MERCADO FINANCEIRO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

Fontes de Recursos e Custos de capital
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Fundamentos de Economia
FINANÇAS CORPORATIVAS
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
Questões sobre SFN.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA MONETÁRIO.
MERCADO FINANCEIRO.
Apostila de Mercado de Capitais Uninove
Mercado Financeiro e de Capitais
RESUMÃO: Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro
Maneiras de classificar o mercado financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Fontes de Financiamento
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
Instituições Financeiras do SFN
$ Jogo do Milhão.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Mercados Financeiros.
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
Lavratti.com Mercado financeiro a)Conceitos; b)Produtos de investimento; c)Produtos de financiamento.
Introdução ao Mercado de Capitais
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Fluxo Circular da Renda
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Mercado de Capitais.
Ambiente Financeiro Brasileiro
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
AULA 2 – Mercados Financeiros
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Mercado Financeiro: noções
Sistema Financeiro Nacional
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mercado Financeiro e Investimentos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
A ULA 3 DE MERCADO DE CAPITAIS : O S M ERCADOS F INANCEIROS Professor Eduardo Olbera Ferrer Diretoria de Gerenciais.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
4. Mercados Financeiros 3.1 Mercado monetário 3.2 Taxas de juros no MF 3.3 Mercado de crédito 3.4 Mercado de capitais 3.5 Mercado cambial 22/6/20161.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

MERCADO FINANCEIRO

Taxa Selic é o principal indicador para determinar o custo do crédito e o rendimento das aplicações em renda fixa  

EVOLUÇÃO TAXA SELIC 20/10/2010 10,75% 08/12/2010 10,75% 20/10/2010 10,75% 08/12/2010 10,75% 19/01/2011 11,25%

CONCEITO MERCADO FINANCEIRO POUPANÇA: PARTE DA RENDA NÃO CONSUMIDA INVESTIMENTO: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS POUPADOS, PRÓPRIOS OU DE TERCEIROS, PARA AMPLIAR A CAPACIDADE PRODUTIVA

UNIDADES ECONÔMICAS INDIVÍDUOS, EMPRESAS, GOVERNOS, ORGANIZAÇÕES SUPERAVITÁRIAS OU POUPADORES: DISPÕEM DE RECURSOS FINANCEIROS EXCEDENTES DEFICITÁRIAS OU TOMADORES: DEMANDAM RECURSOS FINANCEIROS ALÉM DO QUE POSSUEM

SUPERAVITÁRIOS:COMO APLICAR OS RECURSOS EM EXCESSO SUPERAVITÁRIOS:COMO APLICAR OS RECURSOS EM EXCESSO? DEFICITÁRIOS: COMO OBTER OS RECURSOS NECESSÁRIOS À VIABILIZAÇÃO DE SEUS PROJETOS DE INVESTIMENTOS?

MERCADO FINANCEIRO CONJUNTO DE INSTITUIÇÕES E INSTRUMENTOS DESTINADOS A OFERECER ALTERNATIVAS DE APLICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS

MERCADO DESTINADO AO FLUXO DE RECURSOS FINANCEIROS ENTRE POUPADORES E TOMADORES

JUROS OU TAXA DE JUROS: É A REMUNERAÇÃO DOS POUPADORES E O CUSTO DE CAPITAL DOS TOMADORES

INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS TRANSFORMAÇÃO DE TAMANHO TRANSFORMAÇÃO DE VENCIMENTOS TRANSFORMAÇÃO DE RISCO

DIVISÃO DO MERCADO FINANCEIRO MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL MERCADO DE DERIVATIVOS

MERCADO MONETÁRIO CONJUNTO DE OPERAÇÕES DE CURTO E CURTÍSSIMO PRAZO. ATENDE ÀS NECESSIDADES IMEDIATAS DE LIQUIDEZ DOS AGENTES ECONÔMICOS: títulos públicos, CDIs (certificado de depósitos interfinanceiros), conta garantida e hot money

MERCADO MONETÁRIO Controla a liquidez exercida pelo Banco Central - volume de dinheiro que está transitando livremente na economia. Por exemplo: um grade fluxo de recursos pode trazer um custo menor para o dinheiro (taxas de juros baixas), porém um consumo muito forte (o que gera forte inflação no curto e médio prazos, desequilibrando nossa economia).

