A estética barroca – parte I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barroco.
Advertisements

Escola Angelina Jaime Tebet.
BARROCO s.
Barroco Projeto Literário.
BARROCO.
Barroco Século XVII.
Arte Barroca.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Você conhece essa imagem?
BARROCO.
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
Universidade Federal do Amapá
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
BARROCO.
A arte e a mentalidade barrocas
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
BARROCO.
BARROCO.
No tempo, espaço, características e seus representantes.
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
ARTE BARROCA.
Do RENASCIMENTO ao BARROCO
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Correntes do Barroco.
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
O BARROCO.
Barroco.
Barroco Italiano Alunas: Ercilia e Rosangela Professora:Edna. 7º ano B noturno. Professora multiplicadora: Marilza. Trabalho de Artes.
Contexto Histórico Contexto Ideológico Barroco no Brasil BARROCO.
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
BARROCO.
Arte Barroca.
Outros recursos da linguagem Barroca
E.E. Abadia Faustino Inacío
Arte Barroca O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, 09/05/ º ano . Professora : Lourdinha Batista.
Profa.: Consuelo Holanda
LITERATURA BRASILEIRA I
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
Barroco A ARTE DA INDISCIPLINA.
RENASCENTISTA RAZÃO EMOÇÃO BARROCO
LITERATURA, ESTILOS E ÉPOCAS
Em todo o Sacramento está Deus todo,
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
Profº Rodrigo Aguiar. O Estilo Barroco, período denominado de Seiscentismo, surgiu na Itália em Ele se manifestou na arquitetura, pintura, escultura,
CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO BARROCO
Algumas considerações
Neoclassicismo.
Barroco CARACTERÍSTICAS.
2ª série / Ensino Médio 2m1,2m2 e 2m3 Profª.: Maria Anna Gerk
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
CONTEXTO HISTÓRICO BARROCO
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
Profª Caroline Ferrari
Barroco.
Arcadismo Caroline Ferrari.
O BARROCO.
Transcrição da apresentação:

A estética barroca – parte I

O que significa?

REFORMA E CONTRA REFORMA https://www.youtube.com/watch?v=QkheKbaDZGs Concílio de Trento – Obediência rigorosa aos dogmas da igreja.

PONTO DE PARTIDA O mote do Barroco é precisamente a antítese "vida e morte" e, por extensão, a brevidade da sua existência. Assim, nesse período o homem questiona a fé em detrimento dos prazeres da vida, bem como se interpela com relação à instabilidade e a inconstância. A premissa do carpe diem - expressão latina cujo sentido literal é “aproveitar o dia” - é muito utilizada nesse período. Ela significa que cada momento da vida deve ser desfrutado.

Cultismo x conceptismo Cultismo - É o chamado "jogo de palavras". Nele está presente o formalismo e o vocabulário rebuscado, bem como o emprego frequente das figuras de linguagem. Conceptismo - É o chamado "jogo de ideias". Nele está presente o raciocínio e o pensamento lógico.

literatura Antítese - Foi o recurso mais utilizado no Barroco por meio da utilização de conceitos opostos. Exemplo: “de vossa alta clemência me despido; Se basta a vos irar tanto um pecado” (Gregório de Matos) Antítese presente: clemência x irar Paradoxo - Utilização de expressões contraditórias ou absurdas. “Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado” (Gregório de Matos)

literatura Hipérbole - Utilização de expressões exageradas. Exemplo: “Romperam-se enfim as cataratas do céu” (Padre Antônio Vieira) Hipérbole presente: cataratas do céu. Metáfora - Utilização de palavras ou expressões análogas. “Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada” (Gregório de Matos) Metáfora presente: ovelha desgarrada = pecador

Arte barroca na Europa . O Êxtase de Santa Teresa, de Bernini

Arte barroca A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se entre o final do século XVI e meados do século XVIII e está fortemente relacionada com o contexto histórico em que se insere. Surge no contexto da Contrarreforma e também de muitas riquezas coloniais cujas obras incluem sobretudo, temas religiosos.

Arte barroca Além de Bernini, destacam-se Michelangelo Caravaggio (1571-1610) e Annibale Carraci (1560-1609). Ambos se destacaram como pintores desse movimento.

Principais características As características da arte barroca são marcantes. Destacam-se os temas religiosos e a riqueza nos detalhes das formas. Seja na pintura ou na escultura, são nítidas as expressões dramáticas dos seus personagens. Nas pinturas, nota-se a preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas. Acresce a importância da luz e o jogo de luz e sombra.

Principais características A Sagrada Família de Rembrandt

Continua...