Governança Corporativa Cia Brasileira de Distribuição – Pão de Açúcar
História do Pão de Açúcar Em 25 de Outubro de 1929, Valentim dos Santos Diniz desembarcava no Brasil, com um seu sonho de construir seu negócio próprio. O Grupo pão de açúcar iniciou-se em setembro de 1948, uma doceria com o nome da paisagem que ele tanto admirava. Mantendo o olhar atento aos interesses de seus consumidores. A expansão começa na década de 1960, onde o Grupo pão de açúcar já conta com mais de em 17 cidades de São Paulo.
Em 1970, inaugura sua primeira loja no exterior na cidade de Lisboa em Portugal. Em 1971, a expansão continua com o lançamento da marca Jumbo, primeiro hipermercado do Grupo Pão de Açúcar, em Santo André, região do ABC Paulista. Em 1976, o grupo adquire a maior rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país, a Eletroradiobraz. Na década seguinte são incorporados novos formatos de lojas: Sandiz – lojas de departamento, o Minibox, mercearia de desconto, o Superbox, loja depósito e o Peg e Faça – de briclogem. Em 1981 a fusão de todas as lojas de varejo da rede forma a Companhia Brasileira de Distribuição – CBD.
Ao final da década de 1980 o Grupo inaugura uma nova geração de hipermercados, o Extra que, com o fechamento das lojas Jumbo torna-se o único hipermercado da rede. Devido alguns problemas familiares, iniciou-se um projeto de reestruturação comandada por Abílio Diniz, que em 1990 assumiu a presidência, e o Sr. Santos passou a ocupar o conselho administrativo. Em 1998 a Grupo Pão de Açúcar adquire a rede Barateiro de supermercados, passando a atuar com a classe C. O que mais tarde seria a divisão CompreBem.
Em 2003 houve um grande avanço no processo de profissionalização no Grupo, foi a eleição do primeiro presidente não pertencente a família Diniz, Cássio Casseb. No mesmo ano, no Rio de Janeiro, houve a fusão com o Grupo Sendas, consolidando-se no mercado carioca. O grupo dividia-se em: Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas, Extra e Extra Eletro. Dando continuidade aos processos de profissionalização e governança corporativa, em 2007 Cláudio Galeazzia assumi a presidência do Grupo no lugar de Cássio Casseb. Ainda em 2007 a empresa associa-se ao Assai, e dois anos depois assume integralmente a empresa que já estava presente em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro.
Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar anuncia a compra do Ponto Frio Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar anuncia a compra do Ponto Frio. No mesmo ano o Grupo uniu-se a Casas Bahia tornando-se o maios Grupo de Distribuição da América Latina. Em março de 2010 o Grupo Pão de Açúcar anuncia seu novo organograma. Dentro do compromisso assumido por Claudio Galeazzi, no prazo de dois anos Enéas Pestana assume como Diretor Presidente da Companhia. Galeazzi & Associados no Grupo participa do Conselho de Administração como convidado. O grupo investe em vários programas socioambientais e possui o Espaço memória, que tem como objetivo resgatar e preservar a história e realizações do grupo pão de Açúcar, promovendo o registro de fatos relevantes, do passado e da atualidade.
Marcas Exclusivas Lojas Extra; CompreBem; Assai; Ponto Frio; Pão de Açúcar; Sendas; Taeq. Marcas Taeq; Casino; Qualitá; Clube dos Sommeliers.
Missão Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas. Visão O grupo Pão de Açúcar almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.
Governança Corporativa do Grupo Pão de Açúcar O modelo de governança corporativa do grupo é pautado pela agilidade e segurança na divulgação de informações, pelo compromisso com o mercado de capitais e pelo respeito dedicados aos acionistas e investidores.
As praticas do Grupo de Governança Corporativa são as seguintes: Participa, desde 2003, do nível I de Governança Corporativa da Bovespa; Adota normas contábeis e de manutenção de registro de empresas aberta na CVM; Cumpre todas as determinações da SEC para empresas estrangeiras listadas nos Estados Unidos; Integra o índice IGC, que reúne empresas com ações diferenciadas de governança corporativa da Bovespa; Possui um código de Ética desde o ano de 2000 que regulamenta a condutas dos seus colaboradores com a empresa, clientes, fornecedores, concorrentes e outros stakeholders; Adota a política de Divulgação e Uso de informações Relevantes e Preservação de Sigilo.
Conta com um conselho consultivo, formado por 10 membros, todos independentes; Dispõe de um conselho de administração formado por 14 membros, sendo quatro conselheiros externos; Possui uma diretoria executiva composta por 11 profissionais do mercado, sendo um diretor-presidente; Mantém quatro diferentes comitês que dão suporte ao Conselho de Administração: de Auditoria, de Finanças, de Recursos Humanos e Remuneração, de Inovação e Desenvolvimento; Conta com um atendimento ao investidor coordenado pela área de relações com Investidores, que também promove reuniões, conferencias e encontros nacionais e internacionais com os investidores.
O grupo que desde 2006 é certificado pelo cumprimento de 100% das exigências da Lei-Oxley – segue ainda as normas aplicáveis à conduta de seus gerentes, com registro e controle das informações financeiras e contábeis, bem como o acesso a informações e dados e não divulgados. O relacionamento dos acionistas, investidores e analistas é coordenado pela Diretoria de relações com Investidores, que mantém diversos canais permanentes de comunicação com esse público: teleconferências trimestrais para a divulgação de resultados, atendimentos personalizados, apresentações nacionais e internacionais, além de um site na internet específico para atender à demanda sobre a Companhia.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO DIRETORIA DE CIÊNCIAS GERENCIAIS Andréia Queiroz de Santana – 2208109152 Daniela Rego da Silva – 2208109097 Mônica Silva – 2210109159 Monique Peixoto Tamaributi – 2210109186 Priscila Peixoto Tamaributi - 2210109187 Governança Corporativa CiaBrasileira de Distribuição – Grupo Pão de Açucar