CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visita de Monitoramento de Controle da Tuberculose Salvador/Bahia
Advertisements

Sistema De Gestão De Registro De Preços - SRP Acesse a Internet e digite o endereço: Clique em Acesso a Sistemas em seguida em SRP.
dbConsult Informática
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
DTS/Aids/Hepatites Virais
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
Procure na SMS dos Municípios os Locais da Campanha 22 novembro a 01 Dezembro de 2012.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Contribuição da Tecnologia da Informação
dbConsult Informática
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Marcelo Pimenta Brasília, dezembro de 2004 Portal Inovar Resultados obtidos – Maio a novembro de 2004.
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
O Marketing como ferramenta de vendas e relacionamento
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
Orientações para encerramento do ano letivo
Escritório Virtual Londrisoft Informática
Este treinamento foi desenvolvido para facilitar a sua ‘Programação de Férias’, com total segurança e privacidade das informações, através do RH Auto -
Tutorial de inscrição online do PRONATEC – Cursos Subsequentes
SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasília, março de 2014.
Instituto Adolfo Lutz 24 de outubro municípios solicitaram suporte estadual - HIV 300 Municípios SEM PAM 46 Municípios COM PAM.
Db Consult INFORMÁTICA Apresenta VEM - EVENTUAL.
PAR – Plano de Ações Articuladas
Ministério de Minas e Energia
OPERAÇÃO ENEM.
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
NOTIFICAÇÃO DAS IRAS EM MATO GROSSO Hospitais sem UTI
Compras – Cadastro de Cotação de Produtos
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
DIRETORIA DE ENSINO MOGI MIRIM
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Compras - Pedido de Compra
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Agenda, otimize seu atendimento tornando-o rápido e inteligente
Estoque - Gestão, análise e monitoramento. Reduza seus custos!
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
FIQUE SABENDO 2012 Procedimentos Laboratoriais. Suporte Laboratorial para a Campanha Orientações Gerais para os municípios que vão utilizar o Suporte.
PROCEDIMENTOS LABORATORIAIS
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
Fluxo da informação Instituto Adolfo Lutz 24 de outubro 2012.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
SACIR 1.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Braspress ROTEIRO DE ATENDIMENTO
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
2011 Campanha de Ampliação do
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
P ROPOSTA PARA A MPLIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA OUT 2012.
PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES E METAS (PAM) 2013 Piracicaba-SP
Desafios da gestão loco-regional para a ampliação do acesso aos preservativos masculinos e ao teste anti-HIV na Região Metropolitana da Baixada Santista.
TRD HIV 2011 PROPOSTA DE MONITORAMENTO DO TRD HIV NA CAMPANHA FIQUE SABENDO 2011 USO DO TRD HIV EM ATIVIDADES EXTRAMUROS USO DO TRD HIV EM UNIDADES DE.
Fique Sabendo 2011 Fluxo da informação 19 de outubro de 2011.
FIQUE SABENDO 2011 Fluxo da informação. O que há de novo? Utilização do SIGH Sistema de Informação de laboratório do IAL Utilização do SIGH Sistema de.
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Fique Sabendo 2011 Cadastro dos Municípios Participantes.
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA 11 DE MAIO DE 2016.
PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
FIQUE SABENDO – 2012 “TIRE O PESO DA DÚVIDA”
Transcrição da apresentação:

CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS ! FIQUE SABENDO 2013 25 de nov a 1º de dez CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !

Metas da Campanha Testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste anti-HIV na vida.

Metas da Campanha Acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem teste, ajudando-as a superar o medo de realizá-lo! Na utilização de Testes Rápidos de sífilis acessar pessoas mais expostas às DST, sensibilizando-as para realização do exame mesmo assintomáticas.

Metas da Campanha Acompanhar todos os casos positivos de HIV e sífilis até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realização de exames e/ou tratamento

506 municípios cadastrados Fique Sabendo 2013 506 municípios cadastrados

Quais são as etapas da campanha Fique Sabendo 2013? 1. Preparação 2. Realização 3. Informação 4. Avaliação

Preparação Articulação com a rede e definição de locais de realização da campanha Planejamento e preparação das ações extramuros Planejamento e realização de ações de divulgação

Preparação Realização de capacitações para: Atendimento individual das pessoas testadas Planejamento e realização das ações extramuros de testagem rápida Preenchimento da ficha Fique Sabendo (vide instruções de preenchimento)

Preparação Capacitação dos profissionais para entrega de resultados de exames. Estabelecimento de fluxos e referências para encaminhamento ágil e resolutivo os casos reagentes.

O município receberá instruções no Preparação Cadastramento de unidades participantes da campanha - Digitação online das informações via FORM SUS Divulgação das ações extramuros agendadas - Digitação online das informações via FORM SUS O município receberá instruções no email cadastrado!

Preparação Retirada de kits TR e materiais de divulgação da campanha nos GVE

Fluxo de solicitação de testes Município solicita ao GVE GVE solicita à CE DST/AIDS CE DST/AIDS solicita ao DN DST/AIDS&HV DN DST/AIDS envia os kits aos GVE

Prazos para solicitação dos kits à CE DST/AIDS pelos GVE 30 de OUTUBRO Municípios solicitam aos GVE até ??? URGENTE Façam também a solicitação de preservativo e gel

Preparação Retirada de materiais da campanha nos GVE: Camisetas Jalecos Cartazes - FIQUE SABENDO; TESTES RAPIDOS; PRESERVATIVOS Folders - FIQUE SABENDO; TESTES RAPIDOS

MATERIAIS DA CAMPANHA

MATERIAIS DA CAMPANHA

Cartaz Fique Sabendo 2013

Folder Fique Sabendo 2013

Cartaz Testes Rápidos

Folder Testes Rápidos

Cartaz Preservativos

ATENÇÃO! JALECOS E CAMISETAS & MATERIAL GRÁFICO - RETIRADA NOS GVE A PARTIR DE 18 DE NOVEMBRO AGUARDEM RECEBIMENTO DE MAIS INFORMAÇÕES POR EMAIL

Preparação Retirada de materiais (tubos, requisições, etiquetas) nos laboratórios de referência da campanha

Para quem serão fornecidos os 40 mil exames convencionais de HIV? Priorizaremos: Os municípios que ainda não têm capacidade instalada para realização de testes rápidos. Os municípios que não possuem verba de incentivo para desenvolvimento das ações de DST/AIDS.

