[Nova redação da RN 17/2006: principais alterações sugeridas]

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
Advertisements

3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
LICENCIATURA EM MÚSICA. Horário Calendário Acadêmico.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
SEMINÁRIO ESTRATÉGICO
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
Instituto Federal de São Paulo Câmpus XXXXX
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Núcleo UNIFESP 02/12/2016.
Figura 01: Determinantes dos sistemas de Inovação
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
CONFAP-MRC: HEALTH SYSTEM CHAMADA
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA DE PESQUISA
Relatório de Autoavaliação Institucional
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Título do Projeto Nome do coordenador Faculdade/Centro ...
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Aprendizagem de corpo e alma.
PÔSTERES/BANNERS Os pôsteres devem ser apresentados conforme as diretrizes seguintes. Tamanho • 1,20m de altura x 0,9 m de largura. Formato • Fonte: Times.
Eduardo Manuel de Freitas Jorge
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
EEEM Profª Salomé Carvalho
Porto Velho-RO, 20 de março de 2017.
REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO, PRIVADO, TERCEIRO SETOR; SOCIODIVERSIDADE: MULTICULTURALISMO, TOLERÂNCIA, INCLUSÃO / EXCLUSÃO.
Tecnologias Educacionais no Ensino Superior
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL JULIO DE MESQUITA FILHO
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TCC Aula 2 Caroline Petian.
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Apresentador
Resultados e Discussão
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
DIGITE AQUI SEU TÍTULO Número do Trabalho 1- INTRODUÇÃO
DIGITE AQUI SEU TÍTULO Número do Trabalho 1- INTRODUÇÃO
Programas de Iniciação Científica e Tecnológica
7ª REUNIÃO DE RICs e COORDENADORES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ICT
TÍTULO EM CAIXA ALTA, LETRA ARIAL, TAMANHO 58, CENTRALIZADO E EM NEGRITO Realização: Apoio: Primeiro autor e apresentador1; segundo autor2; x autor3 1Estudante.
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
COTA DE APRENDIZES Lei nº /2000 e decreto 5.598/2005
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Primeiros passos do pesquisador
Ações da PPPI 2017.
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Marco Legal da Inovação no Brasil
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
PROGRAMAS PROFISSIONAIS Coordenador de Área Paulo J. P
TÍTULO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

[Nova redação da RN 17/2006: principais alterações sugeridas] BOLSAS POR COTA NO PAÍS PIBIC | PIBITI | PIBIC – Af | PIBIC - EM [Nova redação da RN 17/2006: principais alterações sugeridas] 

PIBIC | PIBITI AS COTAS DE BOLSAS SERÃO CONCEDIDAS DE ACORDO COM OS TERMOS DA CHAMADA PÚBLICA LANÇADA PELO CNPq.    COTAS PROPORCIONAIS AO NÚMERO DE DOUTORES NA INSTITUIÇÃO (e não apenas pesquisadores do CNPq, como na atual redação). INCENTIVO AO RECÉM-DOUTOR PARA PARTICIPAR COMO ORIENTADOR. REGULAMENTAÇÃO DA EXIGÊNCIA DO RIC (Representante Institucional) COM CADASTRO ATUALIZADO NO CADI, COMO JÁ TEM SIDO DETERMINADO NAS CHAMADAS PÚBLICAS. VEDADA A CONCESSÃO DE BOLSAS A ESTUDANTES DE CURSO EAD, APOSENTADOS E DEMAIS PENSIONISTAS. 

PIBIC | PIBITI | COTAS INSTITUIÇÕES JÁ PARTICIPANTES PODEM TER COTAS AMPLIADAS OU REDUZIDAS COM BASE NOS REQUISITOS E CRITÉRIOS DIVULGADOS EM CHAMADA PÚBLICA, BEM COMO NA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS INSTITUCIONAIS E DO COMITÊ EXTERNO E NA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA DO CNPq.   AS INSTITUIÇÕES INGRESSANTES RECEBERÃO COTAS ESTABELECIDAS CONFORME ANÁLISE DOS REQUISITOS E CRITÉRIOS DIVULGADOS EM CHAMADA PÚBLICA. É IMPORTANTE QUE A INSTITUIÇÃO EVIDENCIE SEU POTENCIAL PARA A PESQUISA CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA E JÁ TENHA UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E/OU TECNOLÓGICA. O PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DAS COTAS ÀS INSTITUIÇÕES DEVE SER FEITO COM BASE EM CRITÉRIOS DE EQUIDADE E TRANSPARÊNCIA, CONSIDERANDO AS ASSIMETRIAS REGIONAIS. O CNPq PODERÁ CANCELAR OU SUSPENDER A COTA DE BOLSAS, A QUALQUER MOMENTO, CASO SE VERIFIQUE O NÃO CUMPRIMENTO DAS NORMAS ESTABELECIDAS. A REDUÇÃO OU CANCELAMENTO DA COTA PODERÁ OCORRER QUANDO A MESMA NÃO FOR UTILIZADA SEM JUSTIFICATIVA DURANTE A VIGÊNCIA DA COTA INSTITUCIONAL.

