Conhecendo o Reino Animal - I

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Transcrição da apresentação:

Conhecendo o Reino Animal - I Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba Secretaria Municipal de Educação Conhecendo o Reino Animal - I Prof. Luiz Alfredo Apoio Pedagógico – Ciências da Natureza e suas Tecnologias Formação – 1º ano – Ensino Fundamental I Caraguatatuba, 09 de agosto de 2012

Nossa programação Lembrando; Sugestão para incentivar a leitura; Prof. Luiz Alfredo Lembrando; Sugestão para incentivar a leitura; Instigar a importância de se ter conteúdo na leitura em geral - retomada; Elaboração de hipóteses; A organização e classificação dos Reinos; Invertebrados; Avaliação.

Lembrando Prof. Luiz Alfredo

Observação e interpretação Prof. Luiz Alfredo Observação e interpretação Observação é a descrição de um fenômeno. Pode ser qualitativa (não envolve dados numéricos) ou quantitativa (apresenta dados numéricos e provém de medidas usando aparelhos). Interpretação é a explicação de um fato observado.

Aplicação dos conceitos: qualitativo e quantitativo Prof. Luiz Alfredo Aplicação dos conceitos: qualitativo e quantitativo 1. A vela é cilíndrica. 2. Seu comprimento inicial é cerca de 12 cm. 3. Seu diâmetro é igual a 1,8 cm. 4. A vela queima, diminuindo de 2,0 cm por hora. 5. A vela é feita de material sólido. 6. O material da vela é mais mole que o material da unha. 7. A vela tem um pavio feito de três fios enrolados. 8. A vela acesa faz pouco ou nenhum ruído. 9. A vela queimando emite luz e calor. 10. A altura da chama é da ordem de 2,5 cm. 11. A chama da vela treme quando é atingida por correntes de ar. 12. A vela queimando emite fumaça. 13. O pavio é branco no ponto que emerge da vela, mas, da base da chama até quase a extremidade, é preto. 14. À medida que a vela diminui, o pavio também diminui.

Prof. Luiz Alfredo De acordo com Azevedo (2004), além de o professor ter conhecimento sobre a matéria que está ensinando, deve fazer de sua atividade didática uma atividade investigativa, ou seja, deve tornar-se um professor questionador, que argumente, saiba conduzir perguntas, estimular, propor desafios, ou seja, passar de simples expositor a orientador do processo de ensino. O professor, nessa perspectiva investigativa, deve criar, na sala de aula, oportunidades para que os alunos pensem e discutam os conhecimentos trabalhados.

Quantos animais passaram por este local? Que animais eram? Prof. Luiz Alfredo O que deve ter acontecido? Todos passaram ao mesmo tempo? Que evidências podem confirmar suas hipóteses?

Por quê os peixes sumiram? Prof. Luiz Alfredo Por quê os peixes sumiram?

Classificações básica dos Reinos Prof. Luiz Alfredo Classificações básica dos Reinos Monera (bactérias) Protista (protozoários) Fungi (fungos) Metáfita (vegetal) Animalia ( animal);

Prof. Luiz Alfredo Reino Animal Invertebrado Vertebrado

Prof. Luiz Alfredo

Prof. Luiz Alfredo CAMARÃO BORBOLETA ARANHA

Prof. Luiz Alfredo

CAMARÃO FORMIGA CARANGUEJO CARAMUJO BORBOLETA POLVO ARANHA MOSQUITO Prof. Luiz Alfredo CAMARÃO FORMIGA CARANGUEJO CARAMUJO BORBOLETA POLVO ARANHA MOSQUITO ABELHA

CARAMUJO GATO PEIXE MOSQUITO ABELHA BORBOLETA ARANHA GALINHA CACHORRO Prof. Luiz Alfredo CARAMUJO GATO PEIXE MOSQUITO ABELHA BORBOLETA ARANHA GALINHA CACHORRO

Prof. Luiz Alfredo "As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos“. Paulo Freire

Prof. Luiz Alfredo Obrigado!