Sonia Regina de Souza Guedes

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Rodeia as duas frações equivalentes.
 Multiplicação de números racionais não negativos.  Produto de um número natural por uma fração.
Transcrição da apresentação:

Sonia Regina de Souza Guedes NÚMEROS FRACIONÁRIOS 6/3 8/9 Sonia Regina de Souza Guedes

Índice Apresentação Termos Gráfico Leitura Tipos Operações

Os números racionais e a sua representação fracionária As frações surgiram a partir da necessidade que o homem teve de representar medidas que não fossem inteiras. Depois o homem passou a utilizar as frações também para representar quantidades. Hoje é comum ouvirmos frases como:

A metade dos carros engarrafou na rua.

Um terço dos jogadores da seleção joga no exterior.

Nesta garrafa há meio litro de vinho.

Já percorremos dois quintos da distância entre as duas cidades.

Fração Fração é uma forma matemática de representar as partes de um inteiro. Um inteiro representa uma unidade. Um pedaço do inteiro é uma fração dessa unidade.

A torta foi dividida em 6 partes iguais. Se tomarmos 1 parte, teremos a fração: o traço da fração indica divisão numerador denominador O numerador e o denominador são os termos das frações.

Para escrever uma fração, utilizamos dois números naturais separados por um traço horizontal. Ex: 2 3 O número que fica acima do traço da fração indica quantas partes do inteiro foram tomadas. É o numerador. O número que fica abaixo do traço da fração indica em quantas partes o inteiro foi dividido. É o denominador.

Representação de Frações

Mas, para quem ficarão os ? Vou lhe dar da torta.

Representação gráfica das frações: 2 = 4 3 = 5 5 = 3 2 Devemos usar régua e medir as partes para ficarem iguais !

Leitura de uma fração

Leitura de uma fração Primeiro lemos normalmente o numerador e em seguida, lemos o denominador, da seguinte maneira 2 - lê-se meio 3 - lê-se terço 4 - lê-se quarto 5 - lê-se quinto 6 - lê-se sexto 7 - lê-se sétimo 8 - lê-se oitavo 9 - lê-se nono Ex: três quartos , dois sextos

Quando o denominador é: 10 - lê-se décimo 100 - lê-se centésimo 1000 - lê-se milésimo Ex: oito décimos Nas frações com outros denominadores lê-se o número do denominador acompanhado da palavra avos. sete doze avos

Observe como se lê as frações: 3 = três oitavos 8 2 = dois décimos 10 7 = sete dezessete avos 17 6 = seis sextos 6

Leia as frações 5 8 4 10 9 16 7 cinco oitavos quatro décimos nove dezesseis avos sete sétimos Acertou? Parabéns!

Fixando dois terços cinco décimos seis dezessete avos nove treze avos Continue lendo: 2/3 5/10 6/17 9/13 12/100 8/15 9/1.000 Respostas: dois terços cinco décimos seis dezessete avos nove treze avos doze centésimos oito quinze avos nove milésimos

Tipo de Fração

Tipo de Fração Frações menores que o inteiro. São chamadas frações próprias.

Frações maiores ou iguais ao inteiro. São chamadas frações impróprias:

Continue dando a fração que está representada: = 8 5 = 5 3 = 5 2

Fixando tipos de fração Diga se as frações são próprias, impróprias 5/8 ................................ 4/3 ................................ 9/4 ................................ 7/7 ................................ 2/5 ................................ 8/5 ................................ 6/4 ................................ 0/9 ........................... própria imprópria

Fração decimal É aquela que o denominador é dez, cem ou mil. Ex: , 10 100 , 1000

Operações

Adição de frações Para somarmos frações com denominadores iguais, somamos os numeradores e repetimos os denominadores. Ex: 2 + 3 = 5 6 6 6 Verifique se você entendeu! 3 + 4 = 9 9 7 9

Subtração de Frações TREINANDO Para subtrairmos frações com denominadores iguais, diminuímos os numeradores e repetimos os denominadores. Ex: 6 - 2 = 4 8 8 8 Treinando TREINANDO 10 - 6 = 10 10 4 10

Parabéns! Atividades 1) Que fração está representada? 4 = 5 2 = 3 = 4

2) Escreva as frações por extenso: nove quintos sete centésimos três dezesseis avos

3) Represente graficamente as frações:

4) Classifique as frações em próprias ou impróprias .

4 5 5) Dê 3 frações decimais: 6) Quais os termos das frações? numerador denominador

7) Quanto falta a cada fração para completar um inteiro?

8) Efetue: a) 4 + 2 = 8 8 6 8 4 9 b) 7 - 3 = 9 9 10 17 c) 4 + 6 = 8 8 6 8 4 9 b) 7 - 3 = 9 9 10 17 c) 4 + 6 = 17 17 d) 9 - 4 = 10 10 5 10

FIM