MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

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Transcrição da apresentação:

MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS DISCIPLINA: AMBIENTES SOCIOTÉCNICOS PARA ENSINO/APRENDIZAFEM DE LÍNGUAS PROFESSORA: DR. RAQUEL BAMBIRRA FABÍOLA ROMÊRO NOVEMBRO/2013

NATIVOS DIGITAIS, IMIGRANTES DIGITAIS PARTE I E II MARC PRENSKY

Marc Prensky www.marcprensky.com Possui MBA em Harvard e Mestrado em Educação em Yale; “É um orador aclamado internacionalmente, escritor, consultor e inovador no campo da educação e da aprendizagem. Ele oferece uma profunda experiência e visão sobre educação dos jovens de hoje e para o uso de tecnologia – incluindo as mídias sociais, mundos virtuais, programação, jogos e aplicativos – de maneiras poderosas para a aprendizagem.” (página inicial do site – tradução de Flávia Pinto)

Nativos Digitais, Imigrantes Digitais Nativos digitais são “falantes nativos” da linguagem digital dos computadores, vídeo games e internet. Imigrantes digitais são os que não nasceram no mundo digital, mas em alguma época de suas vidas, ficaram fascinados e adotaram muitos ou a maioria dos aspectos da nova tecnologia Vídeo 1

Nativos Digitais Artigo de 2001 – parte 1: outubro; parte 11: dezembro. “Nossos alunos mudaram radicalmente. Os alunos de hoje não são os mesmos para os quais o nosso sistema educacional foi criado” Os estudantes de hoje – do maternal à faculdade – representam as primeiras gerações que cresceram com esta nova tecnologia

Nativos digitais – alguns dados Em média um estudante graduado: Passou menos de 5.000 horas de sua vida lendo, Mas acima de 10.000 horas jogando videogame E 20.000 horas assistindo à televisão

Nativos digitais – alguns dados Assim, os jogos de computadores, e- mail, a Internet, os telefones celulares e as mensagens instantâneas são partes integrais de suas vidas

Nativos digitais - características Estão acostumados a receber informações muito rapidamente Gostam de processar mais de uma coisa por vez e realizar múltiplas tarefas Preferem gráficos antes do texto ao invés do oposto Preferem acesso aleatório (como hipertexto) Trabalham melhor quando ligados a uma rede de contatos Têm sucesso com gratificações instantâneas e recompensas frequentes Preferem jogos a trabalho “sério”

Nativos digitais - características Mas será que eles pensam realmente diferente?

Nativos digitais - características Prensky ressalta que é bem provável que as mentes dos nossos estudantes tenham mudado fisicamente – e sejam diferentes das nossas – sendo resultado de como eles cresceram.

Nativos digitais – dados impressionantes Mais de 10.000 horas jogando videogames; Mais de 200.000 e-mails e mensagens enviadas e recebidas; Mais de 10.000 horas falando em telefones celulares; Mais de 20.000 horas assistindo TV (alta porcentagem de velocidade rápida - MTV) Mais de 500.000 comerciais, tudo isto antes de sairem da faculdade; E, talvez no máximo, 5.000 horas de leitura de livros

Nativos digitais Prensky sugere que os cérebros dos Nativos Digitais provavelmente são diferentes. Resultado do “digital input” que receberam durante o crescimento. O autor apresenta provas de porque pensa assim. Estas provas vem da neurobiologia, psicologia social e de estudos feitos em crianças que utilizaram jogos para a aprendizagem.

Nativos digitais - Neuroplasticidade Estímulos de vários tipos mudam as estruturas do cérebro e afetam o modo de como estas pessoas pensam e esta transformação continua por toda a vida. O cérebro muda e se organiza de forma diferente, dependendo do “input” que recebe, com células cerebrais que são reabastecidas constantemente

Nativos digitais - Maleabilidade A Psicologia Social também fornece fortes evidências de que os padrões de pensamentos mudam de acordo com a experiência de cada um. Uma pesquisa feita por psicólogos sociais mostra que as pessoas que crescem em culturas diferentes não pensam apenas em coisas diferentes, elas realmente pensam de forma diferente.

Nativos digitais - características Filhos criados com o computador pensam de forma diferente de nós. Eles desenvolvem a mente hipertexto. Eles saltam ao redor. É como se as suas estruturas cognitivas fossem paralelas, não sequenciais.

Imigrantes digitais - características Os mais velhos – “socialização” com as tecnologias de forma diferente das crianças Estão em processo de aprendizagem de uma nova linguagem Aprendizagem posterior – vai para parte diferente do cérebro

Imigrantes digitais - características “Sotaques”: Necessidade de imprimir um documento escrito do computador para editá-lo Ligar para perguntar “Você recebeu meu e-mail”

Imigrantes digitais - características Pouca apreciação pelas novas habilidades (estrangeiras à seus olhos) que as tecnologias proporcionam. Aprendizagem individual e processual A aprendizagem não pode ser divertida

O professor imigrante digital Prefere a oferta de informação lenta e controlada, de fontes limitadas. Prefere processamento linear e tarefas únicas ou limitadas. Prefere oferecer texto ao invés de figuras, som e vídeo. Prefere oferecer informação de forma linear, lógica e sequencial.

O professor imigrante digital Usa termos que são difíceis para os nativos digitais Não acreditam nas novas formas de aprender Acreditam que devem ensinar da mesma forma que aprenderam Usam a lógica para ensinar com caminhos pré determinados

Nativos digitais X Imigrantes digitais barbarabrites.wikispaces.com

Desafios para Educadores/ imigrantes digitais “Os nossos instrutores Imigrantes Digitais, que usam uma linguagem ultrapassada (da era pré-digital), estão lutando para ensinar uma população que fala uma linguagem totalmente nova

Desafios para Educadores/ imigrantes digitais Um dos desafios mais interessantes e de oportunidades no ensino de Nativos Digitais é descobrir e inventar maneiras de incluir a reflexão e o pensamento crítico na aprendizagem. Podemos e devemos fazer mais nesta área.

Desafios para Educadores/ imigrantes digitais Maioria dos estabelecimentos educacionais ainda estão presos à forma tradicional de ensino e parecem não ter pressa para seguir os exemplos. Esses educadores sabem que algo está errado, porque eles não estão chegando aos seus alunos Nativos Digitais, como chegavam aos seus alunos no passado.Enfrentam uma escolha importante.

Então o que deveria acontecer no ensino para nativos digitais? Confrontação do assunto e das metodologias; Metodologia: aprender a se comunicar na língua e estilo dos estudantes Conteúdo: “legado” – matérias tradicionais e “futuro” – digital, tecnológico e social Mudança de postura Sugestão: inventar jogos de computador para ensinar

Então o que deveria acontecer no ensino para nativos digitais? Eventos que buscam diálogo com as novas tecnologias na educação “Apenas faça isso!” Vídeo 2

Bibliografia Prensky, Marc. Nativos e Imigrantes Digitais (2001 – Parte I e II) www.marcprensky.com Vídeos Youtube Slides Imagens