O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Advertisements

 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
I SEMANA ACADÊMICA 16 a 20 de maio de 2017
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Trabalho de conclusão de curso
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ESSE MODELO É ESPECÍFICO PARA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
ESSE MODELO É ESPECÍFICO PARA PESQUISA DE CAMPO
TITULO DO TRABALHO (IGUAL AO RESUMO)
Título do Trabalho a ser apresentado
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Introdução Resultados Objetivo Metodologia Conclusão
2ª FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL DO IFSP – CAMPUS CAPIVARI – 2016
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
Estrutura do Projeto de Pesquisa
TÍTULO DO TRABALHO AUTORES FILIAÇÃO E DOS AUTORES
Relatório de Autoavaliação Institucional
I Semana Acadêmica Integrada
RESULTADOS E DISCUSSÕES PROPOSTA METODOLÓGICA
Título do Projeto Nome do coordenador Faculdade/Centro ...
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
LITESA – A LIGA DE TELESSAÚDE DA PUCRS
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
TITULO DO TRABALHO (IGUAL AO RESUMO)
Ensino Médio Integrado
Referências Bibliográficas
Joinville - SC, mês de ano
Foto ou Figura XX ENCON - ENCONTRO DE CONTABILIDADE DO TOCANTINS
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
RESULTADOS E DISCUSSÕES
TITULO DO TRABALHO (IGUAL AO RESUMO)
Fonte Arial Black, Tamanho 50
SIMPÓSIO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - AVALIES Título do Artigo
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO DO TRABALHO Autor 1 (Instituição) Autor 2 (Instituição)
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
DIGITE AQUI SEU TÍTULO Número do Trabalho 1- INTRODUÇÃO
DIGITE AQUI SEU TÍTULO Número do Trabalho 1- INTRODUÇÃO
TÍTULO EM CAIXA ALTA, LETRA ARIAL, TAMANHO 58, CENTRALIZADO E EM NEGRITO Realização: Apoio: Primeiro autor e apresentador1; segundo autor2; x autor3 1Estudante.
Logomarca da sua Instituição
Dias, JM; Machado, DCS; Nunes, LI
RESULTADOS E DISCUSSÕES
2 º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES 2016
Referências Bibliográficas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Nome do autor – Instituição a que se vincula
Título Subtítulo (*Apresentação 15 min + 5 min perguntas)
Inserir logo da instituição
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
TITULO DO TRABALHO (IGUAL AO RESUMO)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TÍTULO DO PROJETO Introdução Resultados Objetivo Metodologia Conclusão
PROJETO INTEGRADO DE MONITORIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓCICA
TITULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
RESULTADOS E DISCUSSÕES
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
Logo da Unidade Acadêmica
Transcrição da apresentação:

O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS   Carolina Maciel Mattos1, Sergio Roberto Pinho Júnior2, Fátima Kzam D. de Lacerda3 1Instituto de Biologia (IBRAG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ 2CEDERJ/Polo EAD de Nova Friburgo, RJ 3Instituto de Química (IQ/COPEI/SR-1), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ INTRODUÇÃO: O Blog do Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo foi criado em 2010 como parte do Programa de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI-CNPQ), com o objetivo de registrar os eventos que ocorrem no Polo, tornando-o uma ferramenta de comunicação para temas de interesse comum. Atualmente é mantido como atividade de estágio interno complementar (EIC) para os estudantes dos cursos semipresenciais. METODOLOGIA: Revisão bibliográfica sobre a temática do Blog e análise documental através da pesquisa das postagens e páginas do Blog (https://polofriburgo.wordpress.com/) ao longo do tempo. RESULTADOS: Foi possível perceber que, ao longo das publicações, as visualizações e acessos ao blog foram aumentando. Devido a modalidade do ensino ser a distância, muitos alunos ficam sabendo das notícias do Polo, pelo blog. De acordo com as estatísticas disponíveis no wordpress, as publicações relacionadas aos conteúdos de pesquisa e cursos oferecidos por outras instituições são os mais acessados. Os estudantes que participam do projeto (blogueiros) se envolveram na elaboração de trabalhos acadêmicos sobre o assunto, como artigos, monografias de final de curso e apresentações em congressos. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que o blog do polo EAD de Nova Friburgo tornou-se uma fonte de informação oficial, um memorial onde os alunos interagem e registram fotos e opiniões sobre assuntos diversos, e uma possibilidade de desenvolvimento extracurricular, sendo, portanto um grande aliado à formação universitária. Um dos grandes desafios da continuidade do projeto é aumentar a visibilidade, face ao crescimento de outras ferramentas de comunicação, como o facebook, instagram e outras. OBJETIVO: Descrever os resultados obtidos através do projeto de criação e manutenção do Blog do Polo EAD de Nova Friburgo. Figura 1: Estatísticas do Blog. Figura 2: Blogeira em atividade: cobrindo os eventos do Polo. REFERÊNCIAIS: PINHO JR. et al. O papel do blog nas atividades de extensão universitária realizadas em um polo de Educação a Distância. Revista Interagir, n. 17/18/19, p. 57-64, 2014.