MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
Advertisements

A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Brasil: Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS
Curso de Especialização em Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu)
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
FUNÇÃO DO ESTADO E ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PLANO DE GESTÃO.
Empresas Públicas – Federais
I Simpósio de Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas – OFICINA DE TRABALHO Dizer que ficamos honrados com o convite do TCE/AM.
Atividades e atos administrativos
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Empresas Estatais Federais
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Agenda Nacional de Gestão Pública: novos e velhos desafios Ações de melhoria da gestão no Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Profª Maria Cecilia Ziliotto
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Aleksandra Pereira dos Santos Brasilia, janeiro de 2009
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
As relações com as entidades privadas sem fins lucrativos no Brasil
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Estrutura Administrativa
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos Governo LULA Fortalecendo a Federação.
Negociações Realizadas Balanço 2003/2005 BALANÇO DAS NEGOCIAÇÕES CONCEDIDOREAJUSTEOBSERVAÇÃO Revisão Geral1% a partir de jan/03 Extensivo aos.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
Administração Pública
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: Prof. Vitor Maciel.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A Organização de Carreiras do Poder Executivo da Administração Pública Federal Brasileira Aldino Graef Brasília, 7 de julho de 2009 CONFERÊNCIA NACIONAL DE RECURSOS HUMANOS

ORGANIZAÇÃO DO PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DO PODER EXECUTIVO 1 24 7 111 42 22 30 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA –VC-PR, AGU, CGU MINISTÉRIOS SECRETARIAS COM “STATUS” MINISTERIAL AUTARQUIAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS EMPRESAS PÚBLICAS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA 32 Órgãos, 153 Entidades ADM. DIRETA INDIRETA 74 - MEC 27 - MEC 52 empresas ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO

Estatais criadas na ditadura Modelo nacional-desenvolvimentista “Administração para o Desenvolvimento” Estatais criadas na ditadura Castelo Branco: 58 Costa e Silva : 55 Médici : 99 Geisel : 50 Figueiredo : 12 Total : 274

Modelo nacional-desenvolvimentista “Administração para o Desenvolvimento” Posição de 1981 Posição de 1986 Ent. de Governo: 191 Empresas : 311 Total : 502 Ent. de Governo: 146 Empresas : 243 Total : 388 Entidades típicas de Governo: conceito utilizado por Gileno Marcelino (Série Reforma Administrativa, Vol. I, 1987) – engloba órgãos e entidades não empresariais da Administração Indireta

A burocracia na “administração para o desenvolvimento” Burocracia militar no comando político e administrativo do país Ilhas de excelência técnica (especialmente na área econômica) Ausência de carreiras na gestão governamental Plano de cargos para as atividades técnico-operacionais Atividades de direção e assessoramento superiores – Grupo de confiança política Não implementação do art. 94 do DL 200, de 1967

A CONSTITUINTE E O NOVO PACTO SOCIAL Pacto Liberal - Social Fortalecimento dos Poderes Legislativo e Judiciário Redução do papel do Estado na Economia Direitos sociais Universalização dos serviços públicos gratuitos na saúde, na educação e assistência social Novo Pacto Federativo Princípio da descentralização Fortalecimento de Estados e Municípios Municípios alçados à condição de ente autônomo da Federação

Evolução Estrutural Estado menos empresarial, mais social e mais descentralizado 1986 2009 Entidades : 146 Empresas : 243 Entidades : 184 Empresas : 52 + Subsidiárias : 68 Serviços sociais: LBA/INAMPS Serviços sociais: SUS/SUAS/FUNDEB BOLSA FAMÍLIA

Características do Estado pós-Constituinte Regulador e Articulador de Estratégias de Desenvolvimento Supridor de Serviços Sociais Básicos Promotor de Políticas Públicas em Articulação com Estados e Municípios Negociador de Processos de Integração Econômica Regional e Mundial

MUDANÇAS ESTRUTURAIS PÓS-CONSTITUINTE Redução do peso do Estado na produção direta de bens e serviços, menos empresas e mais regulação e articulação para o desenvolvimento Criação de carreiras e fortalecimento da capacidade da administração direta Descentralização dos serviços sociais e o aumento significativo do percentual de servidores dos Municípios no total nacional (de 25% para 50%) Diminuição do percentual dos servidores dos Estados (de 50% para 35%) Diminuição dos servidores da União e mudança do seu perfil (de 25% para 15%) Estruturação generalizada de carreiras

Servidores civis ativos da União - evolução Fonte: Boletim Estatistico SRH

Servidores civis nas três esferas de governo - evolução % de emprego público total (engloba estatais) Fonte: PNAD 2006 - IBGE

SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS ATIVOS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS ATIVOS UNIÃO 1 ........................................................................ 674.924 EXECUTIVO ............................................................. 558.311 - Administração direta ............... 220.682 - Autarquias ............................... 230.091 - Fundações ............................... 107.538 Ministério Público da União ........................................ 8.384 Legislativo................................................................. 24.608 Judiciário............ ...................................................... 93.621 ESTADOS 2 ................................................................. 2.428.000 MUNICÍPIOS 2 ........................................................... 2.535.000 TOTAL SERVIDORES PÚBLICOS NO BRASIL ............. 5.578.240 População estimada do país (2/7/2009)..................... 191.371.928 Relação de 1 servidor civil ativo para 34 hab. ou 29/1000 hab. 1 Fonte: SRH/MP e STN/MF – março/2009 2 Fonte: PNAD 2006 – IBGE – apenas servidores estatutários

Total de servidores da União:. 558 Total de servidores da União:....... 558.311 Cedidos permanentes para Estados e Municípios:................................ 82.512 Em exercício na União:.................. 475.799 Ex-territórios: 18.236 Saúde – Ex-Inamps: 29.034 Saúde – Ex-Funasa: 35.152

Prestação de serviços diretos ao cidadão Educação e Previdência Social Instituições de Ensino: 167.098 Previdência Social (INSS): 38.509 Soma: 205.607

Áreas de atividades específicas Servidores civis da União Segurança Pública: ......................... 24.067 Serviço Exterior: ............................. 3.422 Agências Reguladoras: ................... 8.685 Soma: .................... 36.174

Total de servidores da União:.............................. 558.311 Cedidos a Estados e Municípios:.......................... 82.512 Serviços diretos ao cidadão ................................. 205.607 Atividades específicas ......................................... 36.174 Outros (administração direta e agências)........... 234.018

Especificidades de cada segmento de atividades quanto: Características das atividades Perfis profissionais requeridos - (formação, experiência, habilidades) Modelos de governança das instituições Regimes disciplinares

Busca de soluções específicas MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Busca de soluções específicas Falta de consenso político para aprovação de diretrizes gerais de carreiras para toda a Administração Pública Criação de carreiras de atividades específicas por órgãos ou áreas de atividades: pressão setorial

Situação Estrutural Atual MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Situação Estrutural Atual Atividades de Direção e Assessoramento: cargos em comissão Grupo DAS do PCC 1970 e Cargos de Natureza Especial Carreiras de Atividades Setoriais Específicas: Fiscal Federal Agropecuário; Auditor-Fiscal do Trabalho por Órgão / Entidade (modelo autárquico): Agências Reguladoras, BACEN, INCRA, FNDE, INEP por Área de atividade governamental: C&T; Meio Ambiente; Seguridade Social e Trabalho

Situação Estrutural Atual MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Situação Estrutural Atual Carreiras Transversais de Atividades Especializadas Comuns a vários órgãos: Carreira de Comércio Exterior, Carreira de Infra-Estrutural, Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, Carreira de Analista Executivo de Atividades Sistêmicas: Carreira de Planejamento e Orçamento, Carreira Finanças e Controle, AGU (sistema enquanto atividade comum em toda administraçao) de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Gestores Governamentais)

Quantitativo de Planos de Cargos e Carreiras Situação atual Quantitativo de Planos de Cargos e Carreiras 129 Carreiras; 22 Planos de Cargos; Plano Geral do Poder Executivo – PGPE: Plano de Classificação de Cargos – PCC: Cargos isolados. Fonte: SRH/MP

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ALGUMAS CONSTATAÇÕES ASPECTOS NEGATIVOS: Incapacidade dos órgãos centrais em oferecer um projeto global de diretrizes de um novo sistema de carreiras para toda a Administração federal: - distorções remuneratórias; - inconsistências conceituais; - conflitos de competências e atribuições. ASPECTOS POSITIVOS: Mobilização setorial e autárquica na busca de soluções para melhoria do desempenho e cumprimento das missões.

SITUAÇÃO ATUAL DO PCC DE 1970 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO SITUAÇÃO ATUAL DO PCC DE 1970 Remanescem no PCC: servidores não optantes do PGPE Grupo DACTA Grupo Direção e Assessoramento Superior DAS

NECESSIDADES IMEDIATAS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO NECESSIDADES IMEDIATAS Racionalização da estrutura de cargos e carreiras considerando as características dos diversos segmentos de atividades; Profissionalização para resultados, com fortalecimento do sistema de mérito e o acesso aos cargos em comissão e funções de confiança em bases meritocráticas; Necessidade de superação da estruturação de carreiras ultra-especializadas.

Alguns elementos condicionantes da gestão de recursos humanos Limitação para a racionalização da estrutura de cargos: vedação da transformação de cargos, transposição, transferências (provimento derivado de cargos) Limitação para a Gestão por Competências: estrutura de cargos X espaços ocupacionais e trânsito entre carreiras Limitação para a negociação coletiva: regime legal (estatutário) X regime negocial (de contrato)

DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAÍ/SEGES CONTATOS: ALDINO GRAEF DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAÍ/SEGES FONE: (55 61) 2020-4869 E-MAIL: aldino.graef@planejamento.gov.br

Secretaria de Gestão - SEGES