MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,

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Transcrição da apresentação:

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC, 2005 Doutor em Engenharia Agrícola, UFV, 2011 – Mecanização Agrícola Web: Agosto Curso Técnicos e Superiores

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

O motor de combustão interna é um conjunto de mecanismos que transforma energia térmica em energia mecânica. Motor de combustão interna O combustível utilizado para a queima pode ser a gasolina, álcool, gás ou diesel. Na aviação utiliza-se o querosene.

Principais partes do motor O motor é constituído de 3 partes principais que são: Cabeçote, bloco e cárter. A essas 3 partes são afixadas as demais partes que complementam o motor. Junta do cabeçote Junta do cárter

Cabeçote do motor O cabeçote é a parte superior que fecha o motor e são fabricados em ferro fundido ou alumínio. É o cabeçote que suporta as maiores pressões no motor, devido às explosões do combustível na câmara de combustão. No cabeçote estão, como componentes principais, as válvulas, molas da válvula, coletores de admissão e escapamento. Câmara de combustão

Cabeçote com 16 válvulas Cabeçote com 8 válvulas Cabeçote do motor Encaixe da vela de ignição Tipos de cabeçote Cabeçote Motor Diesel

Bloco do motor O bloco é a parte central do motor e, normalmente, é construído em ferro fundido. No bloco está presa a maioria das peças que complementam o motor. Dentro do bloco (nos cilindros) ocorre a movimentação dos pistões que proporcionam a força que permite a movimentação do veículo e demais funcionalidades.

Cárter do motor O cárter é a parte inferior do motor, que fecha o motor por baixo. Normalmente, nos motores 4 tempos, é o reservatório de óleo lubrificante. No cárter é afixada a bomba que envia o óleo lubrificante às demais partes do motor e é onde está apoiado o eixo do virabrequim.

Principais partes do motor

Principais Componentes no Cabeçote Válvulas: presentes apenas nos motores 4 tempos, controlam a entrada de combustível e ar e saída de gases resultantes da combustão em cada cilindro do motor. Cabeçote do motor ciclo Otto. Cabeçote com 24 válvulas. Válvulas de escapamento Cabeçote do motor ciclo Diesel Encaixe do bico injetor Válvulas de admissão Válvulas de escapamento Encaixe da vela de ignição

Pergunta de 1 milhão de reais. Porque não existem válvulas no motor 2 tempos????? Motor 4 tempos Motor 2 tempos

Principais Componentes no Cabeçote Eixo de cames ou Eixo de comando de válvulas possui ressaltos ou cames em seu comprimento que acionam cada válvula. São fabricados em aço forjado ou ferro fundido. Ressaltos ou cames Podem existir de um a quatro eixos de comando de válvulas no motor. Depende no número de válvulas a serem acionadas. Esses eixos podem estar localizados sobre o cabeçote ou junto ao eixo de virabrequim, no bloco do motor.

Posições do eixo do comando de válvulas Eixo do comando de válvulas sobre o cabeçote Eixo do comando de válvulas no bloco do motor

Principais Componentes no Bloco Cilindro: o cilindro é um furo no bloco aberto nas duas extremidades do bloco, onde o pistão executa o movimento de subida e decida nos tempos do motor. Motor 1 cilindro Motor 3 cilindros Motor 2 cilindros Motor 4 cilindrosMotor 6 cilindrosMotor 8 cilindros em V Motor 12 cilindros

4 eixos de comando de válvulas

Principais Componentes no Bloco Árvore de manivelas ou eixo de virabrequim é normalmente fabricado em aço. Mancais fixos do eixo Acoplamento do volante do motor Mancais da biela Acoplamento do eixo comando de válvulas Contrapeso

Pistão: Responsável pela compressão do ar/combustível dentro do cilindro quando em movimento. Principais Componentes no Bloco o pistão é fechado na parte superior e aberto na inferior. Apresenta ranhuras na parte superior para fixação dos anéis de segmento. Cabeça Pino do pistão Saia Trava Anel de segmento Ranhura dos aneis

Biela: em forma de haste, liga o pistão à árvore de manivelas. É responsável por transmitir o movimento linear alternativo do pistão para a árvore de manivelas e dai para as demais partes do veículo. Principais Componentes no Bloco

Outros componentes do motor Existem outros vários componentes acoplados ao motor com funções diferenciadas que permitem que se utilize ao máximo as possibilidades de trabalho do motor. Esses componentes podem ser únicos ou podem se apresentar em forma de sistemas. Os principais são: - Sistema de alimentação; - Sistema de arrefecimento; - Sistema de lubrificação; - Sistema elétrico; - Sistema de transmissão; - Sistema hidráulico; e - Sistema de válvulas. Esses sistemas permitem fazer o motor funcionar, aumentando a durabilidade das peças, o tempo de uso do motor, além de fornecer conforto e segurança ao usuário.

Obrigado!!! DÚVIDAS??