Avaliação da Conformidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

José Augusto A. K. Pinto de Abreu Guia de Boas Práticas da Regulamentação proposta de temas e processo de desenvolvimento.
10° Encontro da Dqual com a RBMLQ - I Ademir Ribeiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade - Divec PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO E REVISÃO DOS.
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo LUIZ CARLOS MONTEIRO Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo a Qualidade.
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
O Turismo e os Direitos do Consumidor
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
O Turismo e os Direitos do Consumidor
“Uma Ferramenta Estratégica
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Registro Gustavo Kuster.
Requisitos de Avaliação da Conformidade no desenvolvimento de produtos
Requisitos de Avaliação da Conformidade no desenvolvimento
1 A Visão dos Representantes Empresariais: Cases de Sucesso para adaptação ao SPED Alexandre Furtado Abrasca
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Avaliação da Conformidade
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Diretor Substituto da Qualidade
Marca do evento IV Encontro com Área da Qualidade RBMLQ-Inmetro 13 a 15/05/2008 Florianópolis/SC Lívia Costa Coordenadora da Equipe de Capacitação.
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual Reunião Regional NORTE QUALIDADE INDICADORES DA FISCALIZAÇÃO.
Projeto: Capacitação em GP
Página do Inmetro. A Dqual integra o Comitê Internet; Temos voto nas decisões; A Diviq/Dqual é responsável por toda atualização e sugestões de mudanças:
IV Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-I Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Divisão.
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I André César de Figueiredo Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Divec / Dqual / Inmetro Rio de Janeiro,
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Auditoria da Qualidade
Programa de Avaliação da Conformidade Andréia Quintana Lima de Sousa
Marca do evento ansnn IV Encontro com Área da Qualidade RBMLQ-Inmetro 13 a 15/05/2008 Florianópolis/SC mmm Gilson Barbosa Assessor Dqual.
Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro 9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I INDICADORES DA FISCALIZAÇÃO.
Reunião Regional Sudeste Vila Velha, 30/03/2011 Marcelo dos Santos Monteiro Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Reunião Regional.
Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual Reunião Regional CO-TO QUALIDADE INDICADORES DA FISCALIZAÇÃO.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Qualidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2011 Participação da RBMLQ-I na Captação de Registros de Acidentes de.
Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual Reunião Regional NORDESTE QUALIDADE INDICADORES DA FISCALIZAÇÃO.
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Internacionalização de PME Brasileira Brasília – 14 de junho de 2011 Painel 2: melhoria dos serviços oferecidos a PME por instituições intermediárias Telecentros:
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Título do evento ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2014 GT Aperfeiçoamento das Práticas de Acompanhamento.
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
II Workshop sobre Experiências Exitosas das Agências Reguladoras
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
André César de Figueiredo Gestor do Núcleo DIVEC Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Núcleo de Capacitação de Agentes Fiscais.
Reunião Regional Marcelo dos Santos Monteiro Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Espaço Dqual Sul – Sudeste.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Avaliação da Conformidade
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Semana da Qualidade Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e sua Importância na.
8º Encontro da Qualidade da RBMLQ-I Programa de Verificação da Conformidade - Divec.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Marca do evento RBMLQ – Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 Conhecimento Recíproco Diretoria.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Reunião Regional Sul-Sudeste Espaço Dconf Porto Alegre, 28 de julho de 2014.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrantes: Silvia G da Conceição FEVEREIRO/2009 Processo de Regularização Ambiental.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
C ERTIFICAÇÃO COMO APOIO À R EGULAMENTAÇÃO DE P RODUTOS, P ROCESSOS E S ERVIÇOS : O C ASO DO I NMETRO Roberta de Freitas Chamusca Cristiane Mascarenhas.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Conformidade Luiz Carlos Monteiro Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade

Guia de Boas Práticas de Regulamentação “Convém que o processo de divulgação às partes interessadas se inicie já nos primeiros estudos do regulamento. Em especial, para as micro e pequenas empresas, é importante ter em mente que não é suficiente fazer chegar-lhes a informação. Há que ajudá-las a processar a informação, de forma que objetivamente se adeqüem aos requisitos do regulamento. É preciso evitar que as micro e pequenas empresas sejam surpreendidas com o regulamento, no momento que a fiscalização ‘bate à sua porta’.”