PIBIC | PIBITI | BOLSISTAS PERMITIDA A MUDANÇA DE ORIENTADOR, DESDE QUE SEJA APRESENTADA JUSTIFICATIVA COM APROVAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA INSTITUIÇÃO.   PODERÁ USUFRUIR BOLSA O ESTUDANTE QUE ESTEJA EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO. O ESTÁGIO NÃO CRIA VÍNCULO EMPREGATÍCIO DE QUALQUER NATUREZA, DESDE QUE OBSERVADOS OS REQUISITOS DISPOSTOS NO ARTIGO 3º DA LEI Nº 11.788/2008. O BOLSISTA CUJA BOLSA FOI CANCELADA ANTES DO TÉRMINO DA VIGÊNCIA INICIAL DEVERÁ APRESENTAR À INSTITUIÇÃO O RELATÓRIO DE SUAS ATIVIDADES NO PERÍODO DE USUFRUTO DA BOLSA. 

PIBIC | COMITÊS   CONSTITUIÇÃO DOS COMITÊS INSTITUCIONAIS E EXTERNOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE CADA INSTITUIÇÃO E DEVEM CONTAR COM PROFESSORES OU PESQUISADORES COM TÍTULO DE DOUTOR, DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, PREFERENCIALMENTE COM BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPq. NECESSÁRIO DIMENSIONAR O NÚMERO DE CONSULTORES LEVANDO EM CONTA A DEMANDA POR ÁREA DO CONHECIMENTO, A CAPACIDADE DE ANÁLISE DO CONSULTOR EXTERNO E O TEMPO DEDICADO À AVALIAÇÃO. A CADA EDIÇÃO DO PROGRAMA DEVERÃO SER SUBSTITUÍDOS VINTE E CINCO POR CENTO DOS CONSULTORES DO COMITÊ EXTERNO. O COMITÊ EXTERNO DEVERÁ ENCAMINHAR PARA O CNPq UM (1) RELATÓRIO CONSOLIDADO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NA IES.

PIBITI | FINALIDADES GERAR CONHECIMENTO E EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA DIRECIONADOS AO DESENVOLVIMENTO E À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SUAS VARIADAS DIMENSÕES: TECNOLÓGICA, COMERCIAL/EMPRESARIAL, SOCIAL E AMBIENTAL. ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE NOVAS TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO. FORTALECER A CAPACIDADE INOVADORA DAS EMPRESAS DO PAÍS POR MEIO DE COLABORAÇÃO COM AS INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS E DE INOVAÇÃO.   QUALIFICAR ESTUDANTES PARA OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ÁREAS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

PIBITI | COTAS   SERÃO CONCEDIDAS, CONFORME CHAMADA PÚBLICA LANÇADA PELO CNPq, A INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS E DE INOVAÇÃO (ICTs) QUE EFETIVAMENTE DESENVOLVAM PESQUISA NA ÁREA TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO E QUE TENHAM INSTALAÇÕES PRÓPRIAS. AS COTAS DEVERÃO SER DISTRIBUÍDAS SEGUNDO CRITÉRIOS QUE ASSEGUREM AOS BOLSISTAS ORIENTAÇÃO POR PESQUISADORES DE MAIOR COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA E CIENTÍFICA PARA SEU NÍVEL E ÁREA CIENTÍFICA E QUE ESTEJAM EXERCENDO PLENA ATIVIDADE DE PESQUISA TECNOLÓGICA, RELACIONADA À OBTENÇÃO DE PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS. ENTRE OS CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DE COTAS SERÁ CONSIDERADA A EXPERIÊNCIA DO PROFESSOR OU PESQUISADOR COMO ORIENTADOR EM PESQUISA TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO, RELACIONADA À OBTENÇÃO DE PRODUTOS, PROCESSOS E SERVIÇOS TECNOLÓGICOS.

