UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
MINISTÉRIO DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNASUS
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Especializando: Angel Lambert Perez.
Alexis Arnedo Rodríguez. Orientador: Lenise Menezes Seerig
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Universidade Aberta do SUS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Lenise Menezes Seerig
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE AOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO E/OU DIABETES NA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA, VITORIA. RIO BRANCO/ACRE Especializanda: Madelen Espinosa Jimenez. Orientadora: Elenir Terezinha Rizzetti Anversa

Introdução A hipertensão arterial e diabetes mellitus são doenças crônicas frequentes. Brasil tem no redor de 17 milhões de hipertensos (35% maior de 40 anos; e 4% crianças). A hipertensão aparece de maneira assintomática na maioria dos casos. Brasil tem 12.4 milhões de diabéticos ( 5.9% da população adulta) O 62% dos casos de Insuficiência Renal tem como diagnostico primário a diabetes.

Caracterização do Município Rio Branco. Tem uma população de 363 928 habitantes. Conta com 51 Unidades Básicas de Saúde. Do tipo ESF. 22 das ESF contam com equipe de saúde bucal. Tem 2 Centros de Atendimento Diagnóstico. 1 Consultório da Rua. 1 laboratório de próteses dental 1 Centro especializado odontológico. 1 Centro especializado de assistência farmacêutica.

2 Núcleos de apoio a saúde da família. 9 Hospitais (5 gerais e 4 especializados) 2 Prontos socorros 3 Unidades de pronto atendimento. 5 Unidades de referência da Saúde da Família. 1 Oficina ortopédica de próteses e cadeiras de rodas SAMU que conta com 15 unidades de atendimento móveis e 2 avançados.

Caracterização da Unidade de Saúde A unidade da Vitoria é uma unidade mista. Conta com três equipes de saúde da família. Vitoria I: composto por 1 médico, 1 enfermeira, 12 ACS, 1 técn. De Enferm. E uma equipe de saúde bucal. Vitoria II: Composta por 1 médico, 1 enfermeira, 11 ACS e 1 técn. De Enferm. Com uma população de 5476 usuários (sobre passa limite estipulado pelo protocolo) Vitoria III: Composta por 1 médico, 1 enfermeira e 8 ACS.

Objetivo Melhorar a atenção à saúde dos portadores de hipertensão e/ou diabetes da Unidade Saúde da Família Vitoria. Rio Branco/ Acre.

Metodologia Monitoramento e avaliação Engajamento Público Organização e gestão do serviço Qualificação da prática clínica

Metodologia Estruturada: período de 16 semanas. Realizada na UBS: Vitoria, Rio Branco/ Acre. Participantes : todos os usuários hipertensos e diabéticos da equipe Vitoria II. Foi preciso garantir anamnese e exame completo a estes usuários. Garantir planilhas de coleta de dados e fichas de acompanhamento.

Logística. Cadernos de Atenção Básica - Hipertensão Cadernos de Atenção Básica -Diabetes Ficha espelho Prontuários Planilha de coleta de dados Monitoramento e avaliação