Qual o objetivo da Implantação Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade? Identificar fatores que possam facilitar ou dificultar a implantação de Programas de AC, ensejando a realização de ações que reduzam os impactos e facilitem o entendimento, aceitação e cumprimento dos Regulamentos Técnicos publicados pelo Inmetro por todas as partes interessadas.

Diretoria da Qualidade Organização Processual 1- Identificação e Priorização das Demandas 2- Estudo de Impacto e Viabilidade 3- Desenvolvimento e Implementação 4- Acompanhamento no Mercado 5- Manutenção 6- Aperfeiçoamento

Identificação e Priorização Demandas por PAC chegam via Ouvidoria, ou através da demanda direta dos setores ou demais Regulamentadores É realizada uma triagem, que deve ser aprovada pelo CBAC, e entra no Plano de Ação Quadrienal. São levantadas as informações sobre o programa: conhecimento sobre o setor, localização, normas aplicáveis, acidentes com o produto. Estudo de Impacto e Viabilidade No estudo, são abordados os impactos econômicos, social e ambiental e a viabilidade técnica do programa.

Acompanhamento no Mercado Desenvolvimento Desenvolve os RAC e RTQ. Interação com Organismos e Laboratórios e Setor Produtivo. Implementação Implementação do Programa: prazos. Acompanhamento no Mercado Verificação da Conformidade e Fiscalização

Processo Inovador Processo pioneiro – ainda em fase de ajustes, pois sua construção vem ocorrendo durante seu desenvolvimento; A boa prática de regulamentação, aliada à informação mais acessível, favorece a inovação nas empresas: adequação aos requisitos; É um processo que busca agregar todas as UO da Diretoria.

Ações Integração e interação com outras UO e UP => aumento do fluxo de informação tem levado a melhoria contínua do processo e diminuído o retrabalho; Divulgação dos PAC para o setor produtivo, comércio, laboratórios e consumidores; Orientação ao setor sobre conceitos de avaliação da conformidade, sistema de gestão e sobre o conteúdo dos RAC; Intercâmbio entre partes interessadas e o Inmetro facilitam a percepção do setor e suas necessidades melhorando a eficiência do processo.

Ações Informa/capacita/assiste PME e APL sobre a regulamentação; Dá especial atenção às empresas que mais podem sofrer os efeitos da regulamentação – “abraça” aquelas partes excluídas do processo de regulamentação; Estimula as partes impactadas a participarem das consultas públicas; Trabalha em prol da infraestrutura facilitando os processos de certificação; Divulga o trabalho de avaliação da conformidade; Informa o consumidor – importante aliado.

O que leva uma empresa a não se adequar a um regulamento? Quer Não Pode Não Sabe Fiscalização Assistência Técnica Divulgação

Como a RBMLQ-I pode ajudar a Implantação Assistida? Auxiliando no levantamento de informações sobre o setor; Mapeamento e articulação para orientação; Divulgação dos Programas através das Assessorias de Comunicação, e Ação de Orientação no momento da Fiscalização.

Contatos: Diretoria da Qualidade dqual@inmetro.gov.br (21) 3216-1013 Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade diviq@inmetro.gov.br (21) 3216-1108 Home Page da Implantação Assistida www.inmetro.gov.br/qualidade/iaac Ouvidoria do Inmetro 0800 285 1818 Portal do Consumidor www.portaldoconsumidor.gov.br Contatos:

Para saber mais: Muito obrigado! Ouvidoria Inmetro 0800 285 1818 www.inmetro.gov.br Ouvidoria Inmetro 0800 285 1818 Para saber mais: www.inmetro.gov.br/qualidade implantacaoassistida@inmetro.gov.br