MERCADO MONETÁRIO Portanto o Mercado Monetário é o grande responsável pela formação das taxas de juros – a Taxa Selic e o CDI, sendo também bem controlado pelo COPOM através de sua política monetária bem estabelecida.

MERCADO DE CRÉDITO CONJUNTO DE OPERAÇÕES DE PRAZO CURTO, MÉDIO OU ALEATÓRIO: financiamento de consumo de indivíduos e de capital de giro das empresas, empréstimos, financiamentos, depósito a vista (aleatório)

MERCADO DE CRÉDITO Existem muitas modalidades de crédito disponíveis ao consumidor atualmente, as principais são: cheque especial; cartão de crédito; empréstimo pessoal; crédito direto ao consumido(CDC); crédito consignado; crédito habitacional; leasing

MERCADO DE CRÉDITO O mercado de crédito serve de alavancagem para a maioria das economias desenvolvidas do mundo, já no Brasil este mercado ainda tem pouco expressão, devido a taxa de juros no Brasil estar entre as mais altas do mundo.

MERCADO DE CRÉDITO No entanto o mercado de crédito está em grande expansão, segundo a FEBRABAN em julho de 2008 o crédito alcançou o seu recorde histórico, chegando a 37% do PIB brasileiro, ultrapassando a casa de 1 trilhão de reais, onde o crédito destinado a pessoa física corresponde a cerca de 370 bilhões de reais.

MERCADO DE CRÉDITO No sistema capitalista os principais agentes de concessão de crédito são as instituições financeiras, embora existam vários outros agentes, como as empresas para seus clientes e as pessoas físicas para seus parentes e amigos. As instituições financeiras são os principais agentes pelo seu poder de arregimentar recursos, e pelo grau de especialização que alcançam no processo de emprestar e principalmente receber seus empréstimos.

MERCADO DE CAPITAIS CONJUNTO DE OPERAÇÕES DE PRAZO MÉDIO, LONGO OU INDETERMINADO. DESTINA-SE PRINCIPALMENTE AO FINANCIAMENTO DE CAPITAL FIXO: DEBÊNTURES, BONDS (BÔNUS) vencimento acima de 10 anos E NOTES (notas) – igual ou inferior a 10 anos, AÇÕES. notes e bonds são títulos de dívida de médio e longo prazo, emitidos por Governos, organismos internacionais e empresas, públicas ou privadas, financeiras ou não predomina emissão em euros, dólares e ienes

MERCADO CAMBIAL CONJUNTO DE OPERAÇÕES DE COMPRA E VENDA DE MOEDAS DE DIFERENTES PAÍSES

MERCADO DE DERIVATIVOS CONJUNTO DE OPERAÇÕES CUJOS VALORES DERIVAM DO PREÇO OU PERFORMANCE DE OUTROS ATIVOS: CAFÉ, ALGODÃO, BOI GORDO, DÓLAR NORTE-AMERICANO. . . ALGUNS PARTICIPANTES QUEREM TRANSFERIR RISCOS E OUTROS ACEITAM SUPORTÁ-LOS. . .

INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA ATIVO FINANCEIRO: CONSTITUI EM RELAÇÃO A OUTRA UNIDADE ECONÔMICA PASSIVO FINANCEIRO: OBRIGAÇÃO DECORRENTE DE ATIVO FINANCEIRO

SPREAD É A DIFERENÇA ENTRE A REMUNERAÇÃO COBRADA NAS OPERAÇÕES ATIVAS E O CUSTO DO DINHEIRO CAPTADO NAS OPERAÇÕES PASSIVAS E SÃO REALIZADAS PRINCIPALMENTE POR BANCOS COMERCIAIS.

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA ATUAR COMO PARTE NA OPERAÇÃO OU AUXILIAR (COBRAR COMISSÃO POR FACILITAR A REALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS)

FUNÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO E CONCEITOS FUNDAMENTAIS