Governança Corporativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Advertisements

Estilo Assessoria em Rádio Um caminho para a valorização do Meio Nossa Operação de Rádio Banco de dados de emissoras e conhecimento para oferecer ao mercado.
Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA
A crise mundial de confiança nas empresas:
Prof. Jaime Augusto Chaves
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Palestra Mensal IBGC: Governança Corporativa em Instituições Financeiras 20 de Maio de 2004 Governança Corporativa em Instituições Financeiras: O Caso.
02 de setembro de 2003 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Valentim.
1 Programa Investidor Individual Paulo Maurício Campos.
Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais
Área de Negócios de Exploração e Produção
BenefícioMútuoGestãoResponsável do Produto Boa Conduta Empresarial A contribuição do RI na Comunicação Corporativa 6o. Encontro Nacional de Relações com.

GOVERNANÇA CORPORATIVA
Projeto do Semestre Administração de Recursos Materiais
ESTUDO DE CASO: ASPECTOS GERAIS DA LOGÍSTICA NO CARREFOUR
Patrick de Larragoiti Lucas
Conflito de Interesses
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
Projeto de Gestão de Crise
BOVESPA MAIS um passo adiante
Paulo de Sousa Oliveira Junior
Conceitos e Categorias Prof: Rogério Sorvillo
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
GTI Claudia Salles Haddad
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
GRUPO ...NOSSOS:.
Governança Corporativa
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
A REGIÃO NORTE É ECONOMICAMENTE PROMISSORA MAS APESAR DISSO, DEVIDO SUA POSIÇÃO GEOGRÁFICA, DIVERSIDADE CULTURAL, DENTRE OUTROS, AINDA NÃO CONTA COM UMA.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Ambev: A fusão empresarial que deu certo
Responsabilidade Social

Geraldo Soares Vice Presidente do IBRI Membro do Conselho de Administração do INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de RI – Banco Itaú.
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
Webinar Estruturação e Funcionamento de Conselhos de Família
Estratégia Organizacional
Projeto Final Grupo 19K Extra-Eletro.
AUDIT COMMITTEE INSTITUTE
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Apresentação “ATACADO INFO” Grupo de Distribuidores Regionais de Informática do Brasil.
História Foi criada em outubro de 1953 com o objetivo de executar as atividade do setor petroleiro do Brasil em nome da União. Ao Longo de 5 décadas, tornou-se.
INDÚSTRIA COMÉRCIO SERVIÇOS COMUNIDADE ACI. Case Conselho Administrativo e Financeiro Conaf Case Conselho Administrativo e Financeiro Conaf.
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Marcos da Governança Corporativa e sua relação para a eficiência, eficácia e segurança das empresas – Usando Informática – A Lei Sarbanes Oxley.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Governança Corporativa
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores 25 de agosto – São Paulo Banco Itaú Holding Financeira S.A.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
A ANBIMA e o seu papel como autorreguladora do mercado 14º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM
Modelo do planejamento estratégico
Transcrição da apresentação:

Governança Corporativa Cia Brasileira de Distribuição – Pão de Açúcar

História do Pão de Açúcar Em 25 de Outubro de 1929, Valentim dos Santos Diniz desembarcava no Brasil, com um seu sonho de construir seu negócio próprio. O Grupo pão de açúcar iniciou-se em setembro de 1948, uma doceria com o nome da paisagem que ele tanto admirava. Mantendo o olhar atento aos interesses de seus consumidores. A expansão começa na década de 1960, onde o Grupo pão de açúcar já conta com mais de em 17 cidades de São Paulo.

Em 1970, inaugura sua primeira loja no exterior na cidade de Lisboa em Portugal. Em 1971, a expansão continua com o lançamento da marca Jumbo, primeiro hipermercado do Grupo Pão de Açúcar, em Santo André, região do ABC Paulista. Em 1976, o grupo adquire a maior rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país, a Eletroradiobraz. Na década seguinte são incorporados novos formatos de lojas: Sandiz – lojas de departamento, o Minibox, mercearia de desconto, o Superbox, loja depósito e o Peg e Faça – de briclogem. Em 1981 a fusão de todas as lojas de varejo da rede forma a Companhia Brasileira de Distribuição – CBD.

Ao final da década de 1980 o Grupo inaugura uma nova geração de hipermercados, o Extra que, com o fechamento das lojas Jumbo torna-se o único hipermercado da rede. Devido alguns problemas familiares, iniciou-se um projeto de reestruturação comandada por Abílio Diniz, que em 1990 assumiu a presidência, e o Sr. Santos passou a ocupar o conselho administrativo. Em 1998 a Grupo Pão de Açúcar adquire a rede Barateiro de supermercados, passando a atuar com a classe C. O que mais tarde seria a divisão CompreBem.

