O desafio de comunicar a sustentabilidade Empresas precisam desenvolver meios próprios para divulgar iniciativas com credibilidade e transparência Estratégia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
1.
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
BENCHMARKING.
Captação de Recursos e Marketing Social
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Aplicações Estatísticas na Área de Inteligência de Mercado
GESTÃO DE RISCOS Trata-se de limitar os danos à marca e da linha de fundo que podem ser causados por uma má imprensa e boicotes dos consumidores, bem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Case Venda do Shopping Tijuca
Faculdades Integradas Hélio Alonso
A publicidade e o mercado
Os 4 C’s do Marketing Cliente Conveniência, Comunicação Custos.
Apresentação do Projeto
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
produtos & serviços SERVIÇOS Website
Aula 07 – Administração Aplicada às Organizações
Presença na internet.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
Plano de Negócio Elber Sales.
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Prêmios Santander Universidades
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
A Contabilidade se caracteriza como um processo de comunicação;
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
I como se inicia o processo de desenvolvimento de uma Propaganda?
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Estratégias Digitais Utilizando a internet como ferramenta
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Comunicação e inteligência empresarial
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Como Vender T&D para Dentro da Organização
COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS
Planejamento Sadia Aluno: Antônio Nogueira Turma: 1 PP M.
Estatística de Resposta T.1
1- Nossa História 2- Empreender 3- Conquistas
Carlos Pereira Pesquisador Adjunto, ENSP/Fiocruz,
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Administração de Empresas Pessoais
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Qual a importância do Marketing Contábil
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
Fundamentos do marketing esportivo
AGÊNCIA TOP 3 EM COMUNICAÇÃO 470 PESSOAS ATUANDO NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E BRASÍLIA AFILIADAS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS ALIANÇA INTERNACIONAL COM A.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
MARKETING GLOBAL - EAD ANÁLISE COMPETITIVA.
BRIEFING.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
A importância da comunicação integrada
O QUE SUA EMPRESA BUSCA?.
Governança Corporativa
Publicidade e Propaganda
MARKETING DIRETO. Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? Mulher, idade entre 23 e 25 anos, renda de R$ 6.200,00,
Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Casos de Gerenciamento de Crise
Transcrição da apresentação:

O desafio de comunicar a sustentabilidade Empresas precisam desenvolver meios próprios para divulgar iniciativas com credibilidade e transparência Estratégia | 28/07/2011

O desafio de comunicar a sustentabilidade Comunicar iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social de forma transparente é um desafio presente na agenda das empresas. Cabe a cada companhia encontrar uma maneira de construir este diálogo, não somente com o consumidor, mas com todos os públicos de interesse. É necessário criar uma linguagem capaz de convencê-los do compromisso das marcas com estes temas. Manter esta conversa, no entanto, tem sido uma tarefa árdua. Segundo dados do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), 85% dos consumidores brasileiros não acreditam no discurso sustentável das empresas.

O desafio de comunicar a sustentabilidade Outra dificuldade encontrada pelas companhias que de fato querem investir no conceito é a falta de uma literatura específica, algo que oriente o trabalho dos departamentos de Marketing e Comunicação. Tentando encontrar uma forma própria de apresentar seu trabalho no pilar social, a Endesa Cachoeira criou vídeos para dar visibilidade ao Projeto Descobrindo a Música, realizado em Goiás. A iniciativa da empresa de distribuição de energia elétrica promoveu dois concertos com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, para os estudantes das escolas de Cachoeira Dourada em 2009.

O desafio de comunicar a sustentabilidade Endesa aposta em vídeos corporativos O desafio era comunicar a ação com credibilidade. Umas das primeiras medidas adotadas foi priorizar o depoimento das crianças e dos professores, e não apresentar porta-vozes da companhia. Nos filmes há uma ausência da imagem corporativa. O objetivo é mostrar o projeto e não a empresa falando de si mesma. O que nos fez escolher este formato é o apelo e a capacidade de atrair públicos distantes, afirma Bonança Mouteira, responsável pela área de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa da Endesa Brasil.

O desafio de comunicar a sustentabilidade Os vídeos foram apresentados durante o V Fórum de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, realizado no último dia 21, no Rio de Janeiro. A proposta da empresa não era impactar somente os internautas. A sustentabilidade é encarada como um negócio para a Endesa e as gravações pretendiam gerar confiança de grupos de interesse, como acionistas. O Banco da Providência, instituição que apoia famílias em situação de risco social, também vê na responsabilidade social uma forma negócio. A organização não governamental gera renda a partir de eventos como a Feira e o Arraial da Providência e conta ainda com a marca Providência comercializando colares e bolsas confeccionadas por mulheres atendidas pelo Banco.

O desafio de comunicar a sustentabilidade CEBDS cria guia para orientar empresas Em 2010, 63% da receita do Banco da Providência foi gerada a partir de eventos e a marca da instituição colaborou com apenas 8%. Uma das grandes dificuldades para o terceiro setor é própria sustentabilidade do empreendimento. A falta de recursos acaba interferindo na comunicação deste tipo de iniciativa, ressalta Clarice Linhares, superintendente do Banco da Providência, durante o fórum. A falta de verba, no entanto, não impede as empresas de comunicar suas ações sustentáveis. Na tentativa de facilitar este processo, o CEBDS criou um Guia de Comunicação e Sustentabilidade para orientar as companhias. O desenvolvimento do livro, disponível para download na página da instituição, surgiu a partir de uma pesquisa realizada pelo Conselho que verificou a necessidade de unificar os esforços em torno do tema.

O desafio de comunicar a sustentabilidade A publicação apresenta formas de se relacionar com os públicos das companhias, destacando objetivos claros e utilizando os canais adequados para ter transparência no diálogo. Só a existência do guia não basta. É preciso implementar estas práticas, que vão desde o relacionamento com os colaboradores até a escolha do suporte para a divulgação do Relatório de Sustentabilidade, afirma Lia Lombardi, c oordenadora da Câmara de Comunicação do CEBDS.

O desafio de comunicar a sustentabilidade Esforços para mensurar ações sustentáveis Mesmo com a implementação destas iniciativas, existe uma dificuldade em medir o quão sustentável é uma empresa. Em uma tentativa de parecerem verdes, as marcas entram na corrida por selos, como o Despoluir e a Norma ISSO Ao lançarem mão de práticas como essas, as companhias podem estar se esquecendo que estes indicadores fazem parte das obrigações com o meio ambiente, e por si só não provam que a empresa é sustentável.

O desafio de comunicar a sustentabilidade Em um esforço para medir o impacto da sustentabilidade na comunicação, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) está desenvolvendo indicadores, em parceira com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade. O programa está em fase de teste e pretende ser um banco de dados para as empresas mensurarem como estão posicionadas no mercado quando o assunto é sustentabilidade e responsabilidade social, explicou o professor Hiran Castello, vice-presidente da ESPM.

Referência: /o-desafio-de-comunicar-a- sustentabilidade?page=1&slug_name=o- desafio-de-comunicar-a-sustentabilidade /o-desafio-de-comunicar-a- sustentabilidade?page=1&slug_name=o- desafio-de-comunicar-a-sustentabilidade