Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTADO E GOVERNO.
Advertisements

 CONSTITUIÇÃO 1824 – Brasil Império Primeira Constituição do país, e a única monárquica. Caracterizava-se por ter sido outorgada e ser semi-rígida. Mantinha.
As Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Ana Catarina Helena Nunes Marta Pelado.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA. Instituições da UE Parlamento Europeu Conselho da União Europeia Comissão Europeia Tribunal de Justiça Tribunal de Contas.
ILUMINISMO A FILOSOFIA DA RAZÃO: O ESCLARECIMENTO DAS IDEIAS PROF. RAFAEL T. PELLEGRINI HISTÓRIA.
Território Teen – Não jogue sua vida fora © EDITORA CULTURA CRISTÃ - Todos os direitos são reservados.
As instituições da União Europeia 2015/2016 Trabalho Realizado por: Adriana Duarte Adriana Martinho Claúdiu Rus.
União europeia Feito por: Viviane Andrade Adalgisa delgado Elisiana Pereira Ivanilde Vaz I Instituições da união europeia.
FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO “As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam.
Direito Constitucional – Hipóteses I 1 Em Abril de 2010 foi enviado à Presidência da República para promulgação, um decreto da Assembleia da República,
» Os sistemas eleitorais permitem-nos organizar, politicamente, a divisão territorial, ideológica e cultural (e porque também não dizer econômica das diferentes.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Teoria Geral do Estado Poder Constituinte: Conceito Características
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Objetivo desta aula Aprender a elaborar duas correspondências oficiais: o ofício e o memorando.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS L'ORGANISATION DES NATIONS UNIES
Poder, dominação e política
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
DIVISÃO ORGÂNICA DO PODER
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
A Ditadura Salazarista
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Governo de Oliver, e a implantação de ações para agradar à burguesia.
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Foro Privilegiado: Impunidade?
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Instituições da União Europeia
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
ENTES DA FEDERAÇÃO E REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
Montesquieu o pensamento político moderno
Filosofia & Ética Humanista
Estado, Nação e Governo Nação:
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Estado, Nação e Governo Nação: Estado: Governo:
O sistema brasileiro de comércio exterior
A PRIMEIRA REPÚBLICA.
JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA MILITAR
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
Símbolos Nacionais Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
2˚Ciclo Direito Empresarial FATEC Carapicuíba
Professor Laert Mantovani Junior
JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA MILITAR
Organização do Poder Judiciário
1 - Diferentes projetos republicanos:
REVOLUÇÃO FRANCESA.
1 - República da Espada (1889 – 1894):
Dinâmica inaugural – TGE I - Resultados
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
DOS ANTECEDENTES À ERA NAPOLEÔNICA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1 - Diferentes projetos republicanos:
701 – 702 – 703 Geografia. É adotado nos meses onde há maior insolação no hemisfério sul.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
Despotismo Esclarecido
POLÍTICA DAR AS BOAS-VINDAS JONAS, CAMILA E LEANDRO SE APRESENTAM.
Estrutura Administrativa
Formas e Sistemas de Governo
Transcrição da apresentação:

Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich

Os Três Poderes

Os Três Poderes    O Poder Executivo é um dos poderes governamentais, segundo a teoria da separação dos poderes cuja responsabilidade é a de implementar, ou executar, as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo. O poder executivo pode ser representado, em nível nacional, por apenas um órgão (presidência da república, no caso de um presidencialismo), ou pode ser dividido (parlamento e coroa real, no caso de monarquia constitucional)  O poder executivo varia de país a país. Nos países presidencialistas, o poder executivo é representado pelo seu presidente, que acumula as funções de chefe de governo e chefe de estado. Nos países parlamentaristas, o poder executivo fica dividido entre o primeiro-ministro, que é o chefe de governo, e o monarca (geralmente rei), que assume o cargo de chefe de estado. Em regimes totalmente monárquicos, o monarca assume, assim como o presidente, as funções de chefe do governo e do Estado. O executivo, porém, nem sempre se resume somente aos chefes. Em regimes democráticos, o presidente ou o primeiro-ministro conta com seu conselho de ministros, assessores, secretários, entre outros.

Cargos do Executivo             O Executivo tem, usualmente, as seguintes obrigações: Aplicar as leis. Para isso, fica a cargo do Executivo órgãos como a polícia, prisões etc., para punir criminosos. Manter as relações do país com as outras nações Manter as forças armadas Administrar órgãos públicos de serviços à população, como bancos.

Poder Legislativo  O Poder Legislativo é o poder de legislar, criar leis.         No sistema de três poderes proposto por Montesquieu, o poder legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. O poder legislativo na maioria das repúblicas e monarquias é constituído por um congresso, parlamento, assembléias ou câmaras.             O objetivo do poder legislativo é elaborar normas de direito de abrangência geral (ou, raramente, de abrangência individual) que são estabelecidas aos cidadãos ou às instituições públicas nas suas relações recíprocas.             Em regimes ditatoriais o poder legislativo é exercido pelo próprio ditador ou por câmara legislativa nomeada por ele.             Entre as funções elementares do poder legislativo estão as de fiscalizar o Poder Executivo, votar leis orçamentárias e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da república ou os próprios membros do legislativo.

Poder Judiciário  O Poder Judiciário é um dos três poderes do Estado moderno na divisão preconizada por Montesquieu em sua teoria da separação dos poderes.        Ele possui a capacidade de julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com as regras constitucionais em determinado país. Ministros, desembargadores e Juízes formam a classe dos magistrados (os que julgam). Há ainda, nos países com justiça privada, o Tribunal Arbitral composto de Juízes Arbitrais, Conciliadores e Mediadores. No Brasil os Juízes Arbitrais são considerados juízes de fato e de direito e a Lei 9.307/96 regulamenta o funcionamento desses tribunais privados, muito comum nos países de "primeiro mundo".

Civismo

Hino Brasileiro

A importância do Voto

O analfabeto político

Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich

Reforma Ortográfica Nova Reforma Ortográfica - Aspectos Positivos . Reforma Ortográfica Nova Reforma Ortográfica -  Aspectos Positivos  O Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009, gera polêmica entre gramáticos, escritores e professores de Língua Portuguesa. Segundo o Ministério de Educação, a medida deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países que falam Português e ampliar a divulgação do idioma e da literatura portuguesa. Dentre os aspectos positivos apontados pela nova reforma ortográfica, destacam-se ainda: - redução dos custos de produção e adaptação de livros; - facilitação na aprendizagem da língua pelos estrangeiros; simplificação de algumas regras ortográficas. Nova Reforma Ortográfica -  Aspectos Negativos  - Todos que já possuem interiorizadas as normas gramaticais, terão de aprender as novas regras; - Surgimento de dúvidas; - Adaptação de documentos e publicações.

Reforma Ortográfica

Reforma Ortográfica

Reforma Ortográfica

Reforma Ortográfica

Reforma Ortográfica

Reforma Ortográfica http://www.soportugues.com.br/secoes/acordo_ortografico/

Pronomes

Pronomes

Pronomes