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabético. Metas: 1.1. Cadastrar 80% dos hipertensos da área de abrangência de acordo com o programa de atendimento aos Hipertensos e diabéticos. 1.2. Cadastrar 80% dos diabéticos da área de abrangência de acordo com o programa de atendimento aos Hipertensos e diabéticos.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 54 (35,5%) Mês 2= 93 (61,25) Mês 3= 152 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 13 (32,5%). Mês 2= 24 (60,0%) Mês 3= 40 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade dos atendimentos dos pacientes com Hipertensão arterial e Diabetes Mellitus. Metas: 2.1. Garantir a realização de um exame físico adequado a 100% dos pacientes com Hipertensão Arterial. 2.2. Garantir a realização de um exame físico adequado a 100% dos pacientes com Diabetes Mellitus.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1 = 53 (98,1%) Mês 2 = 93 (100%) Mês 3 = 152 (152%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 12 (92,3%). Mês 2= 24 (100%) Mês 3= 40 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. 2.3. Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. 2.4. Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. 2.5. Priorizar a prescrição de tratamento a 100% dos pacientes com Hipertensão Arterial. 2.6. Priorizar a prescrição de tratamento a 100% dos pacientes com Diabetes Mellitus.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 54 (100%). Mês 2= 91 (97,8%) Mês 3= 150 (98,7%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 12 (92,3%). Mês 2= 24 (60,0%) Mês 3= 40 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. 2.7. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 26 (48,1%). Mês 2= 70 (75,3%) Mês 3= 141 (92,8%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 4 (30,8%). Mês 2= 16 (66,7%) Mês 3= 36 (90,0%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 3: melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Metas: 3.1. Garantir a busca ativa a 100% dos hipertensos faltosos às consultas. 3.2. Garantir a busca ativa a 100% dos diabéticos faltosos às consultas.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 9 (100%). Mês 2= 18 (100%) Mês 3= 27 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 2 (100%). Mês 2= 3 (100%) Mês 3= 5 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 4: Garantir o registro do 100% dos pacientes com Hipertensão arterial e Diabetes Mellitus. Metas: 4.1. Garantir que o 100% dos pacientes com Hipertensão arterial tenham fichas de seguimento. 4.2. Garantir que o 100% dos pacientes com Diabetes Mellitus tenham fichas de seguimento.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 49 (90,7%). Mês 2= 93 (100%) Mês 3= 152 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 12 (92,3%). Mês 2= 24 (100%) Mês 3= 40 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 5: Garantir a estratificação do risco cardiovascular de 100% dos pacientes com HAS e Diabetes Mellitus. Metas: 5.1. Realizar a estratificação do risco cardiovascular a 100% dos pacientes com Hipertensão arterial. 5.2. Realizar a estratificação do risco cardiovascular a 100% dos pacientes com Diabetes Mellitus.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 54 (100%). Mês 2= 93 (100%) Mês 3= 152 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 12 (92,3%). Mês 2= 24 (100%) Mês 3= 40 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 6: Garantir a promoção de saúde ao 100% dos pacientes hipertensos e diabéticos.  Metas: 6.1. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. 6.2. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 54 (100%). Mês 2= 93 (100%) Mês 3= 152 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 12 (92,3%). Mês 2= 24 (100%) Mês 3= 40 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. 6.3 Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos. 6.4. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes diabéticos. 6.5. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 54 (100%). Mês 2= 93 (100%) Mês 3= 152 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 12 (92,3%). Mês 2= 24 (100%) Mês 3= 40 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. 6.6. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos. 6.7. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos. 6.8. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos.

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 54 (100%). Mês 2= 93 (100%) Mês 3= 152 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 12 (92,3%). Mês 2= 24 (100%) Mês 3= 40 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 54 (100%). Mês 2= 93 (100%) Mês 3= 152 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Mês 1= 12 (92,3%). Mês 2= 24 (100%) Mês 3= 40 (100%)

Resultados Parâmetros para hipertensos Antes Depois Cobertura de HAS 54 (35.5%) 152 (100%) Exame clinico em dia 53 (98.1%) 152 (100%) Exame complementar 54 (100%) 150 (98.7%) Necessidade odontológica 26 (48.1%) 141 (92.8%) Registros adequados 49 (90.7%) 152 (100%)

Resultados Parâmetros para diabéticos Antes Depois Cobertura de diabéticos 13 (32.5%) 40 (100%) Exame clínico em dia 12 (92.3%) 40(100%) Exame complementar indicado 12 (92.3%) 40 (100%) Necessidade odontológicas 4 (30.8%) 36 (90%) Registros adequados 12 (92.3%) 40 (100%) Estratificação de risco 12 (92.3%) 40 (100%) Promoção de saúde 12 (92.3%) 40 (100%)

Discussão Aumentamos a cobertura de atendimentos para 152 (100%) hipertensos e 40 (100) diabéticos. Melhoramos a qualidade dos atendimentos e acolhimentos dos usuários. Melhoramos a organização e capacitação da equipe. Realizamos e preenchemos adequadamente as fichas de acompanhamento dos usuários. Priorizamos os atendimentos e agendamentos destes usuários. Organizamos e realizamos visitas domiciliares aos usuários com limitações.

Reflexão critica sobre meu processo de aprendizagem. Melhorou meu conhecimento dos protocolos de atendimentos no Brasil. Ajudou na inserção dos protocolos na unidade. Ajudou na preparação de todos os profissionais da equipe. Ajudou na aquisição de habilidades. Ajudou a melhorar meu conhecimento sobre o idioma português. Melhorou o vinculo entre comunidade, lideranças e a equipe.

Obrigada!