Realização O que deve ser considerado no atendimento da pessoa que deseja realizar o teste? Fique atento à próxima apresentação – “Recomendações para realização de ações extramuros de testagem rápida”

Realização LEMBRETES Todos os resultados devem ser entregues em atendimento individual por profissional capacitado O laudo deve ser entregue exclusivamente à pessoa que buscou a testagem

Realização Durante a campanha vocês utilizarão : 1. Formulários de controle 2. Ficha de atendimento 3. Planilhas de registro na realização dos atendimentos e no monitoramento

Ficha de Atendimento

A ficha de atendimento pré e pós-teste Fique Sabendo destina-se: Aos serviços de saúde da rede de Atenção Básica; À oferta de testagem em campo (extramuros).

Todo atendimento deve ser registrado em ficha de atendimento. Recomendamos a utilização da Ficha Fique Sabendo 2013

Já está disponível no site para download em 3 versões = TRD HIV TRD HIV + Sífilis 4 TR e estará disponível para digitação on-line a partir de 26 de novembro!!

Atenção! Disponibilizaremos no site a possibilidade dos municípios digitarem suas fichas de atendimento. Ao final do processo disponibilizaremos: Os bancos em EXCEL aos municípios que solicitarem Principais tabelas descritivas

Monitoramento Na página do CRT você encontrará - documentos de monitoramento para download e impressão http://www.saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/ Botão Fique Sabendo

Monitoramento Estas planilhas/formulários são instrumentos para serem usados no dia a dia da campanha. Os LINKS do monitoramento pelo FORMSUS estarão disponíveis durante a campanha e posteriormente para registro e envio das informações coletadas.

O uso dos formulários de monitoramento durante a campanha

São ao todo 8 formulários : VOLUME E PERFIL – CONSOLIDADO MUNICIPAL 1. Tabela de registro do volume total de coletas e exames realizados 2. Consolidação do perfil - exames convencionais de HIV 3. Consolidação do perfil Teste Rápido de HIV (TRD HIV)

FORM PERFIL PARA UNIDADES 4 FORM PERFIL PARA UNIDADES 4. Perfil - Destinado a unidades de saúde que estiverem realizando coletas de sangue para realização de HIV e/ou sífilis na campanha e outra (sexo, idade, 1ª. vez HIV) 5. Perfil - Registro diário de realização de testes rápidos – com resultados

ACOMPANHAMENTO DE CASOS REAGENTES 6 ACOMPANHAMENTO DE CASOS REAGENTES 6. Acompanhamento dos casos diagnosticados com HIV a partir de exames convencionais e rápidos 7. Acompanhamento dos casos com TR de sífilis Reagente 8. Acompanhamento dos casos diagnosticados com Sífilis a partir de exames convencionais

CRONOGRAMA 2 DE DEZ DE 2013 3 DE JAN DE 2014 PRAZO 28 DE FEV DE 2014 PERIODO 1 PRAZO 2 DE DEZ DE 2013 PERIODO 2 3 DE JAN DE 2014 PERIODO 3 28 DE FEV DE 2014

Período 1 = de 25 de NOV a 1 de DEZ Utilizar forms impressos Registro das coletas e atendimento (ficha) Realização de TR e coletas de sangue Período 2 = até 3 de JAN de 2014 Digitação das info online - via FORMSUS Entrega de resultados Elucidação de casos Encaminhamento de portadores Período 3 = Até 28 de FEV de 2014 Digitação das info online – via FORMSUS Acompanhamento dos casos Matrícula dos casos de HIV Tratamento dos casos de sífilis.

Divulgaremos Relatório da campanha dia Atenção ao Cronograma! Divulgaremos Relatório da campanha dia 4 de dezembro de 2013 E divulgaremos relatório final com resultado do acompanhamento dos casos reagentes de HIV e Sífilis dia 14 de março de 2014

Ou precisar alterar/corrigir informações enviadas? Lembrete Importante! E se eu errar? Ou precisar alterar/corrigir informações enviadas?

Para todos os casos, refazer o procedimento por completo. Consideraremos como válida a última inserção de informação e excluiremos as inserções antigas.

Utilizando a página do CRT http://www. saude. sp. gov

Onde estão os formulários para download?

O que falta ser realizado para podermos divulgar a campanha no Estado? Pendências O que falta ser realizado para podermos divulgar a campanha no Estado?

Preenchimento de formulário. on-line sobre as atividades Preenchimento de formulário on-line sobre as atividades extramuros que serão realizadas Realização/Atualização de cadastro on-line de unidades participantes da campanha

Unidades que ofertam testagem por demanda espontânea

Divulgação de horarios na semana da campanha. Na campanha Em 2013! ESPAÇO DA CAMPANHA Divulgação de horarios na semana da campanha.

Central da Campanha Fique Sabendo 2013

4 de novembro a 4 de dezembro de 2013 das 8h às 18h fiquesabendo@crt.saude.sp.gov.br Tel. (11) 5087-9912 ou 9980

Contato Karina Wolffenbüttel fiquesabendo@crt.saude.sp.gov.br