CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal 05.12.08.

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Transcrição da apresentação:

CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal 05.12.08

O que entendo por literacia verbal? Que competências envolve? Como é que ela está presente no meu quotidiano?

Desenvolvimento linguístico Existe uma fase crítica para a aquisição da língua” (Costa e Santos, 2003)

Padrões universais de desenvolvimento linguístico “O desenvolvimento segue uma ordem previsível; Existem marcos de desenvolvimento que ocorrem, aproximadamente, na mesma idade em todas as crianças; A oportunidade de vivenciar determinadas experiências é essencial para que o desenvolvimento ocorra;

Padrões universais de desenvolvimento linguístico No decorrer do desenvolvimento, as crianças passam por fases ou períodos previsíveis; As variações individuais fazem parte do processo de desenvolvimento.” (Sim-Sim, 1998)

Desenvolvimento linguístico Aquisição / Aprendizagem Ambiguidade do termo gramática Uso primário e uso secundário da língua Universalidade do uso oral informal da língua Conhecimento e uso da língua

Documentos de referência: CNEB - Competências Essenciais, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Programas de Língua Portuguesa – 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário A Língua Materna na Educação Básica, Plano Nacional de Leitura

A língua materna na EB Competências nucleares: “A compreensão do oral é a competência responsável pela atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática de uma língua. Envolve a recepção e a decifração da mensagem e implica o acesso à informação linguística registada permanentemente na memória.”

A língua materna na EB Competências nucleares: “A capacidade para produzir cadeias fónicas dotadas de significado e conformes à gramática de uma língua denomina-se expressão oral. Esta capacidade envolve o planeamento do que se pretende dizer, a formatação linguística do enunciado e a execução articulatória do mesmo.”

A língua materna na EB Competências nucleares: “Por leitura entende-se o processo interactivo entre o leitor e o texto, através do qual o primeiro reconstrói o significado do segundo. A extracção de significado e a consequente apropriação da informação veiculada pela escrita são os objectivos fundamentais da leitura, dependendo nível de compreensão atingido do conhecimento prévio que o leitor tem sobre o assunto e do tipo de texto em presença.”

A língua materna na EB Competências nucleares: “A expressão escrita consiste no processo complexo de produção de comunicação escrita. Tal como a leitura, não é uma actividade de aquisição espontânea e natural, exigindo, por isso, ensino explícito e sistematizado e uma prática frequente e supervisionada.”

A língua materna na EB Competências nucleares: “Por conhecimento explícito entende-se a progressiva consciencialização e sistematização do conhecimento implícito no uso da língua.”

Aprender literacia não é um fim em si mesmo. Aprender/ensinar literacia verbal envolve: uma multiplicidade de textos e de tipologias textuais a linguagem oral Literacia verbal envolve usos primários e secundários da língua, em contexto: Escola Família Sociedade Indivíduo

Literacy is the ability to read and use written information and write appropriately in a range of contexts. It also involves the integration of speaking, listening, viewing and critical thinking with reading and writing and includes the cultural knowledge which enables a speaker, writer or reader to recognise and use language appropriate to different social situations. http://www.earlychildhoodaustralia.org.au/position_statements/language_and_literacy.html, acedido a 05.12.08