Helena Maria Medeiros Lima África: Re-conhecimento e Intervenções para a Construção de uma Cultura de Paz 1ª. Reunião Annual da Rede Programa das Escolas Associadas (PEA) - Regional São Paulo 17 de março, 2018 Helena Maria Medeiros Lima
De que lugar? Psicopedagogia Clínica Neuropsicologia Externato Gurilândia Lar Escola João XXIII Colégio Joana D’Arc Ciências Biológicas USP REDUC Início epidemia aids Psicologia PUC/SP ME PSO PUC/SP PhD Saúde Pública USP Psicanálise Pós-Doc Psicopedagogia Clínica Neuropsicologia
ONU - WHO & Comunidade de Países de Língua Portuguesa Foco = atenção às grávidas com sida (aids) nos países de Língua Portuguesa África lusófona
Declaração Universal dos Direitos Humanos Não deixar ninguém para trás - Agenda 2030 Definição de Direitos Humanos - Carta das Nações Unidas Direitos Humanos - garantidos legalmente pela lei de direitos humanos, protegendo indivíduos e grupos contra ações que interfiram nas liberdades fundamentais e na dignidade humana
Qual o lugar da Escola frente ao tema Afro?
A Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução 68/237 de 23 de dezembro de 2013, criou a Década Internacional dos/as Afrodescendentes que vigerá de 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024. O principal objetivo da Década é promover o reconhecimento, a justiça e o desenvolvimento da população afrodescendente no mundo.
O compromisso das Nações Unidas com a promoção da igualdade racial, no âmbito global, se orienta pela Declaração de Durban de 2001 e seu correlato Plano de Ação, os quais expressam o compromisso assumido pelos Estados Membros das Nações Unidas de combater o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e formas correlatas de intolerância.
Estigma Não tem antônimo Do Bullying ao estigma --- ou vice-versa??
Eixos 1. Reconhecimento 2. Justiça 3. Desenvolvimento 4. Discriminação Múltipla ou Agravada
Programa Afro Empoderamento - Fórum para Afrodescendentes Conscientização Pesquisa Partilha de informação Fortalecimento da cooperação Levantametno Financiamento
Qual o lugar/ papel da Escola frente ao tema Afro? Identidade: formação docente/ papeis/ potências Elaboração dos lutos pessoais e institucionais 1. Corpo Docente 2. Famílias 3. Equipe gestora 4. Equipe de apoio e logística
Qual o lugar da Escola frente ao tema Afro? Lugar de transmissão de Informações Criação de uma superfície de aprendizagem para transformação das informações em conhecimentos e conhecimentos em saberes Lugar de escuta - construção do sujeito: autenticidade, compreensão, interação
Identidade em construção Identidade pela imagem Identidade pelos valores Identificações positivas e negativas
Escuta & Escrita Estado-da-arte - dados sociodemográficos: fontes primárias Projeto CPLP Metodologia Pressupostos Ética Registros - publicações Eventos
Países & Expressões ”Faixa Azul" Questão de Gênero “Pai de filho” Registros: nascimento, adoecimentos, morte Leve-Leve... STP = Somos Todos Primos Curandeiros/ Praticantes de Medicina Tradicional