Seminário ProInfo e TV Escola/2008 – Quando vale a pena usar as

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Por que uma das propostas Projetos de Aprendizagem?
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
O discurso na sala de aula de Matemática
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Matemática para todos Educação Básica

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
Por que uma das propostas Projetos de Aprendizagem?
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
CURRICULO +.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Capacitação da ferramenta:
Profa. Reane Franco Goulart
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Aquisição da Linguagem Oral
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Rethinking Literacy Education in New Times:
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ensinando e Aprendendo com as TIC
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
A Revolução da Internet.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Seminário ProInfo e TV Escola/2008 – Quando vale a pena usar as Edição Nordeste Quando vale a pena usar as TIC nas escolas públicas?

Quando as TIC forem utilizadas como recursos de transformação da escola pública para uma escola conectada com as necessidades do mundo

potencializando a compreensão de fatos e fenômenos da realidade; Quando as TIC se tornam poderosas ferramentas para facilitar a aprendizagem das crianças e adolescentes da escola pública: potencializando a compreensão de fatos e fenômenos da realidade; valorizando os diferentes sujeitos e a própria democratização dos saberes; abrindo novas possibilidades de relação com o mundo das ciências, da cultura e do trabalho. Isso significa ter lugar no mundo de hoje!!!

Ferramentas de busca de informações; Quando as TIC se tornam poderosos recursos para facilitar o trabalho do Professor com: Recursos interativos para potencializar as intervenções e trocas com alunos e professores; Ferramentas de acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem individuais; Ferramentas de busca de informações;

Situação Atual no Mundo e no Brasil E a Tecnologia Digital? Como Ajuda?

NOVAS TECNOLOGIAS passaram a fazer parte dos ambientes educacionais Em diferentes épocas NOVAS TECNOLOGIAS passaram a fazer parte dos ambientes educacionais Oral Escrita imagética Informática Linguagem Rádio Televisão Vídeo Eletrônica Mídia Linear Cinema Jornal revistas livros E OU Impressa Digital (Hipermídia ) Internet Mídia Reticular

Qual a relação entre luz e sombras? 4ª série Atividade disparadora: vídeo Atividades na sala Atividades no pátio Descobertas: É preciso a presença da luz e de um objeto para se ter sombra Em dias nublados, não é possível ver as sombras, pois há ausência de luz do sol. A eclipse é um fenômeno da natureza que ocorre no claro e no escuro. A sombra é a possibilidade de refletir um objeto a partir da influência da luz. A sombra das árvores não é igual durante o dia porque o sol se movimenta. Sombra é um reflexo das imagens;qualquer objeto que ficar contra a luz, cria sombra;a luz é que faz criar a sombra

Momento interessante: “Perguntei se um cartão quadrado sempre daria sombra quadrada. Pedi que eles pensassem. A maioria respondeu que sim. Um aluno ficou pensativo e em seguida discordou da turma. Os alunos olharam para ele com um sorriso de desdém, quase deboche, quando ele se levantou, pegou o quadrado, a lanterna e

Novos questionamentos: Registro das atividades Novos questionamentos: E de noite não há sombras?

O que aconteceria se os alunos apenas tivessem aulas sobre as sombras e luz, aprendessem um pouco sobre elas sem que suas concepções viessem à tona? Suas concepções anteriores continuariam existindo em desordenadas idéias contraditórias a respeito das sombras e da luz. Poderiam decorar o que o professor diz, passar na prova e voltar tranquilamente a pensar como pensavam até então. Características do desenvolvimento por substituição e não por transformação: As idéias menos maduras não são totalmente erradicadas, permanecendo como um modo potencial de pensamento; A criança precisa estar mentalmente pronta para a concepção nova e socialmente validada, para que esta possa realmente tornar-se parte de seu pensamento.

Favorecem o acolhimento de interesses dos alunos; Valorização dos interesses e necessidades dos alunos; Favorecem o acolhimento de interesses dos alunos; Desafiam os estudantes a examinar temas ou aspectos nos quais a escola não costumam se deter normalmente e que são levantados pela mídia; Envolvem o aluno com a realidade local e global;

Respeito e valorização das diferenças Agregam alunos com diferentes interesses e níveis de capacidade,não impondo normas únicas de rendimento nos resultados possíveis; Colocam o aluno em um papel ativo: pesquisar, expor, observar, entrevistar, participar em simulações, argumentar facilita a defesa de diferentes pontos de vista; Favorecem a interação entre alunos, professores e comunidades diferenciadas, descobrindo alternativas de solução diferentes para problemas semelhantes.

Autonomia e trabalho coletivo Permitem ao aluno tomar decisões quanto ao modo o trabalho; Oportunizam, aos estudantes, planejar com outros e participar em seu desenvolvimento e resultados; Exigem dos alunos que escrevam de novo, revisem e aperfeiçoem seus esforços iniciais, aproveitando sugestões e cooperações; Abrigam a aceitação de um certo risco de sucesso, fracasso ou crítica.

E para o Professor? Importância cada vez maior da mediação entre alunos, objetos de aprendizagem e TIC; Concretização de situações impossíveis de acontecer na sala de aula; Facilitação dos registros acerca dos alunos; Formação de redes entre pares e especialistas; Atualização permanente;

WEB 2 O termo designa o que alguns chamam de “nova fase do desenvolvimento de aplicações para a Web”. Envolvimento do usuário A interação é parte essencial, por exemplo, em blogs e wikis, onde o conteúdo é feito pelo usuário. Acessibilidade É a Web como plataforma. Você pode acessar as aplicações independente de Sistema Operacional, navegador ou hardware e de qualquer lugar que esteja, sem necessidade de guardar arquivos no computador.

WEB 2 Recursos mais conhecidos Wiki Google Docs Blog é um sistema onde cada um publica textos, imagens, som com arquivamento cronológico, e normalmente permite que visitantes comentem cada postagem. Wiki Sistema colaborativo de produção de conteúdo. Pode ser usado como enciclopédia (Wikipédia), portal de notícias (Wikinews), dicionário (Wikicionário), mapa (Wikimapia). Google Docs Processador de textos online.

WEB 2 Vídeos disponibilizados pela internet. Recursos mais conhecidos Podcast A palavra vem da junção de Ipod com Broadcast. É um meio de publicação de programas personalizados de áudio, gravados em mp3. Vídeos disponibilizados pela internet.

Obrigada! Beatriz Corso Magdalena – beamag@terra.com.br Iris Elisabeth Tempel Costa – irisetc@gmail.com