CÂMARA DE SAÚDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE GOVERNO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
Auditoria do TCU nas IFES
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
Outubro 2009 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMSA/SUSBH PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Ministério da Educação
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Programa Mais Médicos Secretaria de Regulação e Supervisão de Ensino Superior Seres Ministério de Estado da Educação Brasília, 08 de agosto de 2013.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Políticas Sociais em Saúde Pública
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
Princípios - Complexo Hospitalar.
Procedimentos de Matrícula
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
Escola Municipal de Saúde: um dos pilares da consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Setembro / 2012.
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Programa Prevenir DER São Bernardo
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
20 e 21 de outubro de ATIVIDADES DE CULTURA E EXTENSÃO: FINANCIAMENTO DAS AÇÕES CULTURAIS E DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
Foco de Atuação: Atenção Básica
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Universidade Federal de São Paulo COEX - 1ª Prestação de Contas Encontro de Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado de São Paulo.
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Pesquisa nacional com membros Dezembro de 2006.
‘ 54º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM. 108/05/14.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Associação Brasileira
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior – SESu Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde - DDES Coordenação Geral de Residências.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
EAD em Rede Universidades Associadas Estaduais e Municipais da ABRUEM.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

CÂMARA DE SAÚDE

HISTÓRICO Surgiu como Comissão de Hospitais, por solicitação do MS. Objetivo inicial: participar de Comissão Mista para definir critérios para Portaria de Hospitais de Ensino. Expansão dos objetivos, com participação em discussões sobre melhorias para os Hospitais próprios.

Passos seguintes Em 2011, enviamos questionário para conhecer a realidade. Resultados iniciais apresentados no 49º Fórum, em Salvador Em 2012, durante 50º Fórum, em Recife, solicitado pelo MS – pretensões de novos cursos médicos com necessidades (Dr. Mozart Sales Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde)

ABRUEM A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - criada em 1991 com 42 associadas, distribuídas em 22 estados, com uma população aproximada de 700.000 estudantes regularmente matriculados, 43.300 docentes e 66.650 agentes universitários.

Área da Saúde Além do ensino, pesquisa e extensão, presta assistência à saúde da população; Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção. Hospitais de Ensino/Universitário - importante cenário para o ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde da população. A grande maioria atendem em sua totalidade usuários do Sistema Único de Saúde, sendo também, em sua maioria, hospitais referenciados, com atendimento terciário.

Cursos de medicina Universidades estaduais - responsáveis pela interiorização de cursos da medicina 19 cursos de medicina existentes nas Universidades Estaduais e Municipais, sendo: 07 – capital; 12 em cidades do interior. Das 42 associadas da ABRUEM, 18 contam em sua estrutura com 26 Hospitais de Ensino/Universitário.

Rede ABRUEM 26 hospitais 40% 60%

TOTAL DE LEITOS: + 6.000

Perfil dos hospitais de ensino/universitário Todos são hospitais referenciados e boa parte (09 dos 21) são de porta aberta. Maternidade de alto risco - 11 hospitais; Leitos de especialidades, incluindo nefrologia, cirurgia cardíaca, transplantes. Cenário de prática para mais de 100 cursos das próprias Universidade, desde os cursos da saúde até engenharia, arquitetura, administração, etc. 14 hospitais - cenário de prática para outras instituições de ensino públicas e privadas. Maioria com Direção de Ensino.

Financiamento dos hospitais Contratualização/convênio - 21 hospitais

Gestão hospitais 09 dos 21 hospitais - cláusula de incentivo à gestão; 12 dos 21 - cláusula de incentivo ao ensino. Todos os hospitais apresentam em sua missão o compromisso com o SUS e o ensino. Emprega mais de 20.000 trabalhadores da saúde, em todo o Brasil, abrangendo enfermagem, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistente social, entre outros. Relação média de funcionários por leito é de 5,18. Relação médico/leitos é de 0,93. Atuação de docentes nos hospitais - preceptores, na assistência e em 16 hospitais participam em chefias de serviço.

Dificuldades Incorporação de novas tecnologias - acrescenta aumento de custos, nem sempre aceitos pelo gestor do contrato/convênio. Repasse de recursos – regularidade em 11 dos 21 hospitais. Reposição de seu parque tecnológico, incluindo equipamento, rede de tecnologia da informação, programas de controle de gestão. Fundação privada em 04 dos 21 hospitais. Recursos humanos - inadequados às necessidades. Dificuldade do médico não docente em assumir seu papel docente foi observada em 16 dos 21 hospitais e dificuldades do docente assumir seu papel na assistência foi observada em 11 dos 21 hospitais. Certificação como Hospital de Ensino - apenas 08 dos 21 hospitais.

INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS 08

PRIORIDADES: Reposição de parque tecnológico. Reformas de infra estrutura Financiamento ao incorporar novas tecnologias. Reposição de recursos humanos