMENTO PARA AS ADEQUAÇÕES.

PLATAFORMA FREIRE: - PROBLEMAS CONSTANTES NA PLATAFORMA; - FALTA DE FORMAÇÃO ESPECIFICA PARA O USO DA PLATAFORMA PELOS GESTORES MUNICIPAIS. SOLUÇÃO: APRIMORAMENTO DO SISTEMA E OFERTA DE CAPACITAÇÃO AOS GESTORES MUNICIPAIS NA PLATAFORMA. MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: A UNIVERSIDADE NÃO DÁ RETORNO QUANTO ÀS AÇÕES E NÃO DEFINE CRITÉRIOS PARA MONTAGEM DAS TURMAS. SOLUÇÃO: MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS NO PROCESSO. LENTIDÃO NA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. SOLUÇÃO: DESCENTRALIZAR OS RECURSOS PARA A REPRODUÇÃO DO MATERIAL. (VIDE O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO). EIXO II - CAPACITAÇÃO

EIXO III – GESTÃO REGIONAL DOS PROGRAMAS INEXISTÊNCIA DE NTM SOLUÇÃO: ABERTURA DE FINANCIAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DO NTMs; AMPLIAR A DIVULGAÇÃO QUANTO A POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE NTMs.(RESPONSÁVEL: UNDIME – BA) POUCA ARTICULAÇÃO ENTRE ALGUNS NTES E MUNICÍPOS SOLUÇÃO: INTENSIFICAR A POLITICA DE PARCERIA ENTRE UNDIME/MUNICIPIOS E ESTADO, FORTALECENDO O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS ENTES (ESTADO E MUNICÍPIOS). SUGESTÃO: REUNIÃO ENTRE DELEGADOS DE PÓLOS DA UNDIME E O IAT PARA REDEFINIR O ATENDIMENTO AOS MUNICÍPIOS POR PARTE DOS NTES/NTMS.