PIBITI | COMITÊS   CONSTITUIÇÃO DOS COMITÊS INSTITUCIONAIS E EXTERNOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE CADA INSTITUIÇÃO E DEVEM CONTAR COM PROFESSORES OU PESQUISADORES COM TÍTULO DE DOUTOR, DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, PREFERENCIALMENTE COM BOLSA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E EXTENSÃO INOVADORA (DT). NECESSÁRIO DIMENSIONAR O NÚMERO DE CONSULTORES LEVANDO EM CONTA A DEMANDA POR ÁREA DO CONHECIMENTO, A CAPACIDADE DE ANÁLISE DO CONSULTOR EXTERNO E O TEMPO DEDICADO À AVALIAÇÃO. A CADA EDIÇÃO DO PROGRAMA DEVERÃO SER SUBSTITUÍDOS VINTE E CINCO POR CENTO DOS CONSULTORES DO COMITÊ EXTERNO. O COMITÊ EXTERNO DEVERÁ ENCAMINHAR PARA O CNPQ UM (1) RELATÓRIO CONSOLIDADO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NA IES. 

PIBITI | COMPROMISSOS DA INSTITUIÇÃO   REALIZAR EVENTO TECNOLÓGICO E DE INOVAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS, COM A PARTICIPAÇÃO DE EMPRESAS OU ASSOCIAÇÕES, CUIDANDO DE SALVAGUARDAR A ASSINATURA DE "TERMO DE SIGILO OU CONFIDENCIALIDADE" PARA DADOS DE PROTEÇÃO INTELECTUAL. INTERAGIR EFETIVAMENTE COM O SETOR EMPRESARIAL PARA AS ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E DE INOVAÇÃO. INCENTIVAR NOS BOLSISTAS A EDUCAÇÃO DE EMPREENDEDORISMO E PROTEÇÃO INTELECTUAL, BEM COMO SUA PARTICIPAÇÃO EM OUTROS EVENTOS TECNOLÓGICOS E DE INOVAÇÃO.

PIBITI | SUPLEMENTAÇÃO DE BOLSA A BOLSA PIBITI PODERÁ SER SUPLEMENTADA POR EMPRESAS, DESDE QUE TAL SUPLEMENTAÇÃO NÃO CARACTERIZE REMUNERAÇÃO PROVENIENTE DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO OU FUNCIONAL.  

PIBIC-AF | AÇÕES AFIRMATIVAS OBJETIVOS: DESENVOLVER O PENSAMENTO CIENTÍFICO E PROPORCIONAR A INICIAÇÃO À PESQUISA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO INGRESSANTES POR MEIO DE AÇÃO AFIRMATIVA - NEGROS, INDÍGENAS, BAIXA RENDA FAMILIAR E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ENTRE OUTROS GRUPOS HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS DO ESPAÇO ACADÊMICO. FOMENTAR A INSERÇÃO DE TEMAS DE PESQUISA ORIUNDOS DA PERSPECTIVA DESSES GRUPOS. FACILITAR O ACESSO DE ESTUDANTES DE AÇÕES AFIRMATIVAS AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. BENEFICIÁRIOS: INSTITUIÇÕES PÚBLICAS JÁ PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS PIBIC OU PIBITI E QUE TENHAM UMA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS.   O ORIENTADOR DEVE SER PROFESSOR OU PESQUISADOR COM TITULAÇÃO DE DOUTOR, QUE TENHA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA OU ARTÍSTICO-CULTURAL RECENTE.

PIBIC – EM | ENSINO MÉDIO OBJETIVO: DESPERTAR VOCAÇÃO CIENTÍFICA E INCENTIVAR TALENTOS POTENCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DE ESCOLAS PÚBLICAS (ENSINO REGULAR, MILITARES E TÉCNICAS) E PRIVADAS (DE APLICAÇÃO).   BENEFICIÁRIOS: INSTITUIÇÕES DE ENSINO/PESQUISA E INSTITUTOS TECNOLÓGICOS E DE PESQUISA JÁ PARTICIPANTES DOS PROGRAMAS PIBIC OU PIBITI QUE PROMOVAM INTEGRAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.    O ORIENTADOR DEVE SER PROFESSOR OU PESQUISADOR COM TITULAÇÃO DE MESTRE OU DOUTOR, QUE TENHA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA OU ARTÍSTICO-CULTURAL RECENTE. 

Hotel Ibis Styles Aeroporto de Brasília APOIO: Hotel Ibis Styles Aeroporto de Brasília Restaurante DMI