Em 2003 houve um grande avanço no processo de profissionalização no Grupo, foi a eleição do primeiro presidente não pertencente a família Diniz, Cássio Casseb. No mesmo ano, no Rio de Janeiro, houve a fusão com o Grupo Sendas, consolidando-se no mercado carioca. O grupo dividia-se em: Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas, Extra e Extra Eletro. Dando continuidade aos processos de profissionalização e governança corporativa, em 2007 Cláudio Galeazzia assumi a presidência do Grupo no lugar de Cássio Casseb. Ainda em 2007 a empresa associa-se ao Assai, e dois anos depois assume integralmente a empresa que já estava presente em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro.

Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar anuncia a compra do Ponto Frio Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar anuncia a compra do Ponto Frio. No mesmo ano o Grupo uniu-se a Casas Bahia tornando-se o maios Grupo de Distribuição da América Latina. Em março de 2010 o Grupo Pão de Açúcar anuncia seu novo organograma. Dentro do compromisso assumido por Claudio Galeazzi, no prazo de dois anos Enéas Pestana assume como Diretor Presidente da Companhia. Galeazzi & Associados no Grupo participa do Conselho de Administração como convidado. O grupo investe em vários programas socioambientais e possui o Espaço memória, que tem como objetivo resgatar e preservar a história e realizações do grupo pão de Açúcar, promovendo o registro de fatos relevantes, do passado e da atualidade.

Marcas Exclusivas Lojas Extra; CompreBem; Assai; Ponto Frio; Pão de Açúcar; Sendas; Taeq. Marcas Taeq; Casino; Qualitá; Clube dos Sommeliers.

Missão Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas. Visão O grupo Pão de Açúcar almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Governança Corporativa do Grupo Pão de Açúcar O modelo de governança corporativa do grupo é pautado pela agilidade e segurança na divulgação de informações, pelo compromisso com o mercado de capitais e pelo respeito dedicados aos acionistas e investidores.

As praticas do Grupo de Governança Corporativa são as seguintes: Participa, desde 2003, do nível I de Governança Corporativa da Bovespa; Adota normas contábeis e de manutenção de registro de empresas aberta na CVM; Cumpre todas as determinações da SEC para empresas estrangeiras listadas nos Estados Unidos; Integra o índice IGC, que reúne empresas com ações diferenciadas de governança corporativa da Bovespa; Possui um código de Ética desde o ano de 2000 que regulamenta a condutas dos seus colaboradores com a empresa, clientes, fornecedores, concorrentes e outros stakeholders; Adota a política de Divulgação e Uso de informações Relevantes e Preservação de Sigilo.

Conta com um conselho consultivo, formado por 10 membros, todos independentes; Dispõe de um conselho de administração formado por 14 membros, sendo quatro conselheiros externos; Possui uma diretoria executiva composta por 11 profissionais do mercado, sendo um diretor-presidente; Mantém quatro diferentes comitês que dão suporte ao Conselho de Administração: de Auditoria, de Finanças, de Recursos Humanos e Remuneração, de Inovação e Desenvolvimento; Conta com um atendimento ao investidor coordenado pela área de relações com Investidores, que também promove reuniões, conferencias e encontros nacionais e internacionais com os investidores.

O grupo que desde 2006 é certificado pelo cumprimento de 100% das exigências da Lei-Oxley – segue ainda as normas aplicáveis à conduta de seus gerentes, com registro e controle das informações financeiras e contábeis, bem como o acesso a informações e dados e não divulgados. O relacionamento dos acionistas, investidores e analistas é coordenado pela Diretoria de relações com Investidores, que mantém diversos canais permanentes de comunicação com esse público: teleconferências trimestrais para a divulgação de resultados, atendimentos personalizados, apresentações nacionais e internacionais, além de um site na internet específico para atender à demanda sobre a Companhia.

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO DIRETORIA DE CIÊNCIAS GERENCIAIS Andréia Queiroz de Santana – 2208109152 Daniela Rego da Silva – 2208109097 Mônica Silva – 2210109159 Monique Peixoto Tamaributi – 2210109186 Priscila Peixoto Tamaributi - 2210109187 Governança Corporativa CiaBrasileira de Distribuição – Grupo Pão de Açucar